Peter Hujar ganha primeira exposição no Brasil

Mostra em São Paulo traz olhar sensível do fotógrafo, que ganhou status de ícone queer.


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Fotos: Cortesia do artista e da Mendes Wood DM, São Paulo, Bruxelas, Paris, Nova York.



Peter Hujar foi um dos responsáveis por documentar a cena underground nova-iorquina nas décadas de 1970 e 1980. Entre os seus retratados, estão nomes como Susan Sontag, John Waters e Fran Lebowitz. Mas diferentemente de seus contemporâneos, como Robert Mapplethorpe (1946-1989) e Diane Arbus (1923-1971), o fotógrafo foi pouco reconhecido em vida, antes de morrer de pneumonia, em decorrência da Aids, aos 53 anos, em 1987. 

Com a virada do milênio, no entanto, uma foto de 1974 sua de Candy Darling, uma das estrelas de Andy Warhol, foi parar na capa do álbum I am a bird now (2005), do grupo Antony and the Johnsons (liderado pela cantora britânica Anohni, que hoje toca projeto solo). Outra imagem emblemática sua, intitulada Orgasmic man (1969), ou homem orgásmico, estampa Uma vida pequena (2015), livro de Hanya Yanagihara, que concorreu ao Pulitzer e foi finalista do Man Booker Prize e do National Book Award.

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Candy Darling em seu leito de morte (1973)


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Adicione a isso, o fato de que a Fundação Peter Hujar vai apresentar na Bienal de Veneza, a partir de 20 de abril, a primeira exposição de Portraits of life and death (1976), livro do fotógrafo, com 41 imagens da publicação. O Ukrainian Museum, em Nova York, inaugura em dia 2 de maio Peter Hujar: Rialto, exposição com mais de 70 fotografias do artista de ascendência ucraniana, que remontam a fase inicial de sua carreira. Uma cinebiografia de Hujar será dirigida pelo cineasta Ira Sachs (Passagens, 2023). Não há data de lançamento prevista, mas o ator britânico Ben Whishaw já foi escalado para interpretar o fotógrafo.

No Brasil, a Mendes Wood é a responsável por trazer a obra do discreto fotógrafo, que ganhou status de ícone queer, com a sua primeira individual por aqui, na Casa Iramaia (segundo endereço da galeria em São Paulo), a partir deste sábado (06.04).

Pode-se culpar a efeméride: no próximo 11 de outubro, Hujar completaria 90 anos. Mas existem também outros motivos para a homenagem atual. “Artistas essencialistas, comprometidos com a forma, têm ganhado um destaque maior recentemente pelos tempos de excessos que nós vivemos”, explica Matheus Yehudi, diretor adjunto da Mendes Wood.

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Jackie Curtis, Lance Loud e amigo (1975)


Hujar foi dono de uma fotografia inevitavelmente bela, mas sem alardes e exageros. O escritor estadunidense Stephen Koch afirma que o fotógrafo criou uma “reputação poderosa, mas quase invisível”. Coincidência ou não, o silêncio é parte importante de sua elegância sempre em P&B. Tal sensibilidade cruzou as barreiras do tempo em imagens que desdobram temas como a vida, a morte e a sexualidade.

Peter Hujar e seus retratos em vida e morte

Criado na zona rural de Nova Jersey pelos avós, Hujar se mudou aos 11 anos para Nova York, com a mãe e o padrasto. A relação com eles não era a das melhores e ele foi viver sozinho aos 16, tendo a pobreza como realidade e o universo de artistas da chamada Downtown Scene como pano de fundo – do teatro de vanguarda La MaMa ao entourage efervescente de Andy Warhol.

A câmera sempre esteve presente e ele foi influenciado pela fotografia urbana de Lisette Model (1901-1983). Em 1967, entrou para um programa de estudos liderado pelo fotógrafo Richard Avedon (1923-2004) e pelo diretor de arte Marvin Israel (1924-1984). “Por muitos anos, sobreviveu com o dinheiro da fotografia de moda. Ele registrou a cena fashion. E até quem não conhece moda ou arte, acabou por se afinar com sua produção pela força estética”, explica Yehudi.

Apesar das fotografias cruas, Hujar teve influências da dramaturgia na luz e na composição de suas imagens. Um exemplo é “Come out”, foto sua de 1969. A imagem virou o cartaz de recrutamento para a primeira marcha do orgulho gay de Nova York, que aconteceu em 28 de junho de 1970. Nela, um grupo de homens e mulheres andam na rua, de braços dados, e o texto diz: “Junte-se às irmãs e irmãos da Frente de Libertação Gay”.


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Hujar também fez imagens de rua, como dos cais da Christopher Street, em Manhattan, além de registros de catacumbas e cadáveres em uma viagem à Itália, no ano de 1963. Fosse clicando o mar, um túmulo ou um artista portador do vírus HIV, o tempo e a sua passagem incontrolável acabaram por virar o fio condutor de seu trabalho, consciente e inconscientemente.

Conscientemente, como escreveu Susan Sontag na introdução de Portraits of life and death. “Os fotógrafos são como anjos da morte porque a fotografia converte o mundo num cemitério”. Completou: “Hujar sabe bem que retratos em vida são sempre, também, retratos na morte.”

E inconscientemente, porque ele capturava meio que sem saber a efemeridade: toda aquela geração estava próxima de desaparecer, como nunca antes havia acontecido. Cookie Mueller, Keith Haring, Leigh Bowery e David Wojnarowicz (um dos principais membros da organização ativista Act Up e último companheiro de Hujar) foram todos vítimas da Aids.

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John Waters (1975)


Não à toa, Yehudi seleciona a foto de Candy Darling como a sua preferida na exposição. A musa do The Velvet Underground foi registrada por Hujar deitada na cama de um hospital, pouco antes de morrer por causa de uma leucemia. “Uma característica marcante dele é a empatia. Ele olha para as pessoas com carinho e dá espaço para elas se revelarem. (Giorgio) Vasari dizia que o retrato é um acordo e a gente vê isso em Hujar”, afirma. “Essa imagem tem uma história interessante. Enquanto Hujar fazia a foto, ele reparou que as flores estavam mortas. O fotógrafo correu na esquina e comprou flores brancas. Ele as colocou frescas atrás de Candy, como se levasse vida à morte. Considero essa a sua obra-prima.” Tal fotografia, assim como toda a exposição, poderá ser vista na mostra do fotógrafo.

Peter Hujar: de 6 de abril até 4 de maio, na Casa Iramaia (Rua Iramaia, 105, Jardim Europa). Agende a sua visita aqui

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