Art Basel Miami 2024: confira alguns destaques da participação brasileira
Art Basel Miami 2024 reúne 286 galerias de 38 países até domingo.
Com a presença de 22 galerias brasileiras, entre estreantes e veteranas, a Art Basel Miami 2024 abriu as portas ao público nesta sexta (6.12), em Miami Beach, na Flórida, e seguirá até domingo. A Art Basel foi criada em 1970 na Basileia, cidade na Suíça. Hoje, além de ser realizada no local de origem, tem edições em Hong Kong, Paris e Miami e é considerada a feira de artes mais importante do mundo.
LEIA TAMBÉM: 5 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM DEZEMBRO
Nesta edição estadunidense, participam 286 galerias de 38 países. Segundo a organização, o evento teve o maior número de expositores estreantes em mais de uma década, com 34 novos nomes.
Entre eles, há a paulistana Carmo Johnson Projects, com obras do coletivo indígena acreano Mahku (Movimento dos Artistas Huni Kuin). As pinturas são relacionadas à ancestralidade e representam, em imagens, cantos que acompanham os rituais de ayahuasca.
Galeria Portas Vilaseca na Art Basel Miami 2024. Foto: Courtesy of Art Basel
A Verve, de São Paulo, levou um projeto solo do artista mineiro Randolpho Lamonier, cuja obra varia entre arte têxtil, pintura, vídeo e instalações. A Portas Vilaseca, do Rio de Janeiro, participa com peças dos artistas visuais Nádia Taquary, Ayrson Heráclito e Tiganá Santana. Para essa exibição, a galeria propõe uma “floresta” de esculturas com representações de elementos sagrados.
Entre as veteranas, há a Raquel Arnaud, que celebra seus 50 anos. Em estande, a galeria dá destaque às obras do carioca Sergio Camargo (1930-1970). A Galatea exibe a exposição solo José Adário: no caminho de Ogum, com 25 esculturas de ferro do artista baiano.
LEIA TAMBÉM: NOVO EDIFÍCIO DO MASP SERÁ ABERTO AO PÚBLICO EM MARÇO DE 2025
Galeria Marilia Razuk apresenta exposição da artista chilena Seba Calfuqueo. Foto: Courtesy of Art Basel
A também cinquentenária Luisa Strina leva criações de artistas como a ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino, premiada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 2024, e a artista paulista Luisa Matsushita, vocalista da banda Cansei de Ser Sexy e estreante na Art Basel Miami.
A Mendes Wood DM participa com obras de Sonia Gomes, Paulo Nazareth e Rosana Paulino, entre outros. A galeria Marilia Razuk apresenta exposição solo da artista visual e curadora chilena Seba Calfuqueo. A Gomide and Co, presente em setor voltado para exibições temáticas, apresenta 25 pinturas de Miriam Inez da Silva (1937-1996), feitas entre 1970 e 1990.
Design Miami 2024 segue até o dia 8 de dezembro
Além da Art Basel, integra o fervo em Miami a 20ª edição da Design Miami 2024, com 45 marcas de todo o mundo. A feira de design também segue até o dia 8 de dezembro.
Entre as participações brasileiras, há a paulistana Diletante e a carioca Mercado Moderno, além do lançamento da série Peludinho, do Instituto Campana para a novaiorquina Friedman Benda.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes