5 museus com arquitetura impressionante

Alguns museus pelo mundo valem a visita não só por seu acervo, mas por suas construções escultóricas, verdadeiras obras de arte da arquitetura contemporânea.


museus incríveis
Museum of the Future, em Dubai. Foto: Divulgação Museum of The Future



Eles realizam um importante elo entre a cidade, seu entorno e a arte que acomodam. Afinal, projetos de museus podem se valer de propostas ousadas, que ultrapassam os limites formais de edifícios convencionais. Isso faz com que eles se transformem em verdadeiros marcos arquitetônicos nas cidades, como gigantescas esculturas feitas de concreto, vidro e metal, que estabelecem um diálogo vibrante entre a arte e a arquitetura contemporânea. Suas fachadas enigmáticas, convidam a entrar. E então é a vez do interior surpreender – os elementos de passagem e a amplitude dos espaços expositivos garantem que as obras ganhem superfícies, planos e condições de luz adequados para serem apreciadas. Outro ponto importante a ressaltar é que esses edifícios-escultura atraem um público diverso, não necessariamente apreciador de arte, mas, curioso e fascinado pelas estruturas surpreendentes, elege o local como um ponto de interesse a ser descoberto. Isso faz com que museus de arquitetura inigualável impulsionem a economia local e valorizem a área onde se encontram. Para conhecer alguns deles, separamos cinco projetos que merecem a visita em sua próxima viagem.

Embrulho metálico

Projetado pelo arquiteto canadense-estadunidense Frank Gehry, o edifício do Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, é fascinante. A construção, que ora se assemelha a uma flor, ora a um barco, é envolta por gigantescas lâminas de metal que refletem as nuances e luzes do céu em um incrível efeito iridescente – duplicado tanto na superfície do espelho d’água ao seu redor quanto no leito do rio Nervión.

MGB 2

Foto: Erika Ede | © FMGB, Guggenheim Museum Bilbao, 2024

Construída em titânio, calcário e vidro, a estrutura se organiza internamente a partir de um átrio conectado por passarelas curvas que levam aos espaços expositivos – estes, somam 9 mil dos 24 mil m2 de área total. Localizado ao lado da Ponte de la Salve e com obras de ícones contemporâneos na área externa, o museu exibe uma coleção de arte que abrange desde meados do século 20 até os dias atuais. Ingressos a partir de 97 reais (18 euros).

Museu Guggenheim de Bilbao: Avenida Abandoibarra, 2, Bilbao, Espanha.

Leia também:
A poética de Oscar Niemeyer

Colmeia urbana

Envolto por uma pele formada por 16 mil hexágonos espelhados, o Museu Soumaya, localizado na Cidade do México, capital do país, é um ícone arquitetônico projetado pelo mexicano Fernando Romero. Construído no coração da Plaza Carso, o edifício faz referência às tradicionais fachadas coloniais de azulejos cerâmicos da cidade e exibe seis níveis conectados por uma série de rampas em espiral, do lobby até a grande galeria de esculturas no plano aberto do nível superior.

museus incríveis

Foto: Divulgação Museu Soumaya

Com 16 mil m2, a estrutura forrada por favos de mel de aço espelhado abriga um acervo de 60 mil obras de uma variada coleção de arte que abrange dos grandes mestres europeus aos artistas latinoamericanos, incluindo objetos de valor histórico como documentos, moedas e itens de vestuário. A entrada é gratuita.

Museu Soumaya: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, Granada, Miguel Hidalgo, Cidade do México, México.

Casulo alienígena

Concebido como um volume sólido, sem janelas e envolto por persianas de metal polido, o Museu Ordos, assinado pelo escritório MAD Architects, é uma estrutura que parece ter vindo do espaço e pousado suavemente na superfície do Deserto de Gobi, na China.

museus incríveis

Foto: ShuHe - Ordos Art & City Museum

Assimétrico e desproporcional, o edifício apresenta um interior banhado pela luz natural que atravessa claraboias presentes em rasgos e buracos da construção abstrata, com corredores que lembram passagens de cânions e pontes de formato orgânico que ligam as galerias. A proposta do edifício, além de proteger o interior dos invernos rigorosos e das frequentes tempestades de areia da região, visa criar uma ligação entre o passado e a forte tradição chinesa, presente nas obras em exposição, com o presente de um país em acelerado desenvolvimento. Localizado na cidade de Ordos, tem entrada gratuita.

Museu Ordos: Kangbashi District, Ordos, Mongólia Interior, China.

Leia também:
Museu da Língua Portuguesa reabre ao público

Anel futurista

Projetado pelos arquitetos do escritório Killa Design, o Museu do Futuro, situado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem um formato anelar vazado. Sua fachada, feita em aço inoxidável, é composta por 1.024 peças que revestem uma área de 17.600 m2 em seus 78 metros de altura, com citações do governante de Dubai, Xeque Mohammed, reproduzidas na caligrafia árabe do pintor e escultor Mattar bin Lahej.

MOTF Exterior 7

Foto: Divulgação Museum of The Future

Construído no entorno das Emirates Towers, o museu possui significados distintos para seus elementos principais: a colina verde representa a terra, a permanência e o enraizamento; o edifício circular simboliza a humanidade, a criação e a arte enquanto o vazio elíptico faz alusão ao futuro ainda não escrito, aberto e desimpedido. Projetado com soluções inteligentes e energias renováveis, o museu tem como proposta ser uma espécie de incubadora de inovações para o futuro e exibir ideias, criações e protótipos para o amanhã. Os ingressos custam a partir de 200 reais (149 dirhams).

Museu do Futuro:  Sheikh Zayed Rd, Trade Centre, Trade Centre 2, Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Bolha luminosa

Ele já foi chamado de bebê hipopótamo, lesma do mar, porco-espinho, baleia e até “alien amigável”, como definiu Colin Fournier, arquiteto inglês que assina a obra ao lado do também arquiteto e conterrâneo Sir Peter Cook. De fato, o Museu Kunsthaus, localizado na cidade austríaca de Graz, tem um formato curioso, estranho e familiar ao mesmo tempo – justamente o que faz dele um ícone arquitetônico da própria cidade e do país.

museus incríveis

Foto: Zepp-Cam - Kunsthaus Graz

museus incríveis

Foto: Christian Plach

Sua fachada amórfica, coberta por 1.288 painéis fotovoltaicos de acrílico semitransparente que produzem a energia necessária para o seu funcionamento, o transforma em uma grande tela luminosa durante a noite, com padrões reproduzidos por computador. O museu, que possui 27 mil m2 de área total, é focado em arte contemporânea em todos os seus suportes. Os ingressos valem 145 reais (27 euros).

Museu Kunsthaus: Lendkai 1, Graz, Áustria.

Leia também:
Museu Niemeyer completa 20 anos

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes