Mauricio Arruda inaugura loja de design autoral, peças garimpadas e artesanato

MAU, de Mauricio Arruda, funcionará junto à marca de roupas Retropy e o restaurante Cuscuz da Irina, em Santa Cecília.


Na foto, Maurício Arruda, Irina Cordeiro, do Cuscuz da Irina, e Rafael de Oliveira, da Retropy.
Na foto, Maurício Arruda, Irina Cordeiro, do Cuscuz da Irina, e Rafael de Oliveira, da Retropy. Foto: Ian Rassari



Uma loja de design assinado, peças garimpadas e artesanato brasileiro. Essa é a base da nova empreitada do arquiteto e designer Mauricio Arruda, que será aberta nesta quarta (20.11), em Santa Cecília, na região central de São Paulo. Batizado de Mauricio Arruda Casa (MAU), o espaço será compartilhado com a marca de roupas Retropy e o restaurante Cuscuz da Irina, focado na culinária nordestina, e com menu assinado pela chef potiguar Irina Cordeiro.

“É um sonho antigo abrir a loja”, disse Arruda. “Eu desenho produtos desde 2010. De lá para cá, desenvolvi sempre para várias empresas brasileiras, como Tok&Stok, Lider Interiores e Lumini. A ideia sempre foi juntar esses produtos num mesmo lugar.”

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A RETROPY, MARCA DE ALMA E ESTILO CARIOCA E MUITA VERDADE

Entre as peças assinadas, estão previstas reedições de linhas passadas. “Por exemplo, produtos que foram vendidos pela Tok&Stok e saíram de linha voltaram a ser fabricados ou estão sendo reeditados com outras cores, novas dimensões e processos produtivos”, explica. 

Sobre itens garimpados – muito presentes em projetos de arquitetura e interiores do escritório de Arruda, o Todos Arquitetura –, ele conta que terá também peças não assinadas, todas restauradas e prontas para levar para casa. “Tem desde copo até sofá Sergio Rodrigues”, disse.

Maurício Arruda abre loja em Santa Cecília com garimpo, design assinado e artesanato brasileiro.

Foto: Ian Rassari

LEIA TAMBÉM: PINTURAS E DESIGN MODERNISTA DIALOGAM EM EXPOSIÇÃO NA CASA ZALSZUPIN

Outro ponto importante será a comercialização de artesanato brasileiro. “Nos últimos anos, tenho feito algumas viagens para conhecer pessoalmente os artesãos, em Alagoas, Bahia, Minas Gerais, agora estou indo para o Ceará. A minha ideia é desenvolver (projetos) junto a esses artesãos e fazer uma curadoria.” A MAU contará ainda com esculturas, painéis e cerâmicas da Oficina Francisco Brennand.

“A minha ideia foi me juntar com outras pessoas para criar esse espaço que falasse não só de casa, mas de moda e comida”, disse. “Nós (Arruda, Rafael de Oliveira, da Retropy, e Irina Cordeiro) temos experiências diferentes de Brasil. Falamos, nas nossas marcas, de um Brasil que não é caricato. A loja é muito tropical, otimista, solar, colorida. Queremos fazer coisas que não são genéricas.”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes