Quer se sentar numa poltrona de Sergio Rodrigues?

Uma das peças mais surpreendentes de Sergio Rodrigues estará em exposição no Museu da Casa Brasileira (MCB) a partir do dia 3 de fevereiro. E o melhor: diferentemente de outros exemplares históricos, que costumam vir acompanhados de uma plaquinha de "por favor, não toque", nesse caso, o público será convidado a se sentar no móvel para experimentar um legítimo trabalho de um dos ícones do design nacional.

A peça em questão é a poltrona Chifruda, criada por Rodrigues, em 1962, para a exposição Móvel como objeto de arte, na galeria OCA, no Rio de Janeiro. De couro e madeira muiracatiara, ela é feita com ferramentas manuais e técnicas tradicionais da marcenaria artesanal. 

A poltrona, que passa a integrar o acervo do MCB, faz parte de um painel expositivo organizado em parceria com o Instituto Sergio Rodrigues, em cartaz até 26 de março. 

Painel expositivo Poltrona Chifruda, no Museu da Casa Brasileira. De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h. Ingresso: R$ 20 (entrada gratuita às sextas).

(Foto: Tomás Rangel)



poltrona em couro e madeira com parte superior do encosto lembrando chifes de boi