SPFW N56: Ateliê Mão de Mãe
A marca soteropolitana Ateliê Mão de Mãe, de Vinícius Santana e Patrick Fortuna, leva a tradicional Feira de São Joaquim à SPFW N56.
“Água de Meninos”, nome que batiza a coleção da Ateliê Mão de Mãe, apresentada neste sábado (11.11) na SPFW N56, é um dos bairros mais históricos de Salvador. É lá que acontece, há mais de 300 anos, a Feira de São Joaquim, um labirinto popular de experiências gastronômicas, sonoras e culturais. Vinícius Santana e Patrick Fortuna, fundadores e diretores de criação da marca soteropolitana, explicam que o local traz memórias afetivas pela religião do casal, o candomblé, e pela infância vivida por lá.
Ateliê Mão de Mãe. Foto: @agfotosite
O desfile foi dividido em quatro partes, com narrativas diferentes sobre o bairro. São elas: a fundamento, referente à longa história do local; a romaria, uma homenagem à espiritualidade; a arte sacra, uma interpretação das suas igrejas; e a cestaria, inspirada nas habilidades dos artesãos da feira. As ideias são traduzidas, claro, em crochê, o carro-chefe da Ateliê Mão de Mãe, que a cada temporada surge com um caimento mais leve.
Ateliê Mão de Mãe. Foto: @agfotosite
Ateliê Mão de Mãe. Foto: @agfotosite
Com silhuetas variadas, das mais justas às amplas, a coleção possui minissaias e microshorts, e também comprimentos longos em vestidos de frente única e saias com recortes nas laterais.
Ateliê Mão de Mãe. Foto: @agfotosite
Ateliê Mão de Mãe. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
A cartela de cores é variada como a feira, mantendo os tons terrosos, uma preferência da dupla de estilistas, com pitadas de laranja e azul claro, uma forte tendência da temporada internacional e da SPFW N56. Entre os destaques, estão os adornos de búzios e os sutiãs com bustos de palha.
Ateliê Mão de Mãe. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
É importante destacar que, neste ano, a marca escolheu desfilar apenas uma vez. A decisão permitiu outros experimentos, como uma parceria com a gigante do varejo C&A e mais tempo para lapidar a construção das peças — todas feitas à mão pelas quase 90 crocheteiras do ateliê. “É a nossa coleção mais consistente. Estamos muito orgulhosos”, celebrou Patrick. E nós também. Em três anos, a evolução técnica, de imagem, de produto, de oferta e de negócio da Ateliê Mão de Mãe é um case de sucesso.
Ateliê Mão de Mãe. Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Vinícius Santana (à esq.), com a mãe, Luciene Santana (ao centro), e Patrick Fortuna (à dir.). Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite
Leia também:
SPFW N56: Dendezeiro
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes