Figurinistas contam como foi vestir Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington em Gladiador II

Janty Yates, que ganhou o Oscar pelo primeiro filme da série, e Dave Crossman se inspiraram dos Sex Pistols aos drapeados romanos.


Paul Mescal em Gladiador II
Paul Mescal em cena do longa Fotos: Divulgação



Estrelado por Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington, Gladiador II chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (14.11). O longa, dirigido por Ridley Scott, volta à Roma Antiga 16 anos depois dos eventos narrados pelo cineasta em Gladiador (2000), vencedor de cinco Oscars – filme, ator para Russell Crowe, figurino, som e efeitos visuais. 

O primeiro filme da série é uma história de vingança: o ex-general romano Maximus (Crowe) quer revanche contra o imperador corrupto Commodus (Joaquin Phoenix) responsável por sua escravização. Maximus então se torna gladiador para conseguir seu objetivo.



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Gladiador II também é uma história de vingança. Hanno (Mescal) perde sua mulher quando o General Acacius (Pascal) invade a Numídia (norte da África) a mando dos imperadores gêmeos Geta (Joseph Quinn, o Eddie Munson da quarta temporada de Stranger things) e Caracalla (Fred Hechinger, da primeira temporada de The white lotus). Hanno é escravizado e comprado pelo poderoso burocrata Macrinus (Washington) para ser gladiador no Coliseu.

Como manda a cartilha de Ridley Scott, a produção é grandiosa. Gladiador II foi rodado no Marrocos e em Malta, com algumas cenas no Shepperton Studios em Londres. Em Malta, foram construídos quarteirões inteiros da Roma Antiga. No set, o Coliseu tinha cerca de 1/3 da altura do monumento original – o resto foi completado digitalmente. No Marrocos, eram cerca de 80 tendas só para fazer cabelo e maquiagem dos cerca de 500 figurantes e para abrigar os objetos e figurinos.

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Pedro Pascal, o diretor Ridley Scott e Paul Mescal no set de Gladiador II

Janty Yates, que ganhou o Oscar de figurino pelo primeiro Gladiador, desta vez dividiu o trabalho com Dave Crossman, encarregado de fazer as armaduras e roupas dos gladiadores e soldados. Ao todo foram cerca de 150 gladiadores diferentes e um total de 2 mil figurinos, fabricados na Nova Zelândia, Hungria e Inglaterra.

Foi bem mais fácil para Yates desta vez, e não só por causa da divisão de trabalho. “Em Gladiador, eu ia dormir às 23h e acordava às 3h da manhã todo dia, porque fazia tudo sozinha e tinha uns 2 mil figurantes. Com a tecnologia, o número de figurantes foi reduzido para 500 ou 600”, explicou ela. Grande parte do público do Coliseu, por exemplo, foi criado digitalmente.

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Pedro Pascal como General Acacius e Joseph Quinn como Imperador Geta

Os gladiadores e militares

“O Paul (Mescal) tem armaduras diferentes conforme sua história avança”, explicou Crossman em entrevista à ELLE. No começo, ele usa uma armadura tecida à mão, quase inocente, o tipo de armadura que os habitantes de Numídia usariam. Depois, seu visual fica mais romano, de couro verde, a cor de Macrinus (Washington). E o último conjunto também é romano, com um toque de passado. 

“Foi bom porque o Paul estava disponível para nós, o que nem sempre é o caso”, disse Crossman. O ator estava fazendo uma peça em Londres, então participou de reuniões e provas com mais frequência. “Dava para perceber pelo olhar e pelo jeito quando ele gostava de alguma coisa”, completou o figurinista.

No Marrocos, eram cerca de 80 tendas só para fazer cabelo e maquiagem dos cerca de 500 figurantes

Já Pascal estava em Los Angeles e fez suas primeiras provas apenas no Marrocos. “Mas o Pedro sabe o que cai bem nele, o que facilitou bastante”, disse Crossman. Como o ator interpreta um general poderoso, suas armaduras são bem mais extravagantes. Em uma delas há uma Medusa estampada no peito. “Precisava ser algo que chamasse a atenção para o Pedro em uma cena de batalha, por exemplo”, disse Crossman. Ele também criou uma armadura inteiramente branca para quando Acacius volta a Roma triunfante após a conquista de Numídia.

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Joseph Quinn: figurino com influência dos Sex Pistols


Imperadores e nobres

Desde Gladiador, Yates já esteve com Scott diversas vezes na Idade Média (Cruzada, 2005, e O último duelo, 2021) e no espaço sideral (Prometheus, 2012, Perdido em Marte, 2015), além do mundo de Gucci (Casa Gucci, 2021) e na era napoleônica (Napoleão, 2023). Até por isso, ela fez bastante pesquisa sobre esse período do Império Romano, cerca de 200 d.C. – lembrando que Scott nem sempre segue os livros de história fielmente. “Ele gosta de extravagância”, disse a figurinista.

“Pesquisei pinturas e esculturas, andei pelas ruas de Roma, fui a museus como o Britânico (Londres)”, disse Yates. Ela também buscou por tecidos, fazendo aquisições no Mercado de Pulgas de Paris, por exemplo. Obviamente não eram bordados da época, mas de cerca de cem anos atrás.

“Em Gladiador, eu ia dormir às 23h e acordava às 3h da manhã todo dia, porque fazia tudo sozinha e tinha uns 2 mil figurantes. Com a tecnologia, o número de figurantes foi reduzido para 500 ou 600” Janty Yates

Para Macrinus, a grande inspiração foram os trabalhos dos pintores “orientalistas” Jean-Joseph Benjamin Constant (1845-1902) e Jean-Léon Gérôme (1824-1904). Ele usa cintos chamativos, colares pesados e anéis em todos os dedos. Seus robes são bordados, os tecidos são opulentos, como sedas, jacquard, adamascados trazidos de todo o mundo, mas principalmente da França e da Itália. “Denzel participou bastante e ficou bem feliz com o resultado”, disse Yates. 

Lucilla (Connie Nielsen), que interpreta a filha de um imperador e atual mulher de Acacius, é uma das poucas personagens remanescentes do filme anterior – ela era amante de Maximus em Gladiador. Em princípio, a ideia era se inspirar em designers contemporâneos como Halston e Courrèges. Mas tanto a atriz quanto o diretor queriam os típicos drapeados romanos, além de mantos e véus.

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Connie Nielsen como Lucilla, uma das poucas personagens remanescentes do filme anterior

No caso dos imperadores Geta e Caracalla, narcisistas mimados e violentos, a inspiração foram os Sex Pistols, mais especificamente Johnny Rotten e Sid Vicious. “Geta e Caracalla têm cabelos vermelhos e pele embranquecida, além de dente de ouro ou faltando”, explicou Yates. 

Seus figurinos são feitos com belos tecidos. “Mas como era camada sobre camada, com colares, braceletes, cintos, sandálias douradas, fica tudo meio de mau gosto”, disse a figurinista. “Trabalhar com o Joseph e o Fred foi uma alegria. Eles são muito engraçados. São como meus filhos”, disse Yates.

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