Morre o fotógrafo Martin Parr

Britânico ficou conhecido por seus registros coloridos e bem-humorados do cotidiano.


Martin Parr
O fotógrafo, em retrato deste ano Foto: Joel Saget/AFP via Getty Images



Morreu aos 73 anos o fotógrafo Martin Parr. O britânico, que ficou conhecido por seus registros coloridos e com uma boa dose de humor da classe trabalhadoras britânica, foi diagnosticado com câncer em maio de 2021, segundo o The Guardian.

A Agência Magnum, que o representava, divulgou um comunicado: “É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Martin Parr (1952-2025), ocorrido ontem em sua casa em Bristol. Ele deixa sua esposa Susie, sua filha Ellen, sua irmã Vivien e seu neto George. A família pede privacidade neste momento. A Fundação Martin Parr e a Magnum Photos trabalharão juntas para preservar e compartilhar o legado de Martin. Mais informações sobre isso serão divulgadas em breve. Martin fará muita falta.”

LEIA MAIS: Cristiano Mascaro revisita o início da carreira na fotografia em exposição

GettyImages 1997868500

Short & Sweet, exibição de 2024, de Martin Parr Foto: Roberto Serra - Iguana Press/Getty Images

“Há algo interessante no tédio”, disse ele, que registrou banhistas na praia, visitantes em pontos turísticos ou clientes em restaurantes, entre outras cenas do dia a dia. Também foi autor de séries em que criticou o consumismo e a indústria do turismo.

Em 1986, lançou o livro The Last Resort: Photographs of New Brighton, que influenciou a fotografia documental britânica com suas cores e irreverência, mas também sofreu criticismo por sua observação irônica da classe trabalhadora. Seu ingresso na Magnum, em 1994, também não foi uma unanimidade entre os fotógrafos da agência. Mas Parr seguiu construindo um estilo único ao longo das décadas.

LEIA MAIS: 5 exposições em São Paulo para visitar em dezembro

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes