Cultura

Tudo sobre Tavi Gevinson, nome forte no reboot de Gossip Girl

A atriz revolucionou as revistas adolescentes ao fundar a Rookie quando tinha apenas 15 anos. Antes disso, já era uma blogueira famosa que sentava na primeira fila dos desfiles da Chanel. Conheça a sua trajetória.

Foto: Steven Ferdman / Getty Images
PUBLICIDADE

Se você não acompanhou muito a era de ouro dos blogs de moda, talvez só tenha ouvido falar de Tavi Gevinson recentemente, após ela ter sido anunciada como parte do elenco principal do reboot de Gossip Girl. No entanto, essa jovem estadunidense já tem o que podemos chamar de trajetória aclamada do alto dos seus 24 anos.

Considerada uma das primeiras influencers da história, ela começou a chamar atenção com apenas 11 anos graças ao seu blog de moda Style Rookie. Aos 13 anos, com cerca de 30 mil acessos diários, Tavi participou pela primeira vez da New York Fashion Week e nunca mais parou de surpreender. Fundou a sua própria revista, atuou na Broadway e vem se tornando uma voz proeminente nas lutas por justiça social.

Os primeiros anos de vida de Tavi Gevinson 

Caçula de três irmãs, Tavi nasceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1996. Seu pai Steve Gevinson, professor aposentado, veio de uma família de judeus ortodoxos e, por isso, ela e suas irmãs foram criadas sob os preceitos do judaismo, com direito a Bat Mitzvah e tudo. Já a sua mãe Berit Engen é norueguesa e se converteu à religião apenas no ano em que Tavi completou 5 anos.

Os dois se conheceram em uma viagem de Steve a Oslo, cidade natal de Berit, e um tempo depois ela se mudou para os EUA para se casar com ele. A primeira filha do casal morreu quando tinha apenas 9 anos, acontecimento que marcou a história da família. Depois vieram Rivkah, Miriam e, por último, Tavi.

Mesmo tendo abdicado do seu trabalho como tecelã para criar as filhas de uma maneira tradicional que ela mesma considera careta, Berit conta em entrevista que sempre buscou educar as meninas com ideais feministas. As três foram encorajadas desde pequenas a se expressar com liberdade, sabendo que são capazes de conquistar coisas grandiosas e preparadas para se sustentar por conta própria – e Tavi, claramente, seguiu por esse caminho desde novinha.

O surgimento do Style Rookie 


O blog Style Rookie veio em 2008. Aos 11 anos, Tavi escrevia sobre moda de uma forma que chamou atenção não só de meninas da idade dela, como de adultos que faziam parte desse mercado e liam curiosos o que ela tinha para dizer. Sua escrita certeira e destemida em crônicas que abordavam desde desfiles até os looks dos convidados do seu Bat Mitzvah chegou a atrair cerca de 30 mil leitores por dia. Porém, Tavi e sua família só perceberam que o negócio estava ficando sério quando a blogueira mirim foi convidada para cobrir a New York Fashion Week.

Dasha Zhukova, da Pop Magazine, foi a responsável por ingressar a pré-adolescente (acompanhada por seu pai) em uma das semanas de moda mais importantes do mundo com a missão de escrever sobre os desfiles. No ano seguinte, Steve recebeu uma ligação de uma repórter do New York Times pedindo autorização para entrevistar a sua caçula para um perfil que estava escrevendo sobre ela.

A essa altura, Tavi já era seguida por paparazzi em desfiles, viajava para semanas de moda em outros países e era apresentada pessoalmente a estilistas como Karl Lagerfeld. Sua forma de vestir também era destaque. Entre seus estilistas favoritos estavam Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, e as irmãs Mulleavy, da Rodarte. Sua preferência era por roupas oversized, geralmente com cores e estampas que se chocam, sapatos plataforma, broches e acessórios de cabeça impactantes.

A revista Rookie

Aos 15 anos, Tavi decidiu fundar a sua própria revista. Ela própria explica, em um artigo publicado no The Cut em 2019, que a intenção era apresentar "uma alternativa às principais revistas para adolescentes centradas em conseguir um namorado que ainda existiam em 2011". Nascia a Rookie, uma publicação digital que ficou ativa de 2011 a 2018.

A dinâmica de conteúdo era muito interessante. Ela era dividida em edições mensais temáticas que eram atualizadas três vezes ao dia menos no fim de semana. Os horários eram definidos assim: "logo depois da escola", "na hora do jantar" e "quando está muito tarde e você deveria estar escrevendo um artigo, mas está stalkeando alguém no Facebook".

Os assuntos trabalhados na Rookie iam muito além da moda, incluindo arte, feminismo e comportamento. Um terço da equipe, incluindo jornalistas, ilustradores e fotógrafos, eram adolescentes. A seção "Pergunte a um adulto", com celebridades respondendo dúvidas enviadas pelas leitoras, era uma das que mais fazia sucesso. Com esse trabalho, Tavi apresentou outra forma de se produzir conteúdo para meninas adolescentes e acabou influenciando publicações mais antigas a atualizar seu direcionamento editorial.

Em novembro de 2018, a prodígio, agora com 22 anos, publicou a sua última Carta do Editor – dessa vez, anunciando o fim da publicação. Segundo ela, a decisão foi puramente financeira, já que a publicação não estava sendo mais sustentável. Por anos, o site foi mantido por anúncios de marcas bombadas que queriam a todo custo aparecer por ali, mas o foco da publicidade online estava mudando naquele momento.

A jovem argumentou que também não via sentido em procurar investidores, vender a revista ou pedir doações dos leitores. A boa notícia é que todo o conteúdo da Rookie continua online para quem quiser acessar.

Tavi Gevinson na Broadway

No ano seguinte ao lançamento da Rookie, Tavi começou a investir também na carreira de atriz. Sua estreia nos palcos foi logo na Broadway, com a peça This Is Our Youth, em 2014. Ela dividia a cena com os atores Michael Cera e Kieran Culkin, que já tinham uma carreira relevante no cinema e na televisão.

Em 2016, Tavi encarou dois novos desafios. Integrou o elenco do revival de The Crucible, ao lado da atriz Saoirse Ronan, e depois foi para a adaptação de The Cherry Orchard. A carreira depois seguiu para peças off-Broadway: Days of Rage (2018), MOSCOW MOSCOW MOSCOW MOSCOW MOSCOW MOSCOW (2019) e Assasins (2020).

Tavi Gevinson em filmes e séries


Antes da Broadway, Tavi já havia feito cinema. Em 2013, participou do longa À Procura do Amor sem muito destaque. Depois, esteve em Goldbricks in Bloom (2016) e voltou a contracenar com Michael Cera no curta Person-to-Person (2017), seu primeiro filme como personagem central.

Na TV, Gossip Girl é seu primeiro trabalho no elenco fixo em carne e osso. Antes disso, apenas dublou a personagem Helena St. Tessero na animação Neo Yokio (2017), disponível na Netflix, e fez participações em episódios de séries. Foram eles:

  • 2014 - Parenthood - Episódio: "The Pontiac"
  • 2014 - The Simpsons - Episódio: "What to Expect When Bart's Expecting"
  • 2015 - Scream Queens - Episódio: "Beware of Your Girls"
  • 2020 - The Twighlight Zone - "Episódio: The Human Face"

Os podcasts de Tavi Gevinson

O tempo a mais em casa provocado pela pandemia acabou fazendo Tavi trazer de volta um pouco do espírito da Rookie. No dia 21.1, ela lançou o podcast Life Skills by Rookie em que apresenta soluções práticas para a vida que vão desde como terminar uma amizade tóxica até aprender a falar com os outros quando você não é muito bom nisso. São oito episódios disponíveis exclusivamente no Audible. A plataforma oferece 30 dias de teste grátis, tempo suficiente para escutar tudo.

Porém, essa não é a primeira vez que Tavi embarca no mundo dos podcasts. Em 2017, a escritora e atriz apresentou um programa em áudio com o nome da sua revista. Produzido pela MTV, ele teve 14 episódios, nos quais Tavi recebia personalidades como as cantora Lorde e St. Vincent para debater sobre feminismo, amor, cultura pop, poesia, criatividade e todos os assuntos que rodeavam o universo Rookie. Dá para ouvir de graça no site da MTV.

Tavi Gevinson em Gossip Girl

\u200bTavi Gevinson nas escadas do Metropolitan Museum com o elenco de Gossip Girl

Tavi Gevinson nas escadas do museu Metropolitan com o elenco de Gossip Girl

Gotham/Getty Images

Estamos todos sedentos por novidades do reboot de Gossip Girl desde que o elenco foi clicado nas icônicas escadas do museu Metropolitan, em Nova York, em dezembro do ano passado. Com grande parte dos atores fazendo a sua estreia em uma produção de destaque, o nome de Tavi Gevinson foi um dos que mais causou burburinho. Não só por ela estar atuando, mas pelo fato de a série original, lançada em 2007, ser até hoje uma das favoritas dos apaixonados por moda.

O público ficou ouriçado para ver esse ícone fashion prodígio voltar a se destacar em algo relacionado a esse universo que ela tanto domina. Além disso, essa será a primeira vez que muita gente vai conseguir ver a Tavi em cena. No entanto, muitos mistérios ainda permeiam a produção, que deve estrear este ano. Tudo o que sabemos sobre a personagem de Tavi é que ela se chama Kate Keller e tem como característica ser ambiciosa. Seria a nova versão da Jenny? Vamos acompanhar!


Em sua coluna, Erika Palomino comenta as séries e filmes disponíveis em plataformas digitais mais comentados e interessantes do momento.



Será que a pandemia diminuiu o encantamento pela vida das influenciadoras tradicionais? Nos últimos meses, abriram-se as alas para especialistas que criam e compartilham conteúdos confiáveis — e que hoje parecem representar melhor o significado da palavra influenciador.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE