Cultura

Friends: 7 fatos sobre a série para relembrar antes da reunion

No esquenta para o aguardado episódio que vai reunir os amigos, repassamos aqui participações especiais, contratos milionários e outros detalhes que agitaram o sitcom icônico estrelado por Jennifer Aniston, Courtney Cox, Lisa Kodrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry, David Schwimmer.

Foto: NBC / Getty Images
PUBLICIDADE

A série Friends foi um marco na televisão mundial. Não só pelo sucesso absoluto durante os dez anos (entre 1994 e 2004) em que esteve no ar, como pelo auê que segue provocando até hoje, quase duas décadas após a exibição do episódio de despedida. As confusões, romances e descobertas vividas pelos amigos Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross marcaram gerações e seguem conquistando fãs por seu caráter universal e apelo nostálgico em um momento que os anos 1990 vivem um auge do saudosismo.

Aproveitando que um episódio especial reunindo os seis membros do elenco fixo pela primeira vez desde o fim do sitcom está pronto para estrear a qualquer momento (mais informações abaixo), listamos alguns fatos relevantes sobre Friends para os ansiosos de plantão irem se aquecendo.

O elenco principal de Friends

O elenco de friends

Foto: NBC / Getty Images

Brilhando na pele dos seis protagonistas, temos:

  • Jennifer Aniston, como Rachel Green;
  • Courtney Cox interpreta Monica Geller;
  • Lisa Kudrow, no papel de Phoebe Buffay;
  • Matt LeBlanc vive Joey Tribbiani;
  • Matthew Perry interpreta Chandler Bing;
  • David Schwimmer, como Ross Geller.

O elenco coadjuvante de Friends

Paul Rudd ganhou o coracao do publico como o namorado de Phoebe em Friends

Paul Rudd ganhou o coração do público ao viver Mike, namorado de Phoebe, em Friends.

Foto: NBC / Getty Images

Além do grupo de amigos, outros personagens também aparecem recorrentemente na série, arrancando risadas e conquistando o coração do público ao longo das temporadas. Os intérpretes de maior destaque são:

  • James Michael Tyler, no papel do barista Gunther;
  • Maggie Wheeler, como Janice, a ex-namorada inconveniente de Chandler;
  • Jane Sibbett, na pele de Carol Willick, a primeira esposa de Ross;
  • Jessica Hecht, como Susan Brunch, a esposa de Carol;
  • Cole Sprouse vive Ben Geller, o filho de Ross;
  • Christina Pickles, no papel de Judy Geller, mãe de Monica e Ross;
  • Elliott Gould interpreta Jack Geller, o pai da dupla;
  • Giovanni Ribisi, como Frank Jr., o irmão mais novo de Phoebe;
  • Tom Selleck, na pele de Richard Burke, o namorado da Monica na 2ª temporada;
  • Lauren Tom, como Julie, a namorada do Ross na 2ª temporada;
  • Helen Baxendale, no papel de Emily Waltham, a segunda esposa de Ross;
  • Paul Rudd, como Mike Hannigan, o namorado/marido de Phoebe.

Participações especiais marcantes em Friends

Foto: Getty Images

Julia Roberts namorou com Matthew após participar de Friends.

Volta e meia, rostos já conhecidos do público apareciam na série para participações especiais. Normalmente, eram atores que estavam bombando na época das gravações e surgiam como personagens inusitados que geravam alguma espécie de caos entre os amigos. Relembre algumas das mais marcantes:

  • Julia Roberts surge na segunda temporada de Friends como uma antiga colega de Chandler que volta para se vingar após ter sido esnobada por ele. Foi Matthew que a convenceu a participar do sitcom e, depois, os dois ainda engataram em um romance e ficaram um ano juntos.
  • Bruce Willis recebeu o Emmy de melhor ator convidado em série de comédia por sua atuação no 21º episódio da sexta temporada. Ele fez a alegria dos espectadores na pele de Paul Stevens, o sogro de Ross, que tem um caso com Rachel.
  • A participação de Brad Pitt é uma das mais lembradas pelo público. Ele namorava Jennifer Aniston na época e atuou como um antigo colega de escola de Ross que odiava Rachel no 9º episódio da oitava temporada.
  • Reese Witherspoon fez tanto sucesso como Jill, a irmã mais nova de Rachel, em dois episódios da sexta temporada que foi convidada para voltar outra vez. No entanto, ela conta que ficou tão assustada com a presença da plateia reagindo com risadas e palmas dentro do estúdio que declinou.
  • Susan Sarandon foi muito aplaudida por sua interação com Matt na sétima temporada. Ela interpretou Cecilia Monroe, uma atriz famosa de Days of our lives, que é substituída por Joey na novela e acaba dormindo com ele.
  • A cena em que Jennifer Aniston dá um selinho em Winona Ryder na sétima temporada é uma das mais marcantes. A it-girl da época interpretou Melissa, uma antiga colega de faculdade de Rachel que se revela apaixonada pela amiga.
  • Estrelas de Plantão Médico na época, George Clooney e Noah Wyle dão as caras já na primeira temporada de Friends vivendo, justamente, dois médicos galãs que têm interações muito engraçadas com Rachel e Monica.
  • Ainda criança, mas já famosa após estrelar o filme Grande menina, pequena mulher, Dakota Fanning aparece na décima temporada como Mackenzie, uma garotinha que tenta impedir que Monica e Chandler compre a casa onde vive com seus pais.

Os contratos milionários de Friends

Impossível não ficar de queixo caído ao descobrir o quanto o salário dos protagonistas progrediu ao longo da série tamanho sucesso. Na primeira temporada, todos ganhavam 22,5 mil dólares por episódio. Na renovação para a segunda temporada, as negociações foram individuais, o que fez com que os valores variassem entre 20 mil e 40 mil.

Ao notarem a disparidade injusta, já que todos tinham exatamente o mesmo destaque na produção, o grupo decidiu que o melhor seria se unir para que esse acordo fosse coletivo. Então, a partir da terceira temporada, todos voltaram a receber a mesma quantia por episódio: 75 mil dólares no terceiro ano; 85 mil dólares no quarto; 100 mil dólares no quinto; 125 mil dólares no sexto.

O maior salto foi na sétima temporada, com cada ator faturando 750 mil dólares por episódio. Esse valor se manteve no ano seguinte e nas temporadas 9 e 10 chegou a 1 milhão de dólares. Isso fez com que Jennifer, Courtney, Lisa, Matt, Matthew e David se tornassem os primeiros atores de TV da história a atingir a fronteira do milhão por episódio, uma evolução de 4.344% em relação ao salário inicial.

E não para por aí! De acordo com o jornal USA Today, a produção gera uma receita anual de 1 bilhão de dólares para a Warner Bros. e cada ator recebe 2% desse montante devido a um acordo sindical. Então, ainda hoje, quase duas décadas após o fim da série, cada ator recebe 20 milhões de dólares por ano.

Os episódios de Natal de Friends

\u200bO tatu natalino \u00e9 um dos marcos de Friends

O tatu natalino é um dos marcos de Friends.

Foto: Getty Images

Todo fim de ano, os fãs da série tem uma programação especial para entrar no clima de Natal: assistir aos episódios de Friends que se passam na data. A dica é sempre procurar por volta do décimo, que é quando os amigos costumam embarcar na temática natalina, mas listamos todos abaixo para não ter erro:
  • Temporada 2, episódio 9: Aquele com o pai da Phoebe
  • Temporada 3, episódio 10: Aquele em que Rachel pede as contas
  • Temporada 4, episódio 10: Aquele com a garota de Poughkeepsie
  • Temporada 5, episódio 10: Aquele com a irmã inapropriada
  • Temporada 6, episódio 10: Aquele da rotina
  • Temporada 7, episódio 10: Aquele com o tatu natalino
  • Temporada 8, episódio 11: Aquele do cartão assustador
  • Temporada 9, episódio 10: Aquele do Natal em Tulsa

Onde assistir Friends em 2021

Após anos disponível na Netflix, Friends saiu do seu catálogo em janeiro deste ano, deixando muita gente desesperada. Todos os episódios 236 agora fazem parte da HBO Max, nova plataforma de streaming da WarnerMedia que tem exclusividade sobre produções da HBO, Warner Bros., DC, TNT, Adult Swim, CW, Cartoon Network e outros canais da empresa. Já em atividade nos EUA, ela chega ao Brasil e a mais 38 países da América Latina em junho.

Friends: The reunion – o aguardado episódio especial


Após muitos pedidos e campanhas feitos pelos fãs do sitcom, agora, 17 anos após o fim da série, finalmente os seis protagonistas de Friends conseguiram se reunir para gravar um episódio especial. Mas não espere descobrir quais rumos tomaram a vida dos personagens como aconteceu em Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar e Fuller House. Produzido pela HBO Max, o programa será no estilo retrospectiva, com Jennifer, Courtney, Lisa, Matt, Matthew e David aparecendo como eles mesmos, sem seguir propriamente um roteiro.

As gravações estavam planejadas para ocorrer no ano passado, mas foram adiadas por causa da pandemia. Todos os envolvidos no projeto fizeram questão de que o tão aguardado reencontro acontecesse presencialmente (nada de Zoom e outras plataformas de videochamada!). E deu certo. Seguindo todos os protocolos de saúde, o grupo se encontrou no início de abril no estúdio Stage 24, da Warner Bros., que abrigou a série por dez anos, para as filmagens. Agora, só nos resta aguardar a data de lançamento – ainda a ser divulgada.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE