5 motivos para conhecer Búzios
Com hospedagem de charme e ótimas opções gastronômicas, a Armação dos Búzios mantém sua alma de vilarejo de pescadores e continua a despertar paixões.
Badalação o ano inteiro, fama internacional, dezenas de opções de lojas e restaurantes: Búzios (RJ) tem tudo isso, mas, surpreendentemente, consegue manter a atmosfera de vilarejo que encanta turistas brasileiros e estrangeiros há décadas.
“Búzios continua a ser uma vila de pescadores, a vila do peixe com banana”, diz Thiago Azeredo, diretor comercial da Vila D’Este, um dos hotéis mais charmosos e emblemáticos da cidade. Combinação tradicional da cozinha caiçara, o peixe com banana citado por Thiago pode ser visto em diversos cardápios locais, nas mais diferentes versões: no Bar do Zé, por exemplo, o prato vem com passas e castanhas. No Rocka Restaurant & Beach Lounge, a banana-da-terra ganhou forma de purê e a companhia de uma farofa de castanha-do-pará.
Gaivotas rodeiam uma trainera de pescadores em Búzios. Foto: Patricia Oyama
Assim como o peixe com banana, a Armação dos Búzios incorporou ingredientes cosmopolitas, sem perder a sua essência, e se sofisticou desde que Brigitte Bardot atraiu os holofotes do mundo para lá.
Só a paisagem dessa península cercada por águas translúcidas e sempre fresquinhas, mesmo sob o sol escaldante, já seria razão suficiente para incluir o destino no seu roteiro de viagem. Mas a cidade oferece muito mais. Aqui, listamos 5 motivos para conhecer Búzios.
1. Búzios é bacana o ano inteiro
Quando ir a Búzios? Quando você quiser! Localizada na Região dos Lagos, a cidade litorânea tem tempo bom o ano todo, com temperatura mínima por volta de 19º C, em julho, e máxima na casa dos 30º C, entre dezembro e março. Dezembro costuma ser o mês mais chuvoso, mas nada que impeça um passeio pela famosa Rua das Pedras, repleta de lojas e restaurantes.
Leia mais:
Búzios é boa de agito e melhor ainda na calmaria
Lojas bacanas, agito, praias: Búzios tem programa para todos. Fotos: Patricia Oyama
A escolha da data também vai depender da sua disposição para o agito. De sexta a domingo, feriados e datas festivas, Búzios é pura ferveção. De segunda a quinta, tudo fica bem mais sossegado – mas longe de ficar com aquela cara de cidade-fantasma-fora-de-temporada, com tudo fechado.
2. Gastronomia de primeira e hospedagem de charme
Cada vez mais a gastronomia de Búzios tem se tornado um atrativo para turistas: cozinha brasileira, tailandesa, mediterrânea, o cardápio é amplo. Entre tantas opções, um destaque é o Altto Ristorante e Lounge Bar. Com o chef Paulo Grobe no comando da cozinha, o restaurante oferece um menu italiano com toques brasileiros, além de ótimos drinques clássicos e autorais. A entrada de ostras crocantes e o tortelli de lagosta são de ficar na memória (e fazer esta repórter suspirar de saudades). Na sobremesa, a rabanada caramelizada servida com sorvete de canela é nada menos do que imperdível.
Rabanada caramelizada e tortelli de lagosta do Altto. Fotos: Patricia Oyama
O Altto fica na Vila D’Este, também um destaque de Búzios – nesse caso, no quesito hospedagem. Com 30 anos completados em 2022, o hotel tem apenas 20 suítes e a qualidade rara de fazer o hóspede se sentir em casa. O clima acolhedor é reforçado pelo staff simpático e atencioso e pela decoração toda pensada pela própria dona do lugar, Bárbara Ronchi, que garimpa objetos pelo Brasil e pelo mundo.
Vila D'Este: charme e clima de casa na praia. Foto: Marcelo Ísola
Deck para tomar bons drinques e curtir a vista na Vila D'Este. Foto: Marcelo Ísola
Cada uma das suítes é única – duas delas têm jacuzzis em frente ao mar. A localização da Vila D’Este, por sinal, no alto de um morro pertinho da famosa estátua de Brigitte Bardot, é um dos seus pontos altos. A piscina climatizada, com hidromassagem e ligação direta com a sauna, tem uma vista arrebatadora da praia da Armação – e é provavelmente o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol em Búzios.
A suíte master da Vila D'Este: jacuzzi particular e vista para a praia da Armação. Foto: Marcelo Ísola
3. Praias para todos os gostos
Com 26 praias, Búzios atende a todos os desejos praianos, de areias badaladas a prainhas reservadas com acesso só por barco. Há inclusive uma praia de nudismo, a Olho de Boi, no fim de uma trilha a partir da Praia Brava. Esta, por sua vez, é uma das favoritas dos surfistas e o endereço do restaurante e beach club Rocka, onde o chef argentino Gustavo Rinkevich impressiona com o sabor e a apresentação de seus pratos. Já a praia de João Fernandes, com águas calmas, é bastante procurada por famílias, assim como a da Tartaruga.
A versão do peixe com banana do Rocka, na Praia Brava. Fotos: Patricia Oyama
Búzios se orgulha muito da preservação de suas praias – por sinal, a cidade acaba de conquistar sua segunda Bandeira Azul, selo internacional de certificação da Foundation for Environmental Education (FEE). Para receber o título, é preciso atender a critérios de qualidade da água e limpeza da praia, entre outros. Em 2022, a Praia do Forno ganhou o selo e, em setembro, foi a vez das praias Azeda e Azedinha fincarem a sua Bandeira Azul.
4. As esculturas de Búzios
A mais famosa é a de Brigitte Bardot. Mas a escultura da atriz francesa, que se encantou com essa vila de pescadores nos anos 1960, é apenas uma entre várias outras que estão espalhadas por Búzios e viraram uma marca da cidade. As obras foram criadas pela escultora Christina Motta, que, além de reproduzir Bardot e o ex-presidente Juscelino Kubitschek em bronze, também fez esculturas de figuras anônimas, como as crianças brincando com um cachorro na Praça dos Ossos e os pescadores puxando uma rede na Orla Bardot – na contraluz, eles parecem reais e enganam os desavisados.
Brigitte Bardot e Juscelino Kubitschek em esculturas de Christina Motta. Fotos: Patricia Oyama
5. O táxi marítimo
Outra atração peculiar – e genial – de Búzios é o táxi marítimo. São pequenos barcos a motor que transportam turistas de uma praia a outra por preços camaradas. Perfeitos para quem quer a experiência de navegar pelas águas da Armação dos Búzios, mas não pretende reservar um passeio de escuna ou traineira. Os táxis marítimos, também chamados de táxis de água, partem da Praia dos Ossos e cobram de 10 a 35 reais por pessoa, dependendo do trajeto.
Táxi marítimo: passeio de barco a partir de 10 reais. Fotos: Patricia Oyama
Patricia Oyama viajou à Armação dos Búzios a convite da Vila D’Este.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes