Documentário sobre Fernanda Young é um dos destaques do É Tudo Verdade

Programação do festival, que conta com mais de 70 produções, traz longa dirigido por Daniela Thomas e filme sobre jornalista símbolo do movimento Me Too no Japão.


Copy of Fernanda Young Foge me ao controle 1
A escritora em cena de "Fernanda Young - Foge-me ao controle" (2024) Foto: Divulgação



Começa nesta quinta-feira (04.04), em São Paulo, a 29ª edição do É Tudo Verdade. Durante dez dias o principal festival de documentários do país exibirá 77 títulos, entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países, com sessões gratuitas na capital paulista e no Rio de Janeiro, onde iniciou sua programação na última quarta-feira (03.04). 

A abertura em São Paulo exibe O competidor, de Clair Titley, sobre um homem que, no fim dos anos 1990, viveu por 15 meses preso num pequeno quarto, nu e faminto, no Japão, sem saber que sua vida estava sendo transmitida para milhões de telespectadores, em um programa que foi um dos precursores do reality show.

LEIA MAIS: BEYONCÉ RESGATA RAÍZES NEGRAS DO COUNTRY EM “COWBOY CARTER”

Também na programação Fernanda Young – Foge-me ao controle (2024), de Susanna Lira, ensaio sobre a escritora e roteirista que nos deixou precocemente aos 49 anos, em 2019. Diários da caixa preta (2024) mostra a luta da jornalista e cineasta japonesa Shiori Ito (que assina o documentário) para processar seu estuprador, um proeminente jornalista próximo ao então primeiro-ministro Shinzo Abe, em um caso que fez dela um símbolo do movimento Me Too no Japão. Diamantes (2024), dirigido por Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral, traz três mulheres de São João da Chapada, distrito de Diamantina (MG), cidade que foi uma das maiores produtoras de diamantes do país.

No médias-metragem As placas são invisíveis (2024), de Gabrielle Ferreira, cinco estudantes negras mostram como foi estudar na Universidade de São Paulo, uma das instituições mais respeitadas do país, em 2015, um momento de acentuação da luta pró-cotas.

Copy of 20240117 BBD still 3

Shiori Ito em cena de Diários da caixa preta Foto: Divulgação


O evento ainda faz retrospectivas do fotógrafo e cineasta Thomaz Farkas, um dos pioneiros da fotografia moderna do Brasil, e do cineasta britânico Mark Cousins, com filmes que tratam de Alfred Hitchcock a Orson Welles.

É tudo verdade 2024: até 14 de abril. Mais informações aqui.

Copy of Copia de 2024 Diamantes 011 1

Cena de Diamantes Foto: Divulgação


LEIA MAIS: SP-ARTE COMPLETA 20 ANOS MOVIMENTANDO GALERIAS E MUSEUS DA CIDADE

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes