Restaurante japonês transforma refeição em ritual

Kanoe, do chef Tadashi Shiraishi, terá harmonização com chás em evento especial.


restaurante japonês Kanoe
Foto: Divulgação Arroz de ikura do Kanoe.



Mais do que um jantar ou um almoço, uma refeição no Kanoe, restaurante japonês que está entre os melhores do Brasil, é um ritual. Depois de fazer a reserva, o cliente recebe instruções por whatsapp, que incluem um pedido para o endereço não ser divulgado e um QR code para acesso ao local.

São apenas nove lugares, em um espaço minimalista de formas orgânicas, que traduz perfeitamente a estética japandi (a mistura de elementos nipônicos e escandinavos) com alguns toques que remetem às casas branquinhas das ilhas gregas – o chef, Tadashi Shiraishi, trabalhou no Nobu Matsuhisa em Mykonos, entre outros endereços do célebre chef japonês.

Leia também:
Menu vegano em restaurante japonês abre as portas da percepção

Mais do que toda a atmosfera de exclusividade, no entanto, o que impressiona mesmo é a qualidade da gastronomia. Cada etapa do kaiseki, o menu degustação à japonesa, tem uma razão de ser, e o chef não se furta a explicar apaixonada e pacientemente cada escolha feita.

O wasabi é fresco, ralado na hora. Os cortes de peixe do dia são apresentado como joias acomodadas em uma caixa de madeira e, depois, transformados em sushis perfeitos, servidos um por vez para cada comensal.

restaurante japonês wasabi

Wasabi fresco. Foto: Patricia Oyama

Os pratos quentes são igualmente impecáveis e unem o aprendizado de Tadashi ao longo de sua carreira de mais de duas décadas e suas memórias afetivas – o nome Kanoe é uma homenagem à avó materna do chef, que despertou nele o amor pela gastronomia.

Toda essa experiência ritualística do restaurante japonês vai ganhar um significado ainda mais especial neste sábado (16.11), no Chá-Kaiseki que será realizado juntamente com Carla Saueressig, primeira sommelière de chás do Brasil, e Camila Braz, chefe do programa de bebidas do Kanoe.

restaurante japonês kanoe

Chás serão apresentados da forma clássica e em formato de drinques no restaurante japonês Kanoe. Foto: Divulgação

Nesse jantar-cerimônia, chás artesanais vindos do Japão serão harmonizados com pratos sazonais criados e executados por Tadashi Shiraishi. Enguia grelhada, farofa de banana-da-terra e abacaxi caramelizado, dumpling de vieira e milho doce em caldo de cogumelos tostados com capim-limão e arroz de ikura com espinafre e pepinos levemente curtidos são algumas das estrelas do evento.

A experiência também será norteada pelo conceito Wabi-sabi, que convida a ver a beleza do mundo na simplicidade, na efemeridade e também na imperfeição. Esta última, porém, não se sabe se o Kanoe vai conseguir oferecer.

Chá-Kaiseki com Carla Saueressig, Camila Braz e menu de Tadashi Shiraishi no Kanoe: Dia 16 de novembro, às 14h390. Valor: 1.700 reais por pessoa (inclui bebidas, menu e serviço). Reservas e informações pelo whatsapp (11) 97505-2173 ou e-mail: kanoe@omotebako.com.

Leia também:
Receita de zarusoba, do restaurante japonês Aizomê

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes