Casa de Jorge Zalszupin é aberta ao público
Residência onde arquiteto modernista viveu por seis décadas é palco da exposição organizada pela ETEL, com mobiliário assinado por ele.
A partir desta quarta-feira (9.6), você pode conferir de perto – ou virtualmente, se preferir – uma autêntica residência moderna, recheada com móveis igualmente modernistas. Trata-se da casa em São Paulo onde o arquiteto e designer Jorge Zalszupin viveu nas últimas seis décadas, até morrer, no ano passado, aos 99 anos.
Batizada de (Entre)tempos: Tributo a Jorge Zalszupin, a ocupação é uma iniciativa da ETEL, marca dedicada ao mobiliário brasileiro, e tem curadoria de Lissa Carmona com co-autoria do Studio MNMA.
Assim como a casa, todos os móveis e obras de arte em exibição são assinados pelo arquiteto, que nasceu na Polônia e se mudou para o Brasil em 1945. Algumas peças são do acervo pessoal de Zalszupin e trazem as marcas do tempo, outras são reedições originais da coleção ETEL, editora oficial do designer. Com curvas limpas e ângulos precisos, suas peças tem um quê de origami, como a célebre mesa de centro Pétala, feita de pau ferro (na foto acima, que mostra também o marcante teto curvo de pinho de riga do imóvel).
A visita à exposição é gratuita e pode ser feita de forma presencial, mediante agendamento, até o dia 30 de junho. Até domingo (13.6), será possível também conferir a ocupação virtualmente, como parte da programação da SP-Arte Viewing Room, feira de arte que este ano é realizada novamente em formato digital.
A casa e as criações da Salszupin: linhas precisas sobre o piso de jacarandá.Foto: Ruy Teixeira
Foto: Ruy TeixeiraAlém dos móveis, a exposição traz também algumas obras de arte assinadas por Salszupin.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes