Morre aos 80 anos Françoise Hardy
Um dos símbolos da canção dos anos 60, francesa foi também um ícone de estilo.
Françoise Hardy, um dos ícones da canção francesa dos anos 1960, morreu aos 80 anos, segundo comunicado do seu filho, Thomas Dutronc, na noite desta terça-feira (11.06). Hardy foi uma das representantes do movimento iê-iê-iê na Europa dos anos 60 e furou o cerco masculino da música francesa na mesma década, compondo e interpretando suas próprias canções. O single “Tous les garçons et les filles” (1962), um dos seus maiores sucessos, vendeu mais de 2 milhões de cópias.
Nos anos 70, Hardy transcendeu o pop interpretando canções de nomes como Leonard Cohen. No fim do anos 90, colaborou com a dupla Air. Além do francês, Hardy gravou em diversas línguas, foi do rock a canções intimistas, em uma carreira de mais de 50 anos e 30 álbuns.
A cantora também foi símbolo da elegância francesa, atuou em filmes de Roger Vadim e Jean-Luc Godard e era uma entusiasta da astrologia. A causa da morte não foi revelada, mas a compositora recebeu seu primeiro diagnóstico de câncer no início dos anos 2000, o que a fez se afastar da vida artística, chegando e defender a eutanásia em entrevistas.
LEIA MAIS: CAT POWER FALA À ELLE SOBRE GRAVAR BOB DYLAN EM SEU NOVO DISCO
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes