Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Cultura

39 fatos e momentos icônicos de Britney Spears

Com 30 anos de carreira, há muito para se lembrar e celebrar de Britney Spears. Nesta quarta-feira (2.12), selecionamos 39 momentos, em seu aniversário de 39 anos, que nos fizeram ainda mais apaixonados por ela.

PUBLICIDADE

Britney Spears completa 39 anos de altos e baixos. De ídolo teen a rainha do Instagram, sua jornada não foi fácil: ainda adolescente, tornou-se a maior estrela do planeta e logo virou alvo de uma mídia feroz que ora a amava, ora a odiava. Foi nessa dualidade que a cantora conquistou o mundo, e é nela que continua a nos fascinar. Abaixo, relembramos 39 momentos que mostram a sua influência em todos nós. Afinal de contas, estamos aqui para divulgar e enaltecer o trabalho de Britney Spears.

1. Quando tudo começou...

O início de um sonho. Entre 1989 e 1994 foi ao ar o The New Mickey Mouse Club, no Disney Channel, o programa era gravado com plateia e trazia os apresentadores mirins cantando versões de músicas populares americanas. O elenco? Christina Aguilera, Justin Timberlake, Keri Russell, Ryan Gosling, J.C. Chasez e, the one and only, Britney Spears.

The New Mickey Mouse Club The New Mickey Mouse Club com Britney Spears ao lado de Ryan Gosling.Reprodução

2. Quando ela dominou o mundo do dia para a noite...

Inicialmente, o clipe de "Baby one more time" seria uma animação, técnica bastante popular nos anos 1990, mas felizmente os astros se alinharam e os produtores acabaram mudando de ideia no decorrer do projeto. Quem surgiu com o conceito do vídeo foi a própria Britney, que também deu seus pitacos no figurino (foi ideia dela o nó na camisa escolar). O resultado é um dos clipes mais icônicos da história.

PUBLICIDADE

3. Quando ela influenciou uma geração inteira a colocar piercings no umbigo...

Se você foi uma das adolescentes que infernizou a sua mãe para que ela te deixasse colocar um piercing no umbigo, a culpada é Britney Spears. Nos anos 2000, a cantora popularizou um dos mais controversos acessórios das últimas décadas. Hoje, ele não é mais o hit que foi no passado (apesar de um comeback tímido estar acontecendo), mas permanece lá – firme e forte – na barriga da diva.

Britney Spears foi uma das celebridades que influenciaram na moda no piercing no umbigo. Britney Spears foi uma das celebridades que influenciaram na moda no piercing no umbigo.Getty Images

4. Quando ela pisou em Marte...

Suprassumo do pop. Lançado em 2000, o clipe de "Oops I did it again" capturou o zeitgeist dos anos 2000: viagens espaciais, filmes blockbusters e coreografias pegajosas. O diálogo com referências a Titanic é a cereja no topo. O macacão de látex vermelho que ficou imortalizado na versão marciana de Britney foi feito na madrugada anterior pelo designer Michael Bush e é até hoje uma das peças mais lembradas da cantora.

5. Quando ela se provou uma grande performer...

Britney tinha apenas 18 anos quando apresentou o medley de "(I can't get no) Satisfaction" e "Oops I did it again" no palco do VMA 2000. O que a princípio parece uma versão sussurrada do clássico dos Rolling Stones logo se transforma em um espetáculo envolvente de dança. O terno dá lugar a um controverso nude illusion cravejado de brilhantes e Britney entrega uma das melhores performances da sua carreira. Tá satisfeita?

PUBLICIDADE

6. Quando ela vestiu isso aqui no Billboard Music Awards de 2000...

"Bonito" e "feio" são conceitos passageiros. ICÔNICO é para sempre.

Britney Spears no tapete vermelho do Billboard Music Awards, 2000. Britney Spears no tapete vermelho do Billboard Music Awards, 2000.Getty Images

7. 2001, quando ela encontrou o rei do pop...

Choque de monstro, querida! Em 2001, Michael Jackson convidou Britney para apresentar a música "The Way You Make Me Feel" ao seu lado no Madison Square Garden, em show que comemorava 30 anos da carreira do rei do pop. A participação não foi televisionada por causa de uma cláusula no contrato de Britney, mas anos depois vazou na internet.

8. Quando ela imortalizou o vestido jeans...

Provavelmente o look mais icônico de Britney, o infame vestido jeans usado na cerimônia do American Music Awards, de 2001, foi costurado por Linda Stokes a pedido de Kurt And Bart, stylists que trabalharam com a cantora nos primeiros anos de sua carreira. Um fato interessante é que o look vinha acompanhado de um acessório: Justin Timberlake.

Britney Spears e Justin Timberlake, usam look jeans no AMA, 2001. Britney Spears e Justin Timberlake, usam look jeans no AMA, 2001.Getty Images

9. Quando 170 mil pessoas acidentalmente ouviram seus xingamentos no Rock In Rio 2001...

Aos 19 anos, Britney veio ao Brasil pela primeira vez para se apresentar no Rock In Rio. Um probleminha técnico, no entanto, acabou chamando atenção dos 170 mil fãs que esperavam para vê-la performar. Enquanto trocava de figurino, e sem saber que seu microfone estava ligado, Britney se irritou com uma falha na reprodução de seu vídeo de interlude: "Porra! Não me diga que estão fazendo a plateia esperar de pé desse jeito! Meu deus! Vamos logo!". Lenda que se preocupa com os fãs.

10. Quando ela fechou o coliseu...

Em 2002, a Pepsi convocou Britney, Beyoncé e Pink para estrelarem o seu novo comercial. As três aparecem vestidas de gladiadoras em um coliseu enquanto cantam "We will rock you", do Queen, unindo forças contra um imperador tirano – interpretado por Henrique Iglesias. É ou não é o maior encontro de todos os tempos?

11. Quando ela quase entrou para a família real...

Gente como a gente, Britney também se apaixona por quem mora longe. Em entrevista ao apresentador Frank Skinner, em 2002, ela confessou que se envolveu em um webnamoro com o príncipe William. Aparentemente, os dois trocaram e-mails durante algum tempo e ficaram de se encontrar pessoalmente, mas acabou não dando certo.

12. Quando ela ganhou sua estrela na calçada da fama...

Em 2003, Britney se tornou a cantora mais jovem a receber uma estrela na calçada da fama. Prodígio!

Britney Spears ganha estrela na cal\u00e7ada da fama. Britney Spears foi a mais jovem artista a ganhar uma estrela na calçada da fama, em 2003.Getty Images

13. Quando ela foi coroada dona dos anos 2000...

Em 2002, com apenas 20 anos, Britney foi eleita pela revista Forbes a celebridade mais poderosa do mundo. Mais tarde, o Guinness Book a considerou a pessoa mais pesquisada da década.

14. Quando ela zerou o VMA...

Britney dançando com uma cobra na maior premiação da televisão americana. Isso estará nos livros de história. E em todos os blocos de carnaval até o fim dos tempos.

15. Qualquer hora que ela dança...

Mais que cantora, Britney é uma dançarina nata. Seus videoclipes e apresentações costumam atingir o pico nos breaks de dança, e é aí que ela cativa seu público. Recentemente, viralizou no Twitter um corte extra do clipe de "Slave 4 U" (2001), em que ela executa a coreografia da música em 1 só take. São quase 20 anos e ainda estamos hipnotizados.



16. Quando ela foi assim para o Video Music Awards de 2002

É difícil entender o que está acontecendo aqui. Ela está fantasiada de policial? É um conceito? Uma zoeira? Mas por que a boina? Algumas perguntas nunca terão respostas. Faz parte do mistério de Britney Spears.

Britney Spears no VMA, 2002. Britney Spears no VMA, 2002.Getty Images

17. 2001, quando ela virou uma estrela de cinema...

Crossroads pode não ser o melhor filme do mundo, mas em qual outro você vai ver Britney Spears atravessando o país com Zoe Saldana e Tarym Manning para encontrar a Kim Cattrall? Se não bastasse isso, a trilha sonora ainda nos presenteou com o hino "I'm not a girl not yet a woman". Tudo isso escrito por ninguém mais, ninguém menos, que Shonda Rhymes. Já nasceu um clássico.

O filme Crossroads. O filme Crossroads.Getty Images

18. Quando rolou aquele beijo...

O que acontece quando você junta quatro gigantes da música no palco do VMA? História! Em 2003, Madonna estava divulgando seu álbum American Life e convidou Britney, Christina Aguilera e Missy Elliott para se apresentarem ao seu lado na premiação. O show, que atingiu o clímax com o beijo entre Madonna e Britney, virou até chamada do Jornal Nacional.

19. Quando ela nos deu o clipe de "Toxic"...

Em 2004 não existia Youtube. Se você quisesse ver o novo clipe da sua artista favorita, tinha que ficar acordado até o final do Fantástico e arriscar acordar atrasado para a escola no dia seguinte. No caso de "Toxic", valeu a pena. Poucas imagens são mais marcantes na cultura pop do que a aeromoça de Britney. Vestindo o inesquecível figurino azul assinado por Jeremy Scott, ela desfila pelo corredor do avião servindo champagne e seduzindo os passageiros. Para quem gosta de montação, ainda tem uma Britney ruiva e outra morena compondo esse que é um dos mais grandiosos vídeos de todos os tempos. Obrigado por tudo, Britney.

20. Quando ela construiu um império bilionário...

O primeiro perfume de Britney, Curious, foi lançado em 2004 e tornou-se um sucesso instantâneo. Naquele mesmo ano, foi o perfume mais vendido em lojas de departamento americanas e eleito como a "Melhor Fragrância Feminina", pelo The Fragrance Foundation, organização mundial da perfumaria. De lá para cá, Britney já lançou 30 perfumes diferentes, que juntos venderam mais de 1 bilhão de dólares. O cheiro da riqueza.

21. Quando ela participou de Will and Grace...

Em 2006 Britney se juntou ao seleto grupo de celebridades que participaram da sitcom Will & Grace. Britney provou ter excelente timing cômico ao interpretar Amber-Louise, uma apresentadora de televisão lésbica que escondia a sua sexualidade por trás de uma fachada religiosa.

Britney Spears em Will and Grace. Britney Spears em Will and Grace.Getty Images

22. Quando ela usou o seu vestido de casamento para fazer compras...

Britney e Kevin Federline foram casados por dois anos até o conturbado divórcio em novembro de 2006. Alguns meses depois, Britney foi vista vestindo o seu antigo vestido de casamento Monique Lhuillier enquanto fazia compras em Los Angeles. Rainha sustentável!


23. Quando ela proferiu as 3 palavras mágicas...

"It's Britney, bitch" é mais do que a introdução de "Gimme More", é um grito de resistência a uma indústria que a tentou destruir. A frase abre o sétimo e melhor álbum de estúdio de Britney, Blackout, lançado em 2007, e dá o tom sombrio e debochado que percorre as próximas faixas. É Britney dando seu recado, do alto da sua fase mais conturbada: eu ainda estou aqui.

24. Quando a rainha interviu...

Depois de passar alguns anos afastada dos palcos, em 2008, Madonna convidou Britney para estrelar o interlude de "Human Nature" em sua turnê "Sticky And Sweet". A música, que fala sobre o direito de mulheres expressarem a sua sexualidade livremente, caiu como luva num momento em que Britney era tão perseguida pela mídia. No final, Madonna aponta para a pupila e diz: she's not your bitch! Amizade do pop!

25. Quando ela salvou a maior sitcom da década do cancelamento...

Se não fosse por Britney, talvez a série hit How I Met Your Mother não tivesse chegado ao seu final. Em 2008, a audiência do programa estava despencando quando os produtores receberam uma ligação da equipe de Britney, que amava o programa e gostaria de fazer uma participação. Britney esteve em dois episódios da terceira temporada de How I Met Your Mother e alavancou a audiência. Mais tarde, os criadores Carter Bays e Craig Thomas disseram ao Reddit: "Ela colocou o programa no mapa. Nos salvou de sermos cancelados. Obrigado, Britney!"

Britney Spears em How I Met Your Mother. Britney Spears em How I Met Your Mother.Getty Images

26. Quando ela varreu a premiação toda...

Britney não se apresentou no VMA de 2008, mas nem por isso deixou de brilhar. Após a escandalosa apresentação de "Gimme More", no ano anterior, Britney retorna à cerimônia para consagrar de vez o seu comeback. A lenda saiu ostentando três prêmios, incluindo Vídeo do Ano, por "Piece of me".

Britney Spears no VMA, 2008. Britney Spears no VMA, 2008.Getty Images

27. Quando ela decidiu contar a sua própria versão dos fatos...

Após passar por um dos momentos mais turbulentos de sua vida, Britney lançou em 2008 o documentário Britney: For The Record, que acompanhava a sua volta aos palcos e o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Circus. Foi uma das poucas vezes em que Britney pôde tomar controle da própria narrativa e contar a sua versão da história. Entre depoimentos emocionados, ficou a imagem de uma Britney mais vulnerável e lúcida. "Eu era muito reservada no início, mas cheguei num ponto em que deixei pessoas más entrarem na minha vida porque me sentia sozinha, e sofri as consequências. Acredito que cometemos erros e seguimos em frente, mas estou pagando pelos meus há muito tempo", ela conta.

28. Quando ela demonstrou consciência ambiental e bom gosto musical em apenas 140 caracteres...

Little monster e consciente?! Sim. Em 2011, um tweet da cantora viralizou por seu conteúdo aparentemente desconexo. Nele, Britney diz: "Alguém acha que o aquecimento global é uma coisa boa? Eu adoro Lady Gaga! Acho que ela é uma artista muito interessante." Por mais que o viral renda boas risadas até hoje, há um sentido por trás do tweet: um fã havia perguntado a ela qual a sua opinião sobre o aquecimento global e, logo em seguida, sobre a cantora Lady Gaga. Britney respondeu ambas na mesma postagem, gerando um dos tweets mais icônicos da plataforma.

Tweet de Britney Spears sobre aquecimento global e Lady Gaga. Tweet de Britney Spears sobre aquecimento global e Lady Gaga.Reprodução

29. Quando ela nos incentivou a trabalhar pelo que acreditamos...

Com palavras de ordem enunciadas em um inglês britânico falso, "Work Bitch" é o mais próximo que Britney chegará de um hino do trabalhador. Há teorias na internet que comparam a música ao Manifesto Comunista e, embora a maioria delas sejam piada, conheço pessoas que ouvem a música todos os dias antes do trabalho. O hit veio acompanhado de um ótimo videoclipe com a lenda lindíssima incorporando uma dominatrix. E os tubarões de CGI? Perfeito.

30. Quando ela conversou consigo mesma no Twitter fingindo ser seu cachorro...

Uma das muitas faces da princesa do pop é a de mãe de pet. E como toda mãe antenada, ela não poderia deixar de criar um perfil no Twitter para sua cachorrinha, Hannah Spears. A conta já foi suspensa, mas felizmente sobraram alguns prints dos diálogos entre mãe e filha.

Tweet de Britney Spears conversando com o perfil de seu cachorro. Reprodução

31. Quando ela transformou um show estigmatizado em um modelo de negócios brilhante...

Quando Britney anunciou em 2013 sua residência em Las Vegas, os fãs não ficaram muito felizes. Na época, acreditava-se que era um trabalho para artistas em fim de carreira. Mais uma vez, Britney nos provou o contrário. O show não somente aqueceu o mercado turístico da cidade como também lançou um novo modelo de apresentações cobiçado por muitos artistas. Jennifer Lopez, Lady Gaga, Calvin Harris, Gwen Stefani e Christina Aguilera foram alguns que seguiram os passos dela.

Britney Spears em Las Vagas. Britney Spears em Las Vagas.Getty Images

32. Quando ela fez essa imitação perfeita do Pica-Pau...

Era apenas mais uma sexta-feira quando, no dia 22 de agosto de 2014, Britney nos surpreendeu com outro de seus talentos secretos: uma exímia imitação do Pica-pau.


33. Quando ela só queria comer milhos mexicanos...

Enquanto o resto do mundo se tortura para ter o feed mais cool possível, o perfil no Instagram de Britney se destaca pela crueza. Os seus posts fluem numa cadência própria, num fluxo de consciência imagético. Em janeiro de 2016, Britney postou a foto de um prato de milhos mexicanos com a legenda "Bom demais para ser verdade! Hmmmm". Não demorou para que os fãs descobrissem que aquela era, na verdade, uma imagem do Google – retirada de uma receita postada em 2007. Britney queria dividir o seu desejo por milhos mexicanos, achou a imagem na internet e assim o fez. Tá errada?


34. Quando ela chamou a Tinashe para uma festa do pijama...

Em 2016, Britney lançou seu nono álbum de estúdio, Glory. O trabalho foi muito bem recebido pela crítica e teve como segundo single a ótima "Slumber Party", colaboração com a cantora Tinashe. Foi na gravação do clipe, inclusive, que Britney conheceu Sam Asghari, seu atual namorado. Flopou. Mas aqui em casa é #1.

35. Quando ela atrasou uma eleição em Israel...

Em 2017, Britney se apresentou em Tel Aviv, em Israel, para um público de 55 mil pessoas. A comoção foi tamanha que as eleições da presidência do Partido Trabalhista precisaram ser adiadas para que os eleitores conseguissem chegar até o local de votação sem grandes tumultos. Prioridades.

36. Quando ela se revelou uma artista plástica...

Em outubro de 2017, Britney postou em seu Twitter um vídeo onde aparecia pintando uma tela ao som de Mozart. O post viralizou e centenas de memes surgiram instantaneamente, alguns engraçados e outros apenas maldosos. Alguns meses depois, o tal quadro foi vendido por 10 mil dólares em um leilão beneficente e, em janeiro deste ano, Britney teve a sua primeira exposição solo na galeria Sympa, na França. Quem tá rindo agora?


37. Quando ela desfilou seus looks dentro de casa...

Britney é uma mulher de muitos hobbies e o mais singular deles é também o mais simples: seus desfiles de moda caseiros. Frequentemente, Britney usa o Instagram para mostrar um pouco desse hábito: ela anda pelos corredores da casa modelando seus looks favoritos do guarda-roupas. Dá voltinhas, faz charme para a câmera, efeito de transição moderninho, tudo! Os looks não são particularmente bonitos e muitas vezes parecem repetidos, mas ela se diverte – e é tão raro ver alguém se divertindo nas redes sociais!


38. Quando ela foi em rede nacional anunciar… que tinha um anúncio a fazer

Em 2018, Britney foi ao programa da apresentadora Ellen DeGeneres anunciar uma novidade. A novidade? Que faria um anúncio na semana seguinte. Rainha de anunciar que fará um anúncio.

39. Quando ela colocou fogo em sua própria academia...

Ícone fitness, Britney adora compartilhar os seus exercícios elaborados no Instagram. Por isso, os fãs estranharam quando a estrela passou seis meses sem postar nenhum treino novo na rede. A explicação veio em abril deste ano quando ela revelou, casualmente, o motivo pelo qual parou de mostrar sua rotina: "Estou na minha academia agora. Não venho aqui há uns seis meses porque eu coloquei fogo nela, infelizmente. Eu tinha duas velas e uma coisa levou a outra e ela pegou fogo." Princesa distraída.


E para finalizar, um presente da equipe de Britney para nós: foi liberada hoje a inédita "Swimming in the stars", música que acabou não entrando em seu último álbum, Glory. Ouça aqui:


Em sua coluna, Erika Palomino comenta as séries e filmes disponíveis em plataformas digitais mais comentados e interessantes do momento.



Diretamente dos anos 2000, personagens de desenhos animados, séries de televisão e filmes mainstream são tema de coleções de maquiagem de importantes marcas ao redor do globo.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE