Portobello traz grandes criativos brasileiros para as suas linhas de 2023

A líder em revestimentos escalou nomes como Oskar Metsavaht, Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, Alex Atala e Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) para assinar projetos inovadores dentro da coleção Authentic.


Portobello 2



Moda, gastronomia, arquitetura: o Portobello Grupo reuniu alguns dos maiores talentos brasileiros de diferentes áreas de atuação para seus lançamentos de 2023. A coleção anual do conglomerado, batizada de Authentic, estreou na Expo Revestir, um dos mais importantes eventos do setor, dia 14.3, em São Paulo. Até o dia 17 de março, o público vai poder conferir as linhas assinadas por nomes como Patrícia Pomerantzeff (da Doma Arquitetura), Alex Atala, Oskar Metsavaht e a dupla Marcelo Rosembaum e Rodrigo Ambrósio, além de outras novidades em revestimentos e produtos de design, expostas no estande da Portobello, desenhado em uma colaboração com o arquiteto Giovani Bonetti, da MarchettiBonetti+ Arquitetura (cuja estrutura será 95% reaproveitada pela marca após o evento).

“Esse é o momento em que a gente exercita aquilo que há de mais importante na nossa estratégia, que é a inovação, o design e as soluções diferenciadas que fazem parte do nosso DNA”, declara o chairman do Portobello Grupo, Cesar Gomes Júnior.

 

Portobello Texto 3

 

Um dia antes da abertura da Expo Revestir, Oskar Metsavath participou de um talk com Alex Atala na Portobello Shop da alameda Gabriel Monteiro da Silva. Para falar sobre matéria_prima, sua segunda colaboração para a Portobello, o artista, designer e ativista propôs uma reflexão: “Se a gente está falando tanto de metaverso, de corrida espacial, acho que precisamos de um contraponto. Para alcançar um equilíbrio, fico com essa coisa da terra em mente. Por isso me debrucei sobre a argila”, disse. Metsavaht criou dois formatos de revestimento de 100% porcelanato que remontam à textura e às cores da argila, em sete tons diferentes: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. “O fio condutor do meu trabalho é a sinergia do trabalho humano, da mão humana, com a natureza, e esse projeto é mais uma representação disso”, arremata.

 

Portobello Texto 5

 

Já Atala levou sua expertise na gastronomia para criar a linha  A²to. “Acima de tudo, eu sou um cozinheiro”, disse. “O chef de cozinha é o cara que extrai da sua equipe o melhor resultado possível a partir de uma visão. A visão para esse projeto quem trouxe foi o cozinheiro, mas foi o chef de cozinha que trabalhou junto com a equipe da Officina Portobello para alcançar o resultado que vocês veem agora.” Os primeiros elementos dessa collab, que ainda será expandida, são uma bancada multifuncional para cozinha + uma churrasqueira compacta em estilo japonês. Na bancada, esconde-se um impressionante fogão de indução invisível – que, graças à tecnologia, não queima o usuário – e uma pia embaixo de um tampão removível.

 

Portobello Texto 2

 

Ainda sobre a cozinha, destaque para a parceria firmada com a Doma Arquitetura, de Patrícia Pomerantzeff, e a Officina Portobello. A DOMATECA é um sistema de design para a personalização inteligente desse espaço. Trata-se de uma biblioteca de módulos componíveis que são definidos conforme as necessidades e desejos de cada cliente. Algo como uma cozinha couture: feita sob medida com as cubas, bordas, acessórios selecionadas a dedo para uma bancada perfeita.

 

Portobello Texto g

 

Por fim, a linha Solar, de revestimentos cerâmicos, leva a assinatura dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio. A dupla – referência máxima em design sustentável no Brasil – se une à Portobello para dar continuidade ao projeto Sururu: Conchas que Transformam, iniciado com o Cobogó Mundaú, elemento vazado produzido a partir da casca do sururu, molusco patrimônio imaterial de Alagoas. Inspirados pelo brutalismo de Lina Bo Bardi, eles misturam as conchas ao cimento para criar efeitos ripados e lineares de cores solares. 

Vale dizer que a coleção da Portobello para 2023 não se limita às linhas assinadas. Já estão disponíveis nas lojas da marca as linhas Alpissimi (que reproduz o mármore verde do Vale d’Aosta), Avantgarde (uma recriação em porcelanato da textura do carvalho), Modernistas (composta por réguas em concreto natural e pigmentado), Bloomy (caracterizada por uma fusão entre a delicadeza do mármore e a contemporaneidade do cimento), Borghini Viola (que reproduz o mármore com veios orgânicos que tendem ao círculo e em tom burgundy) e Creta (de cimento artesanal pigmentado com matizes que variam em intensidade).

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes