Flores, pedras e espaço inspiram coleções de tapetes
Coleções de tapetes assinadas por designers como Patricia Urquiola, Fabiana Queiroga e Érico Gondim remetem a características da natureza.
Geografia, vegetação e outras formas naturais inspiram coleções de tapetes lançadas por diferentes marcas. Na Tapetah, a linha Abraça Brasil Minhas Origens convidou artistas e designers dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, para criarem peças que remetessem às suas origens.
LEIA TAMBÉM: Mauricio Arruda inaugura loja de design autoral, peças garimpadas e artesanato
O designer Érico Gondim, por exemplo, criou o tapete Peroba, desenvolvido a partir dos desenhos e cores das falésias do litoral cearense. Kesley Santiago assina a peça Topografia, para evocar a geografia do estado de São Paulo. O estúdio Mula Preta, do designer André Gurgel e do arquiteto Felipe Bezerra, se baseou nas dunas de Natal para criar a peça Genipabu.
A seguir, confira mais linhas:
Decoralle
Tapete Camadas, de Pedro Galaso, para a Decoralle. Foto: Divulgação
A linha Terra em Tramas, da Decoralle, une os artistas e designers Fabiana Queiroga, Pedro Galaso e Victor Leite na criação de tapeçarias repletas de referências na natureza. Galaso, por exemplo, criou Camadas, inspirado nas composições do solo.
By Kamy
Tapete Hematita, da By Kamy. Foto: Divulgação
A natureza também é trabalhada em novas coleções da By Kamy, que reproduzem características de pedras. Entre elas, há Hematita, inspirada na aparência metálica do mineral. Para chegar a esse efeito, inseriram pontos claros no tapete, que evocam o brilho natural da pedra. Na coleção Kilim Karabagh, recentemente expandida, flores se destacam sobre listras.
cc-tapis
Tapete da coleção M'ama non m'ama, de Patricia Urquiola, para a cc-tapis. Foto: Divulgação
Flores e a remoção de suas pétalas na brincadeira “bem me quer, mal me quer” serviram como inspiração para a nova linha de tapetes da italiana cc-tapis com Patricia Urquiola. Para a coleção M’ama non m’ama, a designer espanhola usou linho ao criar as formas orgânicas.
LEIA TAMBÉM: ARTE E MATERIALIDADE: 7 DESIGNERS QUE REDEFINEM MATÉRIAS-PRIMAS
Paola Müller x Michell Lott
Peças da coleção Imensidão, de Paola Müller e Michell Lott. Foto: Divulgação
A designer Paola Müller e o diretor criativo Michell Lott desenvolveram tapetes para a linha Imensidão, inspirada no infinito do cosmos e repleta de estrelas e nebulosas. Lançada durante a DW! 2024 deste ano, as peças serão apresentadas na Design Miami, em dezembro.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes