NYFW: Luar, inverno 2025

Raul Lopez, diretor criativo e fundador da Luar, fecha o quinto dia de NYFW ressignificando a homofobia e a xenofobia que sofreu.


NYFW: Luar, inverno 2025
NYFW: Luar, inverno 2025. Foto: Getty Images



Depois do desfile apoteótico no Rockefeller Center, com direito a paredão de caixas de som e Madonna na primeira fila, o estilista Raul Lopez sentiu que precisava simplificar. Por isso, na apresentação da sua Luar que fechou o quinto dia da NYFW, ele se volta para dentro. Mais especificamente, para o preconceito que sofreu – e ainda sofre – por ser um homem gay de ascendência latinoamericana. 

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NYFW: Luar, inverno 2025. Foto: Getty Images

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A coleção de inverno 2025 recebe o nome de El Pato, expressão homofóbica em alguns países da América Latina, como a República Dominicana, terra natal de sua família. Não há, no entanto, um tom melancólico. Muito pelo contrário. Na busca de ressignificar a discriminação vivida, Raul Lopez usa penas brancas para criar adereços enormes de cabeça, casaquinhos, cintos, bolsas e broches que decoram blazers. Outros looks são cobertos por plumas pretas. 

Em algumas das entradas, roupas estruturadas são usadas para imitar o movimento dos punhos usualmente associadas a homens gays. O meme “is he… you know” (algo como, “ele é… sabe?”) estava colado em seu moodboard e aparece em um dos carrosséis publicados no Instagram da marca. A maneira com que as modelos seguram as bolsas, na frente do corpo e com os braços dobrados, também remete ao gesto. 

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NYFW: Luar, inverno 2025. Foto: Getty Images

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Além das referências óbvias ao tema, a roupa da Luar mostra evolução nesta temporada. Finalista do prêmio Woolmark de 2025, Raul Lopez investe em uma alfaiataria de lã, embora não deixe de lado o acento de rua que é a cara da etiqueta. Com o material, são feitos casacos com golas assimétricas que deixam o ombro de fora, calças barrel e até um top escultural que lembra um ovo. 

“Esse desfile é uma espécie de homenagem aos ‘patos’ que eu cresci apreciando: os Gallianos, os Gaultiers, os Lacroixs”, disse o estilista em coletiva de imprensa. Dos anos 1980, ele traz as maquiagens glamurosas e as ombreiras. As jaquetas de couro são outro destaque e aparecem mais compridas ou mais curtinhas, como no look da modelo porto-riquenha Joan Smalls que fecha a apresentação. 

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