3 receitas com milho que não podem faltar na sua festa junina
Milho é bom o ano inteiro, mas em junho tem um sabor ainda mais especial. Confira 3 receitas fáceis com esse ingrediente, perfeitas para alegrar o arraial em casa.
Não é por acaso que as festas juninas, que fazem o Brasil dançar de norte a sul, têm sabor de milho. Essa é uma tradição que vem de longe, trazida pelos portugueses – uma história que a gente já contou aqui e continua viva, seguindo o calendário do plantio e da colheita na roça. Assim que os dias consagrados a santo Antônio, são João e são Pedro vão chegando, os milharais estão prontinhos para fornecer aquelas espigas amarelinhas que a gente respeita.
O truque é colher quando os grãos ainda estão bem novinhos e macios, o chamado milho-verde, perfeito para fazer curau ou simplesmente cozinhar e roer direto da espiga. Depois que seca no pé, o milho também tem muita serventia – e como! É dos grãos durinhos que se faz a farinha que vira polenta, bolo e muitas outras gostosuras. As quatro receitas a seguir, duas doces e duas salgadas, foram criadas por chefs e confeiteiros craques em festas juninas. São ideias criativas para dar uma variada no menu do arraial – e podem reaparecer à mesa em outras ocasiões, seja ou não dia de festa.
Receita de cumbuca cremosa de milho e parmesão
Na festa junina ou na mesa de todo dia, a cumbuca de milho é um sucesso. Foto: Ana Bacellar
Foto: Ana Bacellar
“Essa receita fica bem fofinha por dentro, com a superfície crocante e dourada. Preparo em refratário, para compartilhar, ou em potinhos individuais. Quando está na época, uso milho fresco, mas grãos congelados ou em conserva também funcionam. O creme de leite fresco deixa a textura mais aveludada, mas também dá para usar de caixinha ou de lata.”
Helô Bacellar, autora do portal Na cozinha da Helô
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Ingredientes
25 g de manteiga
1 cebola média em cubinhos
2 xícaras de milho verde bem macio (340 g)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 ovos
1 xícara de creme de leite (240 ml)
1/3 de xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
Noz-moscada ralada a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Manteiga pra untar
1/3 de xícara de parmesão ralado
Modo de fazer
1. Derreta a manteiga numa panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte o milho, sal e pimenta, espere aquecer e retire do fogo.
2. Mantenha metade do refogado na panela e bata o restante no liquidificador, com os ovos, o creme de leite, a farinha, o fermento, sal, pimenta e noz-moscada, até obter um creme quase liso.
3. Junte o creme ao refogado não batido, misture a salsinha e reserve.
4. Unte o refratário, ou potinhos, com manteiga e polvilhe com metade do parmesão.
5. Disponha o creme nos recipientes, polvilhe com a outra parte do parmesão e asse em forno preaquecido a 180ºC, por mais ou menos 30 minutos, até dourar e firmar (espete um palito e veja se sai limpo). Sirva quente.
Receita de polentas coloridas
O efeito visual compensa o trabalhinho extra de colorir a polenta. Foto: Ana Bacellar
“Para essa brincadeira, a gente precisa de polenta básica de fubá branco e ingredientes que dão cor. Pode ser parmesão ou outro queijo, abóbora, tomate, pimentão vermelho, couve, cenoura, espinafre, azeitonas verdes ou pretas, beterraba… E dá para aproveitar sobras de refogados do dia a dia.”
Helô Bacellar, autora do portal Na cozinha da Helô
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 3 horas
Ingredientes
Polenta
2 litros de água fria (ou caldo de legumes ou frango)
2 xícaras de fubá branco (300 g)
1 colher (sopa) de sal
Azeite de oliva extravirgem
Flor de sal para finalizar
Beterraba
2 beterrabas médias, sem casca, em cubos grandes
1 folha de louro
1 dente de alho inteiro, com casca
Azeite de oliva
Sal a gosto
Abóbora
1 ½ xícara de abóbora em cubos grandes e sem casca
2 ramos de tomilho
1 dente de alho inteiro, com casca
Azeite de oliva
Sal a gosto
Pimentão vermelho
1 pimentão vermelho pequeno inteiro
Couve
4 folhas de couve sem o talo grosso, rasgadas
1 dente de alho picadinho
Azeite de oliva
Sal a gosto
Queijo
1 xícara de queijo ralado grosso ou em cubinhos
Tomate
1 xícara de tomates assados com azeite, sal, alho e tomilho
Modo de fazer
1. Numa panela grande, aqueça a água (ou caldo) com o fubá e o sal. Mexa sem parar até dissolver e começar a engrossar.
2. Diminua o fogo, tampe a panela e, de 10 em 10 minutos, destampe, mexa com uma colher de pau, tampe de novo e cozinhe até que a polenta esteja lisa, cremosa, descolando da panela, sem gosto de fubá cru. Serão uns 30 minutos no total. Reserve.
3. Aqueça o forno a 180ºC para preparar a beterraba, a abóbora e o pimentão – os três podem ser assados ao mesmo tempo.
4. Corte um quadrado de 30 cm de papel-alumínio e, no centro, coloque a beterraba, o louro, o alho inteiro e sal. Regue com azeite e feche como uma trouxinha. Coloque numa assadeira média.
5. Em outra folha de papel-alumínio, coloque a abóbora, o tomilho, o alho, o louro, sal e regue com azeite. Feche e coloque ao lado da trouxa da beterraba.
6. Coloque o pimentão em outra assadeira ou refratário e leve tudo ao forno, por 45 minutos, até que estejam bem macios.
7. Abra a trouxa de abóbora, descarte as ervas murchas e o alho e bata no liquidificador, com 1/6 da polenta, até obter uma pasta lisa. Ajuste o sal. Faça o mesmo com a beterraba. Reserve.
8. Quando sair do forno, o pimentão estará com a pele escura e queimada. Coloque num saco plástico e feche com um nó, para abafar. Quando esfriar, abra o saco e solte a pele. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e filamentos e bata no liquidificador, com 1/6 da polenta. Ajuste o sal. Reserve.
9. Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande e junte o alho picado para temperar a couve. Quando perfumar, acrescente as folhas rasgadas, sal e retire do fogo assim que murchar. Bata no liquidificador com 1/6 de polenta branca e ajuste o sal.
10. Coloque o queijo numa tigela e misture 1/6 da polenta branca e acerte o sal. Faça o mesmo com os tomates assados.
11. Disponha as polentas em tigelas grandes ou faça uma degustação, usando copinhos. Na hora de servir, finalize com um fio de azeite e flor de sal.
Receita de muffin de fubá com goiabada
O bolo de fubá com goiabada ganha charme em versão míni. Foto: Divulgação
“Para nós, da Ghee Banqueteria, as festas juninas são a principal data depois do Natal. As pessoas amam tanto esses menus temáticos que eles vão além de junho e viram festas julinas também – o delivery do kit junino vai com comidinhas doces e salgadas, adereços para decorar a mesa e até biribinhas para divertir as crianças.”
Oghan Teixeira, sócio da Ghee Banqueteria
Rendimento: 50 unidades
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 xícara de fubá mimoso
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
200 g de goiabada cascão em cubinhos
Forminhas para cupcake
Modo de fazer
1. Bata todos os ovos, o óleo e o leite no liquidificador.
2. Despeje a mistura em uma tigela, acrescente cuidadosamente o fubá, a farinha, o açúcar e o sal. Misture bem com um batedor de arame até formar uma massa homogênea. Acrescente por último o fermento em pó e incorpore lentamente.
3. Abra as forminhas em uma assadeira especial para cupcakes, com cavidades, e despeje a massa até a metade. Cubra com os quadradinhos de goiabada.
4. Asse em forno preaquecido a 180ºC até dourar. Sirva os muffins mornos ou em temperatura ambiente.
Receita de muffin de fubá com goiabada
Bolinho de milho delicioso, ideal para festas juninas
Tipo: sobremesa
Culinária: brasileira
Palavras-chave: festa junina milho muffin bolinho receita fácil
Rendimento da receita: 50
Tempo de preparo: PT30M
Tempo de cozimento: PT30M
Tempo total: PT1H
Ingredientes da receita:
- 3 ovos 1 xícara de óleo 1 xícara de leite 1 xícara de fubá mimoso 1 xícara de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 pitada de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó 200 g de goiabada cascão em cubinhos Forminhas para cupcake
Instruções da receita: 1. Bata todos os ovos, o óleo e o leite no liquidificador.2. Despeje a mistura em uma tigela, acrescente cuidadosamente o fubá, a farinha, o açúcar e o sal. Misture bem com um batedor de arame até formar uma massa homogênea. Acrescente por último o fermento em pó e incorpore lentamente.3. Abra as forminhas em uma assadeira especial para cupcakes, com cavidades, e despeje a massa até a metade. Cubra com os quadradinhos de goiabada.4. Asse em forno preaquecido a 180ºC até dourar. Sirva os muffins mornos ou em temperatura ambiente.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes