7 boas soluções para imprimir estilo em estúdios e apartamentos pequenos
A metragem reduzida destes imóveis não é um impeditivo para criar ambientes charmosos e cheios de personalidade.

Eles são um desafio para arquitetos, designer de interiores e moradores – afinal, cada centímetro disponível em estúdios e apartamentos pequenos tem de ser aproveitado da melhor maneira possível, quase como um quebra-cabeça. Principalmente nos estúdios, que configuram um espaço integrado de até 20m2, sem divisórias, com exceção apenas do banheiro. Nesses imóveis, a grande dificuldade é setorizar os ambientes sem perder amplitude ou área de circulação. Já nos apartamentos pequenos, com metragem máxima de 50 m2, a tarefa muitas vezes é acomodar dois ou mais moradores com conforto e pensar na melhor distribuição para o uso dos espaços no dia a dia.
Mas isso não quer dizer que nos projetos só o aspecto funcional importa. Ao contrário:é possível imprimir estilo, beleza e afeto na decoração dessas moradas. Para confirmar isso, confira abaixo algumas soluções charmosas para imóveis compactos.
Leia também:
5 ambientes estilosos de casas pequenas
Marcenaria setorizada e revestimento acolhedor
Para este estúdio de 20 m2, o escritório de arquitetura Estúdio Maré lançou mão de uma estrutura feita sob medida que setoriza, em três módulos na mesma parede, o guarda-roupa com porta de vidro canelado, a cozinha com frigobar, microondas e cooktop e a área de refeições com um banco encaixado no nicho. Outra boa solução que garantiu estilo e aconchego ao espaço foi a escolha do piso cerâmico, que proporcionou um clima de casa ao local.
Leia também:
7 dicas para ganhar espaço e organizar uma cozinha pequena
Apartamentos pequenos podem ter biblioteca, sim!
Foto: Instagram/@chayebparadis | Juan Jerez Studio
Com desenho que segue a parede inclinada do imóvel e contorna a viga que configura o mezanino, a estante deste duplex parisiense de apenas 25 m2 consegue acomodar muitos títulos em 20 nichos. Mesmo com tanto espaço de armazenamento, o móvel é praticamente absorvido pelo espaço, graças ao seu design e à monocromia do ambiente Da mesma forma, a escada de estrutura leve, feita de uma única peça de aço dobrado, se integra ao cenário. Projeto do escritório Chayeb & Paradis.
Cama com gavetões em estúdio
Foto: Instagram/@todosrquitetura | Maura Mello
Este estúdio com 18 m2 e entrada independente faz parte de um apartamento que totaliza 90 m2. Alinhado com as novas vertentes do morar, o projeto da Todos Arquitetura oferece uma opção prática para quem deseja alugar parte do imóvel sem perder a privacidade. Com estilo urbano e tons neutros, o quarto deste espaço tem um sofá-cama embutido em uma estrutura funcional, com gavetões inferiores para armazenamento.
Leia também:
7 dicas de decoração para quartos pequenos
Bancada de desenho leve integra visualmente os ambientes
Foto: Instagram/@studiomadera_sl
Neste apartamento de 40 m2 localizado em Madrid, a distribuição dos espaços ficou fluida graças ao projeto de design de interiores desenvolvido pelo Studio Madera. A equipe apostou em acessórios e mobiliário de design limpo e com pouco volume para compor os ambientes integrados. Um bom exemplo é a bancada que serve à cozinha e ao living – a peça configura uma península aberta, sem qualquer fechamento na parte inferior.
Apartamento pequeno com muito espaço de armazenamento
Foto: Instagram/@sone_workshop | Alexandre Linguanotto
Com 33 m2, este apartamento em Paris ganhou uma estrutura elevada que estabelece um armário alto junto da entrada, módulos com portas acima da bancada da cozinha e um espaço para acomodar a cama na parte superior, alcançado por uma escada com nichos. O elemento funcional, projetado pelo escritório Sõne Workshop, ficou charmoso com os vasinhos de plantas, que garantiram um toque orgânico ao volume de madeira com acabamento natural.
Estante multifuncional configura e separa os ambientes
Foto: Instagram/@conectarq | Guilherme Pucci
Assinada pelo escritório Conectarq, esta estante forma um elemento de divisão entre a sala e o home office. É uma boa solução para delimitar os ambientes, não só de apartamentos pequenos como de imóveis com metragem mais generosa. Além disso, a peça também oferece outros usos: acomoda um pequeno bar, um cantinho do café e tem espaço para plantas. E ainda permite a passagem de luz, graças ao seu desenho vazado e às portas de correr de vidro canelado instaladas atrás da peça.
Peças afetivas em destaque no apartamento pequeno
Foto: Instagram/@studio_92arquitetura
Se a metragem é enxuta, o melhor a fazer é aproveitar o espaço vertical. Foi isso que o escritório Studio 92 propôs para este cantinho de um apartamento compacto de 26 m2. Junto da janela, o acordeão e o violão da moradora foram acomodados cada um em um suporte diferente. E a composição ficou ainda mais charmosa com a minicostela-de-adão guiada para cima, com o intuito de também tirar proveito da superfície vertical.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes