SPFW N60: Martins

Com desfile em silêncio, Tom Martins olha para as primeiras coleções de sua marca e retoma um visual mais limpo, focado em formas, volumes e sobreposições.


SPFW N60: Martins
Martins, SPFW N60. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite



Tom Martins chamou sua nova coleção de Silêncio e fez um desfile sem trilha sonora. Meio piada, meio papo sério, a ausência de música para embalar o vaivém das modelos acompanha a limpeza visual pela qual passaram as roupas do estilista. Se, nas últimas apresentações de sua Martins, havia uma profusão de estampas, cores, decorações, texturas e tecidos, agora é tudo menos.

Nesta temporada, Tom trabalha apenas com tons de branco, preto e azul. Os tecidos são tricoline de algodão, viscose, seda e jeans. Não tem padronagem, print, bordado, nada. Quer dizer, quase nada. Há volumes, babados, franzidos, pequenos laços e muitas sobreposições. Quem acompanha o designer desde o início de sua carreira de criador, há oito anos, vai reconhecer elementos emblemáticos daquela fase.

SPFW N60: Martins

Martins, SPFW N60. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite

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Martins, SPFW N60. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite

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A ideia era essa mesma: recuperar um pouco da essência. O que também tem a ver com evitar barulhos desnecessários e confusões. Daí a história da quietude. Mas não é só isso. A Martins abriu recentemente uma loja física. Até então, as peças eram vendidas pelo e-commerce próprio. Com um endereço para chamar de seu, o contato com os clientes se estreitou e intensificou. Foi aí que o estilista percebeu o quanto seus consumidores gostavam e pediam itens das primeiras coleções.

Foi uma retomada muito bem-vinda. Há tempos as apresentações de Tom não eram tão coesas e desejáveis. A aparência limpa favorece as formas e as sobreposições, dois pontos fortes da etiqueta. Também faz sentido para o agora. São roupas fáceis de usar – e durar. Outro destaque são os jeans Levi’s pintados com tinta branca, uma homenagem declarada a Martin Margiela, criador belga conhecido, entre outras coisas, por utilizar o mesmo recurso.

SPFW N60: Martins

Martins, SPFW N60. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite

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Martins, SPFW N60. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite

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Só faltou mesmo som na caixa. A lei do psiu, apesar de compreensível, tirou a energia animada tão característica da marca e, no lugar, imprimiu uma pretensão desnecessária na passarela.



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