Cultura

Como foi a reunião de "Friends"

A recepção nem tão calorosa da crítica e alguns spoilers sobre o especial exibido nos EUA, que chega só no fim de junho ao Brasil.

Foto: Divulgação/HBO Max
PUBLICIDADE

Depois de muita espera (17 anos, mais precisamente), foi ao ar nesta quinta-feira, 27.05, nos EUA e em outras partes do mundo o especial de 1h40 que reuniu pela primeira vez o elenco de Friends – Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt LeBlanc (Joey), David Schwimmer (Ross) e Matthew Perry (Chandler). Foi o primeiro encontro público do sexteto que protagonizou a série, exibida entre 1994 e 2004. No Brasil, os fãs terão que esperar até 29 de junho, quando a HBO Max chega ao país, para assistir ao especial.

Como o trailer já adiantava, o especial traz os atores revisitando os cenários da série, como o apartamento de Monica e Rachel ou o Central Perk, o café onde os amigos se encontravam. Também já sabíamos sobre um segmento fora dos estúdios, com a presença de plateia, à frente da fonte que serviu como cenário para a abertura do sitcom. O trailer ainda revelava a leitura do elenco, sentado em uma mesa, da cena em que Phoebe descobre que Monica e Chandler tinham um caso, na quinta temporada de Friends.

Friends: The Reunion | Official Trailer | HBO Max www.youtube.com

Entre as novidades (e, cuidado, spoilers!), está o dueto de Lisa Kudrow e Lady Gaga no Central Perk, de "Smelly Cat", canção da desafinada Phoebe na série – as duas ganharam ainda a companhia de um coral. Matt LeBlanc contou que Courteney Cox não decorava suas falas e escondia pedaços do roteiro ao lado da fruteira, na mesa da cozinha do apartamento de Monica. David Schwimmer revelou que no primeiro ano da série tinha uma baita queda por Jennifer Aniston, que ela disse ser recíproca. Schwimmer lembrou que não voltou a rever o sitcom até o ano passado, quando sua filha começou a assisti-lo.

PUBLICIDADE

Entre a longa lista de convidados, RM, da banda de K-pop BTS, contou que Friends o ajudou muito a aprender inglês. Já David Beckham diz se reconhecer em Monica, por ser um maníaco por limpeza. James Corden comandou um bate-papo entre os atores, um segmento que ainda contou com Cara Delevingne em um desfile de fantasias exibidas na série.

O site Rotten Tomatoes registrou 67% de aprovação da crítica e 82% do público. Já o Metacritic apontou a média (favorável) de 65 entre as críticas e 6.9 dos usuários. "O tão aguardado especial da HBO Max é superproduzido, com muitos convidados especiais e desvios – mas quando permite que a icônica gangue interaja entre si, atinge o ponto doce nostálgico", escreveu a Rolling Stone. Para o El País, a reunião é "o retorno da piada repetida transformada em placebo para a alma". O jornal britânico Independent seguiu na mesma linha: "Precisávamos de uma reunião de Friends? Na verdade, não... Essa homenagem de 100 minutos à maior comédia do mundo foi tão inútil quanto uma alegria total? Sem dúvida".

PUBLICIDADE

Friends: The Reunion | Official Teaser | HBO Max www.youtube.com

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE