6 exposições em São Paulo para visitar em novembro

Mostras individuais dos artistas Antonio Obá, Nádia Taquary e Luiz Zerbini integram seleção de exposições em São Paulo.


exposições em São Paulo
Exposições em São Paulo: Mendes Wood DM abre individual do artista Antonio Obá. Foto: Gui Gomes / Divulgação



Artistas como Antonio Obá, Nádia Taquary e Luiz Zerbini aparecem na programação de exposições em São Paulo para visitar no mês de novembro. Entre as mostras, há Nascimento, na Mendes Wood DM, com obras inéditas de Obá, que refletem sobre a ideia de sorte. Já Nádia leva esculturas para o Sesc Belenzinho, na individual Ònà Irin: caminho de ferro. Há ainda a mostra de longa duração Brasil das múltiplas faces, no Itaú Cultural, que marca a inauguração do novo espaço expositivo da instituição. 

A seguir, confira sugestões de exposições em São Paulo:

LEIA TAMBÉM: ALVA DESIGN INAUGURA GALERIA DE MOBILIÁRIO E OBJETOS EM BELO HORIZONTE

Nascimento

exposições em São Paulo

Detalhes da instalação Ka’a porá, de Antonio Obá. Foto: Gui Gomes / Divulgação

Pinturas, desenhos e esculturas do brasiliense Antonio Obá integram exposição na galeria Mendes Wood DM. Com obras inéditas, a mostra aborda a ideia de sorte, seja como prece ou rituais. Ela trata ainda da investigação do artista sobre a construção da identidade nacional, suas contradições e influências. Entre os destaques, há a instalação Ka’a porá (2024), formada por esculturas de pernas humanas e árvores.

Nascimento: até 28 de fevereiro de 2026, na galeria Mendes Wood DM, na Rua Barra Funda, 216, Barra Funda. De segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. Entrada gratuita. 

 

Ònà Irin: caminho de ferro

exposições em São Paulo

Sesc Belenzinho recebe mostra de Nádia Taquary. Foto: Thales Leite / Divulgação

Obras de diferentes momentos da trajetória da artista baiana Nádia Taquary estão expostas no Sesc Belenzinho. São 22, ao todo, entre esculturas, instalações e vídeo, que abordam ancestralidade e a força feminina negra. Com curadoria de Amanda Bonan, Ayrson Heráclito e Marcelo Campos, a montagem foi pensada para conduzir o público por uma travessia simbólica que entrelaça criação, tempo e energia.  

Ònà Irin: caminho de ferro: até 22 de fevereiro de 2026, no Sesc Belenzinho, na Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho. De terça a sábado, das 10h às 21h, e domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

 

Kwir Nou Exist: Nós queer existimos

exposições em São Paulo

Foto: Divulgação

Após passagem pelo Rio de Janeiro, a exposição do casal de fotógrafos Raya Martigny e Édouard Richard chega ao MIS com 40 imagens e um vídeo sobre a população LGBTQIAPN+ da Ilha da Reunião, território francês no Oceano Índico. O evento integra a programação do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade. 

Nós queer existimos: de 13 a 23 de novembro, no Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158, Jardins. De quarta a sexta, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 20h, e, aos domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita. 

 

Vagarosa luminescência voadora

exposições em São Paulo

Obra A noite dos vagalumes, de Luiz Zerbini. Foto: Pat Kilgore / Divulgação

A nova mostra do artista paulistano Luiz Zerbini na galeria Fortes D’Aloia & Gabriel reúne sua investigação sobre cor, luz e ritmo, a partir dos fenômenos da natureza. A exibição conta com escultura e pinturas que retratam cupinzeiros do Cerrado brasileiro .

Vagarosa Luminescência Voadora: até 24 de janeiro de 2026, na galeria  Fortes D’Aloia & Gabriel, na Rua James Holland 71, Barra Funda. De terça a sexta, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 18h. Entrada gratuita. 

 

Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito

exposições em São Paulo

Foto: David Barkan / Divulgação.

A carpintaria japonesa é tema de nova mostra na Japan House São Paulo, com exemplares de diferentes técnicas e estilos. A exposição conta com uma réplica em escala real da Casa de Chá Sa-an, do templo Daitoku-ji Gyokurin-in, de Quioto, exemplares de ferramentas tradicionais e uma instalação imersiva, para os visitantes se sentirem dentro de uma floresta. A curadoria é de Marcelo Nishiyama, diretor associado e curador-chefe do museu japonês Takenaka Carpentry Tools.

Mestres da carpintaria: até 5 de abril de 2026, na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, 52, Bela Vista. De terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Entrada gratuita. 

 

Brasil das múltiplas faces

exposições em São Paulo

Foto: André Seiti / Divulgação

Com 185 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, a exposição de longa duração inaugura o novo espaço do Itaú Cultural, com acervo da instituição. Ela conta com trabalhos de Di Cavalcanti, Guignard, Hélio Oiticica, Alfredo Volpi, Ivan Serpa, Rosana Paulino, Mira Schendel, Carmézia Emiliano, entre outros. A curadoria é assinada por Agnaldo Farias. 

Brasil das múltiplas faces: no 7º andar do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, Bela Vista. De terça a sábado, das 11h às 20h, aos domingos e feriados, das 11h às 19h. Entrada gratuita.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes