Tons terrosos: 7 inspirações para decorar a casa na paleta outonal
As temperaturas amenas chegaram e pedem ambientes mais acolhedores. Confira como aplicar marrons calorosos e ocres luminosos na decoração.

Aposta de especialistas em cores e fabricantes de tintas, os tons terrosos, dos neutros quentes às matizes intensas e sofisticadas, são uma forte tendência para decorar a casa em 2025, seja para colorir as paredes, seja para incluir pontos de cor em móveis, objetos ou acessórios. E eles têm tudo a ver com a estação recém-chegada, afinal, a paleta outonal remete a nuances terracotas e iluminadas vinculadas à natureza, das folhas secas, ocres e alaranjadas aos raios de sol dourados. E também aos momentos de aconchego em casa, acompanhados de chocolates quentes e doces com canela, com seus tons de marrom, baunilha e caramelo.
Não por acaso eleita cor do ano pela Pantone, a Mocha Mousse é uma combinação que mescla as nuances do café mocha com o cacau da mousse de chocolate. Ligada à macrotendência do quiet luxury, ela simboliza a busca por conforto e calor sensorial. Na mesma linha, a Marrom-luxo, uma das três cores escolhidas pela Suvinil para 2025, é sofisticada, quente e intensa – e homenageia os tons duradouros da natureza. Já a Chocotino e a Saudades da Roça, da Sherwin-Williams, fazem parte da cápsula de cores definida pela marca, sendo a primeira um marrom sóbrio e clássico e, a segunda, uma combinação que lembra o tom da canela. Indicada pela Coral, a cor Curry Dourado é um amarelo aconchegante, como a luminosidade dourada dos raios solares outonais. Tal qual a Torres Vedras, um ocre caloroso eleito como principal tendência pela Lukscolor.
Leia também:
Mocha Mousse é a cor do ano, segundo a Pantone
Para mergulhar nas possibilidades e combinações que os tons terrosos e outonais oferecem, selecionamos algumas inspirações com as cores do ano citadas e outras opções para aplicar as nuances de marrons, ocres e caramelos nos ambientes.
Marrom neutro, contemporâneo e acolhedor
Foto: Instagram/@aloninteriors
Boa opção para quem gosta de tons neutros médios, os marrons cremosos, que lembram a mistura de café, leite e chocolate da cor 17-1230 batizada pela Pantone como Mocha Mousse, são um bom ponto de partida. Trazem aconchego e combinam facilmente com diversos estilos de decoração e materiais claros, como o linho e itens de madeira natural.
Um amarelo dessaturado e outonal para decorar a casa
Foto: Instagram/@mauricioarruda | Maura Mello
Escolhida para destacar uma das paredes da sala do sítio do arquiteto Maurícia Arruda, a Curry Dourado, cor do ano da Coral, ficou suave junto da parede bege ao lado – uma escolha certeira do profissional, já que amarelos, por si só, possuem bastante luminosidade. Para compor o restante do ambiente, o arquiteto adotou a paleta quente terrosa e elementos naturais nos móveis, objetos e acessórios.
Leia também:
Cor de parede: inspire-se em 7 ideias e combinações certeiras
Uma nuance doce para levar aconchego aos espaços
Foto: Instagram/@sherwinwilliamsbr
O tom Saudades da Roça, escolhido pela Sherwin-Williams para 2025, remete ao campo e ao fazer artesanal. Ao mesmo tempo, também vai em direção aos tons orgânicos luxuosos, como define a marca. A cor lembra tons de açúcar queimado, doce de leite e canela, sendo uma boa escolha para levar acolhimento aos espaços. Caloroso, o marrom médio vai bem tanto em ambientes de estilo rústico, combinado a cerâmicas e fibras naturais, como em propostas contemporâneas, ao lado de peças de couro e itens de tons sóbrios.
Base neutra e toques terrosos nos acessórios para decorar a casa
Foto: Instagram/@figaarquitetura
Nesta sala de estar com projeto assinado pela arquiteta Roberta Iervolino, do escritório Figa Arquitetura, as superfícies e a peça de maior volume, o sofá, são neutras e claras, enquanto os tons terrosos aparecem salpicados nas almofadas, na manta sobre o pufe e no revestimento de couro da poltrona Mole, ao fundo, com design de Sergio Rodrigues. Uma alternativa prática para quem gosta de decorar a casa com um clima diferente a cada estação.
Leia também:
O Brasil de Sergio Rodrigues
Tom terracota nos móveis: o sofá se destaca no espaço
Foto: Instagram/@_formabruta | Ruy Teixeira
Neste projeto da arquiteta Carolina Maluhy para o showroom de uma loja, o sofá Tubo, assinado pelo estúdio de design Forma Bruta, exibe um tecido terracota que reveste sua estrutura, composta por cilindros. O tom se harmoniza com as demais nuances neutras do ambiente e forma uma interessante composição com o azul-acinzentado do pufe e das bolinhas do tapete de recortes curvos.
Tom ocre que remete aos pigmentos de tempos passados
Foto: Instagram/@lukscolortintas
Inspirada pelo movimento da passagem do tempo e pela tonalidade de pigmentos antigos oriundos do óxido de ferro, a cor Torres Vedras, eleita pela Lukscolor para este ano, é um amarelo ocre que reflete luminosidade. A cor, que remete aos tons orgânicos, das pedras de construções antigas e às argilas de tonalidade amarelada, é uma excelente opção para quem quer levar luz e destaque para as superfícies através das nuances douradas da paleta outonal.
Intenso, um marrom quente que é pura sofisticação
Foto: Instagram/@ohmadesign
Para espaços com décor de personalidade, a paleta de marrons médios e escuros avermelhados garante profundidade para as superfícies e destaca móveis e objetos claros, como nessa proposta assinada pelo escritório de arquitetura Ohma Design com a cor Marrom Luxo, da Suvinil. Dica: nuances assim se combinam lindamente com azuis acinzentados e verdes dessaturados, que promovem um interessante contraste com o fundo sólido.
Leia também:
Como adicionar cores e desenhar formas na parede transforma o ambiente
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes