O que as modelos comem? 6 profissionais respondem

Spoiler: não é só saladinha, não! Nas redes sociais, elas compartilham receitas práticas e gostosas, que vão da entrada à sobremesa.


Laura Credito Carol Almeida
A modelo e mestre-cuca Laura Miranda. Foto: Carol Almeida



Foi-se o tempo em que o menu mais popular entre as modelos era algo como uma maçã e vários cigarros por dia. Os padrões estéticos da moda ainda estão longe de serem muito democráticos, mas felizmente os sacrifícios pela magreza extrema perderam espaço para uma dieta mais saudável. 

Recentemente, Gisele Bündchen lançou o livro Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma (Editora BestSeller), em que apresenta 100 pratos fáceis com ingredientes do dia a dia. Pamela Anderson lança em outubro o livro com receitas que costuma preparar para a família.

E várias outras modelos agora dividem as passarelas e os estúdios com o manuseio de panelas. Preparam receitas gostosas e nutritivas e compartilham dicas com o público em seus perfis no Instagram.

Entre pratos rápidos que priorizam vegetais e fórmulas um pouco mais desafiadoras, selecionamos algumas receitas que podemos aprender com elas. 

Leia também:
Que delícia! ELLE à Table chega ao Brasil

Laura Miranda

A modelo anda requisitada tanto para ensaios fotográficos quanto para conteúdos foodies. Além de ensinar receitas em seu perfil (na Olimpíada, ela lançou uma série de sanduíches temáticos), Laura dá dicas de onde provar uma comida bem feita, sem neuras.  

Mas nem sempre foi assim. Por causa da pressão da profissão, Laura tinha uma dieta focada em baixíssimas calorias. Quando se mudou para a China a trabalho, descobriu ter intolerâncias alimentares e começou a consumir apenas o que cozinhava. Passou, então, a frequentar mercados de rua e ficou deslumbrada com a quantidade de cores, gostos e aromas. “Foi quando eu descobri o que era sabor de verdade e me apaixonei”, declara.

De volta ao Brasil, formou-se na Le Cordon Bleu: “A comida me curou. Hoje em dia eu como de tudo. Ela sempre terá um papel importante na minha vida”.

Crudo de peixe com maracujá

Receita de @lauraomiranda

Ingredientes

1 maracujá
½ limão
1 pitada de flor de sal
2 fatias finas de gengibre
2 colheres (sopa) de azeite
300 g de peixe branco fresco (pode ser badejo, robalo, pescada-amarela, linguado) 

Modo de preparo

1. Bata no liquidificador o maracujá, o limão, a flor de sal, o gengibre e o azeite. Coe e reserve.

2. Corte o peixe em fatias.

3. Despeje o molho de maracujá em um prato e distribua o peixe sobre ele.

4. Finalize com raspas de limão-siciliano, folhas de dill e pinoli. 

 

Luiza Camargo

Em sua bio no Instagram, Luiza se declara “coolzinheira”, modelo e alagoana. De fato, a especialidade culinária da top é descomplicada como ela: cozinhar com o que se tem na geladeira. Vira e mexe, em seus vídeos na rede social, ela abre o eletrodoméstico e retira itens que sobraram de deliveries – ressaltando que sobra não é resto –, e demais ingredientes que já estavam por ali. É por isso que seus pratos só poderiam ser assim, diversos, de um fried rice a noodles de batata-doce.

“Tudo é bem-vindo, desde que tenha equilíbrio. E preparar a minha própria comida me ajuda a caminhar por um lado saudável”, afirma.

A paixão pela culinária, por sinal, vem antes da moda. Ainda criança, quando ajudava em pequenas tarefas, a cozinha era um minilaboratório para Luiza. 

“Deve-se comer com prazer, reunir pessoas em torno da mesa. A comida vai além da nutrição: é muito social também”, complementa.

Cuscuz marroquino

Receita de @camargoluiza

Ingredientes

1 xícara de cuscuz marroquino
½ xícara de água morna
½ tablete de caldo de legumes
1 cenoura ralada
1/2 bandeja de shimeji fresco picado
3 colheres (sopa) de alho-poró cortado cortado em meias-luas
4 colheres (sopa) de castanhas ou nozes
2 colheres (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de damasco picado
1 colher (sopa) de raspas de limão-siciliano (para perfumar)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e páprica a gosto

Modo de preparo 

1. Refogue a cenoura ralada e o alho-poró.

2. Acrescente o cogumelo shimeji, o sal, a páprica e as raspas de limão-siciliano.

3. Enquanto refoga os ingredientes, leve a água para ferver e dissolva nela o caldo de legumes (desmanche o tablete antes para ele dissolver mais rápido na água).

Despeje a água aos poucos no cuscuz, para ele não ficar encharcado, e vá soltando com um garfo. 

4. Abafe o recipiente com um prato até os floquinhos incharem (cerca de 5 minutos).

5. Acrescente o refogado, os temperos, as castanhas, o damasco e a salsa. Misture tudo e sirva em temperatura ambiente.

Leia também:
Azeite brasileiro: 7 rótulos que você precisa experimentar

Winie Lourenço

Ingredientes colhidos no próprio quintal agroflorestal ditam as receitas da modelo, empresária e designer de sustentabilidade Winie Lourenço, que mora em uma tiny house ecológica perto de uma floresta, em Ubatuba, no litoral paulista. 

Atualmente, além de modelar, Winie dá as caras em quatro projetos no campo, todos ligados à agrofloresta, técnica em que diferentes espécies são cultivadas em um mesmo terreno. Enquanto se colhem as plantas de ciclo curto, as de médio e longo se desenvolvem para colheitas futuras. Assim, a dinâmica regenerativa contribui para um solo rico e sadio, com alimentos de qualidade. 

E é com este trabalho que Winie promove uma culinária criativa, nutrindo o corpo e a terra. A sua marca de produtos agroflorestais DaFloresta é fruto desse propósito. “O que mais me motiva ao compartilhar minhas receitas é promover um estilo de vida sustentável”, diz.

Brownie com batata-doce

Receita de @winie.lourenco

Ingredientes 

500 g de batata-doce assada e amassada sem casca
200 g de açúcar demerara
120 g de aveia em flocos
100 ml de leite vegetal
80 g de cacau em pó
80 g de chocolate em barra
2 punhados de macadâmia
2 punhados de noz-pecã
1 pitada de sal
Óleo de coco ou azeite para untar

Modo de preparo

1. No liquidificador ou processador, misture a aveia, o cacau, o açúcar demerara e o sal para deixá-los finos e em uma mistura uniforme.

2. Pique o chocolate e as nozes.

3. Em uma tigela ou no processador, misture os demais ingredientes até a massa ficar firme e uniforme.

4. Unte a forma com óleo de coco ou azeite e adicione a massa.

5. Asse no forno, pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

 

Barbara Berger

Modelo da Ford Brasil (que já foi capa da ELLE mais de uma vez), Barbara tem um canal de culinária dedicado somente à comida vegetariana. 

Em À Moda da Babi, no Youtube e no Instagram, compartilha dicas de alimentação e preparações em vídeos rapidinhos, sem entrar em muitos detalhes de medidas e técnicas. O motivo para iniciar o projeto? Responder em forma de receitas e entretenimento a pergunta “O que as modelos comem?”, que ela já estava cansada de ouvir. 

Adepta de um lifestyle saudável, a modelo gaúcha também tem formação como health coach. Os pratos que prepara são bem variados e coloridos, com muitos vegetais, como a pizza de couve-flor e o barquinho de alface com tofu. 

Apesar de não postar há um tempo, Babi tem um bom acervo de receitas disponível na internet. Muitos vídeos contam com convidados especiais, como as tops Celina Locks e Renata Kuerten, e o artista plástico Kiko Sobrino, em receitas feitas a quatro mãos.

Tacos veganos

Receita de @amodadababi

Ingredientes

Abobrinha
Cebola-roxa
Rabanete
Feijão preto cozido
Folhas de coentro
Tortillas
Limão e molho de pimenta para servir.

Modo de preparo

1. Fatie a abobrinha e a cebola-roxa.

2. Tempere a abobrinha e a cebola com sal e azeite de oliva e asse em forno a 180 graus por 30 minutos, virando na metade do tempo.

3. Enquanto isso, toste as tortilhas em uma frigideira antiaderente até que fiquem douradinhas. 

4. Fatie finamente os rabanetes e monte os tacos com todos os ingredientes.

5. Sirva com limão e molho de pimenta. Se desejar, adicione avocado e/ou sour cream para um toque a mais. 

 

Gabbriette

Não se sabe o que mais chama a atenção: se é o avental de couro com tachas em forma de coração (uma collab com a marca R&M Leathers), as receitas ou o jeito cool e blasé de Gabbriette. 

A cantora (foi vocalista da banda só de garotas Nasty Cherry), dançarina e modelo herdou da mãe o gosto pela culinária. Entre os seus posts de ensaios fotográficos e desfiles carregados com seu olhar gótico, Gabbriette publica vídeos cozinhando e comendo com muito gosto os preparos. Entre eles, inhame ao leite, uma receita que a mãe costumava fazer e que é reconfortante para a modelo.

Inhame ao leite

Receita de @gabbriette

Ingredientes

1 inhame ou batata-doce
1 colher (sopa) de mel de tâmaras
1 copo de leite
Canela em pau
Cravo
1/2 fava de baunilha aberta ao meio
Sal

Modo de preparo

1. Aqueça o forno a 200 ºC.

2. Envolva o inhame ou a batata-doce em papel-alumínio.

3. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por 1 hora ou até ficar macio e caramelizado.

4. Misture o mel de tâmaras com o caldo que saiu do papel alumínio.

5. Ferva o leite com a canela, o cravo e a fava de baunilha. Deixe esfriar um pouco e leve a mistura à geladeira para servir gelado.

6. Em um prato, abra ao meio o inhame ou a batata-doce;

7. Derrame o leite com especiarias ao redor e despeje o caldo com mel de tâmaras no meio do inhame ou batata-doce.

Renata Kuerten

A veia fitness de Renata Kuerten não impede a modelo e apresentadora de incluir sobremesas no cardápio.

No seu feed do Instagram, em uma miscelânea de vídeos com dicas de treinos e fotos do abdômen sarado, não faltam receitas de bolos, cinnamon rolls e outros doces adaptados para uma dieta saudável. Cozinhar é uma terapia para Renata, que alivia o estresse do dia descascando e cortando ingredientes e adora curtir a casa com a família e amigos com uma refeição preparada por ela.

Bolo de aveia e maçã no liquidificador

Receita de @renatakuerten

Ingredientes3 ovos inteiros
3 maçãs com casca e sem miolo
½ xícara de óleo
⅓ xícara de açúcar mascavo (ou outro)
3 xícaras de aveia (farinha ou flocos finos)
1 ½ colher de fermento em pó
Castanhas-do-pará quebradas a gosto.
Canela

Modo de preparo

1. Bata no liquidificador os ovos, as maçãs e o óleo

2. Despeje a mistura em uma tigela e incorpore o fermento, a aveia, o açúcar e as castanhas-do-pará à massa.

3. Transfira para uma forma antiaderente e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 40 minutos.

4. Salpique com canela antes de servir.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes