A coquetelaria sob medida de Chula Barmaid
Com sua empresa de consultoria, Soledad, a mixologista cria cartas de drinks que fazem sucesso em bares e restaurantes, equilibrando toques autorais com o perfil de cada casa.
O que há em comum entre o restaurante francês La Casserole, um dos mais tradicionais de São Paulo, instalado há 70 anos no Largo do Arouche, e o Atlântico 212, bar de ostras e frutos do mar, inaugurado há cerca de seis meses em Pinheiros? Contamos já: ambos têm a carta de drinks desenvolvida pela Soledad, a empresa de consultoria de bares e restaurantes fundada por Cynthia Soledad Zamora, ou melhor, Chula Barmaid.
Conhecida por ter comandado por três anos a coquetelaria do Bar dos Arcos, no subsolo do Theatro Municipal, e assinado cartas de sucesso, como a do Cineclube Cortina, Chula leva hoje sua expertise para diferentes endereços, em um trabalho que vai muito além da criação dos drinks.
Dirty abobrinha, do Futuro Refeitório. Foto: Gui Galembeck
Muitas vezes, a barmaid e sua equipe (Ani Varela, Arthur Alexander de Britto, Camila Pusch e Jardel Alves) começam a atuar no projeto antes mesmo da inauguração da casa. Ajudam a pensar até no design do balcão, para agregar funcionalidade à estética do espaço. A consultoria também auxilia na seleção do staff e no treinamento do time, além de acompanhar a aceitação do menu de bebidas e fazer eventuais ajustes.
Leia também:
Drinks com coentro invadem a cidade
Ao longo de sua carreira, Chula desenvolveu um estilo muito próprio, que ela chama de “cozinha líquida”. Grande parte de suas preparações incluem técnicas culinárias no forno, no fogão ou na parrilla. Ao mesmo tempo, com o Soledad, ela faz faz um mergulho profundo no conceito de cada espaço para entregar aquilo que faz mais sentido para o cliente. É isso que permite a criação de coquetéis para lugares tão distintos entre si, como o restaurante Leila, dentro da loja-conceito de Tania Bulhões, e o Café+Bar São Luís 84, no centro da capital paulista.
P'tit Four, licor inspirado no café e no petit four do La Casserole. Foto: Gui Galembeck
Para o La Casserole, por exemplo, uma de suas criações foi o Pomme 75, releitura do clássico French 75, com espumante, suco de maçã, gim, umeshu e limoncello. Já para o Futuro Refeitório, da chef Gabriela Barretto, um destaque é o Biscrotti Sour, à base de vodca infusionada com biscrotti, o biscoito de croissant banhado em calda de açúcar. “A gente estuda muito o perfil da casa”, destaca Chula.
Após dois anos de consultoria, a Soledad começou a expandir seus serviços para eventos. Como no atendimento aos bares e restaurantes, as criações também têm a preocupação de se moldar ao cliente. No caso dos coquetéis preparados para o evento da Kérastase em parceria com a ELLE em setembro, lembra Chula, a equipe se baseou na paleta de cores utilizada pela marca de beleza para formular drinks como o Ultimate Radiance, com gim, lichia, licor de sabugueiro e um toque de limão. “A gente dorme poucas horas, mas está sendo bem divertido”, diz a mixologista.
Do palco para o balcão
Nascida na província de Córdoba, na Argentina, Chula tinha a certeza de que sua carreira estava no teatro, onde atuava desde os 5 anos de idade. Foi com esse objetivo que se mudou para Buenos Aires, aos 19, e arrumou um emprego à noite, em um bar da cidade portenha, para pagar a escola de artes. “No meu primeiro dia de trabalho, derrubei uma bandeja cheia de coisas”, recorda ela. O fiasco, no entanto, revelou-se uma bênção.
A dona do lugar, mulher compreensiva e de bom senso, achou por bem tirar a nova funcionária do salão e transferi-la para auxiliar atrás do balcão. Foi assim que Cynthia Soledad descobriu que a barra do bar também era uma espécie de palco e criou a sua personagem Chula Barmaid. “Ela é um pouco meu alter ego. Porque, na minha vida pessoal, sou uma pessoa muito mais reservada, mais fechada, mais quieta. E a Chula é superaberta, uma pessoa muito sociável, superinquieta.” E ambas, comprovam os clientes, são indiscutivelmente talentosas.
Leia também:
Como fazer xarope de açúcar para drinks
Shots com Chula Barmaid
Um bate-bola sobre sobre tendências e preferências etílicas.
Qual o primeiro drink que você fez na vida?
Um pisco sour.
Qual foi o primeiro drink que você criou?
Uma margarita que levava xarope de pimenta-rosa, alecrim, tangerina, tequila e Cointreau.
Uma aposta para a coquetelaria nos próximos meses:
Olha, eu estou vendo que está voltando o Espresso Martini. Acho um drink maravilhoso. O Espresso Martini está evoluindo pela qualidade do café. E não só com vodka, mas também com rum, uísque…
Que bebida não pode faltar no bar da sua casa?
Uísque não pode faltar jamais. E vermute dry.
Seu drink do coração?
Manhattan.
Alguma dica para evitar ressaca?
Tomar muita água, gente! Entre cada drink tem que tomar água. É o melhor, porque a ressaca vem da desidratação, né?
Leia também:
Como fazer espresso martini e mais 7 drinks com café
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes