Projeto propõe a fusão da gastronomia e da arte na mesa

Comer é arte? O ator e gastrônomo Murilo Góes não só acredita nisso como prova seu ponto em uma experiência imersiva de 60 minutos, que une artes cênicas e gastronomia. Em "Comer é arte – degustação sensorial", 12 pessoas ao redor de uma mesa comem cinco pratos representativos da culinária brasileira preparados apenas com ingredientes de origem vegetal.

Videoarte, atuação, literatura e outras manifestações artísticas também se integram ao menu, que, entre outros pratos, inclui moqueca de legumes com farofa de maracujá e baião de 2 cogumelos. A refeição é conduzida pelo próprio Murilo e pela atriz Paula Ceotto, que propõem estímulos, finalizam as preparações e servem os participantes.

 

Inspirada pela obra Gastrophysics: The New Science of Eating, de Charles Spence, a experiência é realizada pelo grupo de pesquisas em cozinha brasileira de Murilo (Projeto Macunaíma) juntamente com o núcleo de estudos em arte contemporânea Clã Arte Studio. 

 

A estreia foi em Vitória (ES), em 2022, e este mês o projeto vem a São Paulo para uma curta temporada. Serão sete sessões exclusivas entre os dias 14 e 23 de julho, na sala de pesquisas e degustações Paulistânia Desvairada, administrada pelo chef Thiago Basile, no Conjunto Nacional. Os ingressos custam 160 reais, mais taxa da plataforma de vendas.

 

Para mais informações, acesse: macunaimacafe.com.br.

 

(Foto: Olivier Schochlin)



espetáculo comer é arte