Prefeitura do Rio de Janeiro cria Conselho Municipal de Moda

Na tarde desta sexta-feira (28.07), a Prefeitura do Rio de Janeiro comunicou a criação do Conselho Municipal de Moda. O órgão visa elaborar um calendário de moda e de varejo, implementar políticas de incentivo e outras ações para promover a moda carioca, seus criadores e empreendedores.

Para isso, foram nomeados oito conselheiros – Alessa Migani, Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Marcello Bastos (Farm), Marta Macedo, Oskar Metsavaht (Osklen), Rony Meisler (Reserva) e Thomaz Azulay (Paradise) –, mais sete nomes do poder público, representantes da FIRJAN, FECOMÉRCIO.

 

Com o estilista Carlos Tufvesson como presidente, o projeto é muito bem-vindo e bastante raro nos governos nacionais. Resta saber se, com uma formação homogênea de nomes já estabelecidos e conhecidos de longa data, o conselho não repetirá os erros do passado, como aqueles de quando a FIRJAN, por exemplo, financiava a semana de moda local. 

 

Nas primeiras décadas dos anos 2000, a fashion week carioca e as marcas participantes contavam com apoio e investimentos da federação das indústrias fluminenses. Porém, quando o auxílio foi cortado, contribuiu consideravelmente para o declínio do mercado de moda local, devido a falta de estrutura e planejamento das empresas do setor.

 

Outro ponto de atenção diz respeito às iniciativas e políticas voltadas não só para grandes negócios já bem consolidados, mas também para a leva de criadores independentes que vem ganhando destaque no Rio de Janeiro – em especial aqueles de origens, comunidades e realidades pouco favorecidas pelo mercado em geral. Esperamos que sim. (Foto: Agência Fotosite)



Desfile da marca Lenny Niemeyer no espaço Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro.