Flores, pedras e espaço inspiram coleções de tapetes

Coleções de tapetes assinadas por designers como Patricia Urquiola, Fabiana Queiroga e Érico Gondim remetem a características da natureza.


Coleção de tapetes: na foto, exemplar da Tapetah.
Tapete Topografia, de Kesley Santiago, para a Tapetah. Foto: Marco Antônio



Geografia, vegetação e outras formas naturais inspiram coleções de tapetes lançadas por diferentes marcas. Na Tapetah, a linha Abraça Brasil Minhas Origens convidou artistas e designers dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, para criarem peças que remetessem às suas origens.

LEIA TAMBÉM: Mauricio Arruda inaugura loja de design autoral, peças garimpadas e artesanato

O designer Érico Gondim, por exemplo, criou o tapete Peroba, desenvolvido a partir dos desenhos e cores das falésias do litoral cearense. Kesley Santiago assina a peça Topografia, para evocar a geografia do estado de São Paulo. O estúdio Mula Preta, do designer André Gurgel e do arquiteto Felipe Bezerra, se baseou nas dunas de Natal para criar a peça Genipabu.

A seguir, confira mais linhas:  

Decoralle

Coleções de tapetes: peça Camadas, de Pedro Galaso.

Tapete Camadas, de Pedro Galaso, para a Decoralle. Foto: Divulgação

A linha Terra em Tramas, da Decoralle, une os artistas e designers Fabiana Queiroga, Pedro Galaso e Victor Leite na criação de tapeçarias repletas de referências na natureza. Galaso, por exemplo, criou Camadas, inspirado nas composições do solo.  

By Kamy

Tapete Hematita, da By Kamy.

Tapete Hematita, da By Kamy. Foto: Divulgação

A natureza também é trabalhada em novas coleções da By Kamy, que reproduzem características de pedras. Entre elas, há Hematita, inspirada na aparência metálica do mineral. Para chegar a esse efeito, inseriram pontos claros no tapete, que evocam o brilho natural da pedra. Na coleção Kilim Karabagh, recentemente expandida, flores se destacam sobre listras.

cc-tapis

Coleções de tapetes: nova peça de Patricia Urquiola para cc-tapis.

Tapete da coleção M'ama non m'ama, de Patricia Urquiola, para a cc-tapis. Foto: Divulgação

Flores e a remoção de suas pétalas na brincadeira “bem me quer, mal me quer” serviram como inspiração para a nova linha de tapetes da italiana cc-tapis com Patricia Urquiola. Para a coleção M’ama non m’ama, a designer espanhola usou linho ao criar as formas orgânicas.

LEIA TAMBÉM: ARTE E MATERIALIDADE: 7 DESIGNERS QUE REDEFINEM MATÉRIAS-PRIMAS

Paola Müller x Michell Lott

Coleções de tapetes têm inspirações em formas naturais. Na foto, linha de Paola Muller e Michell Lott.

Peças da coleção Imensidão, de Paola Müller e Michell Lott. Foto: Divulgação

A designer Paola Müller e o diretor criativo Michell Lott desenvolveram tapetes para a linha Imensidão, inspirada no infinito do cosmos e repleta de estrelas e nebulosas. Lançada durante a DW! 2024 deste ano, as peças serão apresentadas na Design Miami, em dezembro. 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes