Pinturas e design modernista dialogam em exposição na Casa Zalszupin
Mostra ocupa diferentes ambientes na Casa Zalszupin e exibe obras de nomes como Hélio Oiticica, Gregori Warchavchik e Vilanova Artigas.
Mobiliário modernista e pinturas de artistas brasileiros dialogam na exposição Além do Moderno, aberta recentemente na Casa Zalszupin, em São Paulo. Com curadoria do jornalista Antonio Gonçalves Filho, a mostra ocupa diferentes ambientes da casa e tem como inspiração o livro Além do Apenas Moderno de Gilberto Freyre.
LEIA TAMBÉM: 5 CASAS DE ARQUITETOS RENOMADOS PARA CONHECER EM SÃO PAULO
Foto: Ruy Teixeira
Entre os artistas representados estão Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Milton Dacosta, além dos contemporâneos Cássio Michalany, Eduardo Sued, Paulo Pasta e Rodrigo de Castro. A ideia da exposição é discutir a reverberação de movimentos artísticos históricos, em especial o construtivismo, na pintura brasileira contemporânea.
Na curadoria de design, aparecem profissionais pioneiros do modernismo no Brasil. Há peças de Gregori Warchavchik, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, Lasar Segall, Joaquim Tenreiro, Oswaldo Bratke, João Batista Vilanova Artigas e Jayme Fonseca Rodrigues.
leia também: LIVRO REÚNE TAPEÇARIAS DE BURLE MARX CRIADAS ENTRE 1950 E 1980
A Casa Zalszupin tem projeto assinado pelo arquiteto Jorge Zalszupin (1922-2020) e, desde 2021, abriga exposições de arte e design.
Foto: Ruy Teixeira
Além do Moderno: até 22 de fevereiro de 2025, na Casa Zalszupin, na Rua Doutor Antônio Carlos de Assunção, 138, Jardim América, São Paulo. De terça à sexta, das 10h30 às 16h, e sábado, das 14h às 17h. As visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site. Entrada gratuita.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes