SPFW N59: Dendezeiro

Com a coleção Brasiliano 2, a marca baiana Dendezeiro mergulha na cultura e na estética do Norte do país.


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Dendezeiro, SPFW N59. Yago Mesquitta



Em seu quinto ano na São Paulo Fashion Week, a Dendezeiro dá continuidade à trilogia Brasiliano com um novo capítulo, que mergulha na identidade brasileira por meio da moda. Depois de celebrar o sertão nordestino, a marca dos estilistas baianos Hisan Silva e Pedro Batalha volta os olhos para a riqueza cultural do Norte.

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“Este desfile é um tributo e um reconhecimento à potência que o Norte tem culturalmente”, explica Pedro. “Tentamos imprimir a nossa visão a partir de uma pesquisa histórica, que nos ajudou a compreender a contribuição fundamental da região para o Brasil”, continua ele.

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Yago Mesquitta

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Yago Mesquitta

Isso se traduz em criações que mesclam o streetwear e a alfaiataria com elementos simbólicos nortistas, como referências à pesca, à fauna amazônica e à religiosidade popular – e aqui vale um destaque para o terno com jacquard, que remete aos igarapés amazônicos, e outro inspirado no boto-cor-de-rosa. “Não se trata apenas de uma lenda folclórica”, conta Hisan. “Ele também representa uma figura religiosa e está presente no cotidiano de quem vive lá. Foi importante trazer esse olhar sensível e cuidadoso”, fala.

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Yago Mesquitta

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Yago Mesquitta

Tons terrosos dominam a cartela de cores. Peças com modelagens amplas e elementos inspirados na pesca e na fauna amazônica ajudam a construir a narrativa. Entre os pontos marcantes estão bordados que evocam o simbolismo dos peixes e uma blusa que homenageia o açaí “sem xarope” – uma preferência cultural do Norte, muitas vezes desconhecida fora de lá. “Queremos reforçar a urgência de dar visibilidade a histórias e expressões culturais frequentemente apagadas, transformando essa imersão em roupas com forte identidade e potência estética”, afirma Hisan.

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Yago Mesquitta

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Mais do que uma homenagem, Brasiliano 2 é um exercício de escuta e reconstrução. “Sabemos o peso de representar uma região tão vasta e diversa como o Norte”, diz Pedro. “Por isso, fizemos esse trabalho com muito respeito e responsabilidade. Tivemos o apoio de nomes como o professor Kildren Pantoja Rodrigues, que nos acompanhou em leituras, indicações e referências locais”, completa Hisan.

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Além da pesquisa, há uma rede de colaborações com artistas e artesãos nordestinos. Os looks de palha foram desenvolvidos com o artista baiano Ed Carlos, enquanto as estampas de vitórias-régias são obra do pintor Bernardo Conceição, de Salvador. A tapeçaria – outro clássico da marca – ficou por conta de Renan Estivan.

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