Celine, verão 2025
Hedi Slimane, diretor criativo da Celine, homenageia a cantora francesa Françoise Hardy, em coleção fotografada no Castelo de Compiègne.
Enquanto Hedi Slimane desenhava o verão 2025 da Celine, uma sucessão de fatos o inspirou. O estilista relia Le Chamade, livro publicado em 1965 pela escritora francesa Françoise Sagan, e estava viciado no álbum The Velvet Underground & Nico (1967), lançado pela banda The Velvet Underground e a cantora Nico. Além disso, ele também sentiu a morte da artista Françoise Hardy, em junho deste ano.
Celine, verão 2025. Foto: Divulgação
Celine, verão 2025. Foto: Divulgação
São muitos assuntos e todos eles são referências presentes na coleção. Fotografado no grandioso Castelo de Compiègne, a uma hora de Paris, o lookbook traz o romantismo do triângulo amoroso retratado no livro, símbolos de rock vindos do disco, e o estilo (incluindo o corte de cabelo característico) de Françoise. É difícil não notar, porém, a falta de diversidade nas 25 fotos – apenas 2 cliques são estrelados por uma única modelo negra.
Nos looks, a silhueta dos anos 1960 está em conjuntos de tweed estilizados com laços de seda amarrados no pescoço. Há ainda vestidos curtinhos com barras de tule e smokings bem ajustados ao corpo. Entre os acessórios, estão sapatos slingback e tiaras pretas com o monograma da marca para os cabelos.
Celine, verão 2025. Foto: Divulgação
Celine, verão 2025. Foto: Divulgação
Os looks noturnos com bordados e paetês dividem espaço com os mais relaxados, lembrando o visual de Françoise Hardy em sua juventude. Com jeito de uniforme de colégio, como minissaia e suéter, a cantora ajudou a construir uma ideia de estilo francês. Hedi Slimane também o fez, anos mais tarde.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes