PUBLICIDADE

Seis meses após a morte de Joan Didion, a autora ganha mais uma edição de seus livros no Brasil. Lançado originalmente em 2017, Sul & Oeste (HarperCollins) reúne as anotações da jornalista, escritora e ensaísta de duas viagens distintas por essas regiões dos Estados unidos, traçando um retrato político e cultural do país na década de 70.

Primeira parte do livro, Notas sobre o sul traz os registros feitos pela autora de O álbum branco durante uma viagem de carro, no verão de 1970, com seu marido, o também escritor John Gregory Dunne, pelos estados de Louisiana, Mississippi e Alabama (EUA). "Íamos aonde o dia nos levasse", lembra Didion no livro.

Foto: Reprodução


"Moradora do Oeste mais 'western' possível, Didion partiu em busca do que não sabia, da diferença que, como sempre em sua longa carreira, a estimulava mais do que a mesmice", escreveu Noemi Jaffe no prefácio da edição brasileira. “Como sempre, o que ela queria, mesmo sem saber muito bem, era 'recusar' a imagem de um lugar, em favor de um conhecimento mais táctil e genuíno. O objetivo final talvez fosse uma reportagem que, infelizmente, nunca foi escrita", completou Jaffe.

Já o material de Notas da Califórnia foi registrado seis anos depois, quando Didion foi a São Francisco para cobrir o julgamento de Patty Hearst (milionária sequestrada pelo Exército Simbionês de Libertação e que passou a praticar assaltos com o grupo) para a Rolling Stone. Mas ela descobriu que queria escrever sobretudo sobre sua própria infância e sobre o conceito de história no Oeste, como lembrou o escritor Nathaniel Rich no prefácio original. "Didion viu sua época com mais clareza do que qualquer outra pessoa, o que é outra maneira de dizer que ela foi capaz de ver o futuro", escreveu ele.

Relembre aqui seis fatos marcantes da vida de Didion
.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.