9 dicas para manter a casa limpa e organizada
Comece o ano com tudo em ordem com essas táticas espertas para deixar cada coisa em seu lugar.
O ano virou e bateu aquela vontade de deixar a casa em ordem? Aproveite essa empolgação dos primeiros dias de 2026! Mas não deixe essa animação passar no decorrer dos meses.
Para manter a casa limpa e organizada até depois do Carnaval, da Páscoa e de todas as datas comemorativas que vêm por aí, é preciso que essa arrumação tenha um certo método. Confira a seguir nove dicas para fazer do seu lar um lugar prático e muito mais gostoso de se viver.
1. Por onde começar?
Identifique qual ambiente mais causa incômodo e faz você perder tempo na rotina, começando a arrumação por esse local. Pode ser o hall de entrada, que virou um amontoado de bolsas e casacos, por exemplo. Ou o armário do quarto, onde você perde minutos preciosos atrás da peça que quer usar no dia.
Só não vale iniciar pelo “quarto da bagunça”, pois você precisa primeiro abrir espaço no resto da casa antes de organizar o que está lá.
2. Sala sempre pronta para receber visitas
É verdade que existem pessoas que conseguem criar ambientes incríveis com dezenas de bibelôs, fotos, lembranças de viagem – uma mistura cheia de personalidade e milagrosamente sem pó. Se não for esse o seu caso, simplifique sua vida: aposte numa decoração clean, com poucos móveis na sala, e use um buffet para esconder louças e acessórios que costumam ficar espalhados.
Estabeleça um lugar fixo para itens como o controle remoto, chaves e carteira e acabe com aquela eterna busca no dia a dia.
3. Guarda-roupa, parte um: exercite o desapego
O inverno veio e foi embora, as estações viraram mais uma vez e aquela malha nem saiu do lugar. Hora de encarar os fatos: faça um filtro rigoroso para identificar o que você não usa há pelo menos dois anos e dê adeus a esses velhos companheiros.
Claro que você não precisa se desfazer daquela peça de estimação, mas ela não precisa ocupar um espaço funcional do dia a dia. Para itens de valor sentimental, crie uma caixa de recordações e guarde-a em outro ponto da casa.
4. Guarda-roupa, parte dois: divisões que fazem sentido para você

Foto: Instagram/@theorganizedlife
Setorizar suas roupas por categorias é a melhor maneira de facilitar a escolha do look de todo dia. A ideia é criar critérios que realmente funcionem na sua rotina, como separar roupas por ocasião (academia, trabalho ou lazer), por exemplo. Ou tipos de peça, como blusas de mangas longas, curtas e calças.
Dentro dessas divisões, vale até subdividir por cores e deixar na altura dos olhos o que você mais usa no dia a dia. Aproveite também para remanejar o armário conforme a estação, deixando as roupas leves à mão e armazenando os tecidos pesados. Use cabides padronizados e finos para ganhar espaço e aposte em divisórias de gaveta tipo colmeia para organizar as peças íntimas. Por fim, não esqueça de uma boa iluminação, garantindo que nada fique escondido no fundo do móvel.
Leia também:
Guarda-roupa, closet, arara: 10 ideias para se inspirar
5. Cozinha que dá gosto
Tenha sempre em mente: o acesso facilitado é um dos grandes aliados da casa limpa e organizada. Seguindo essa diretriz, organize os utensílios conforme a lógica de uso. Por exemplo, panelas e espátulas devem ficar perto do fogão. Já eletrodomésticos que não são usados a todo momento podem ficar no alto do armário, por exemplo. Suportes para temperos também ajudam a deixar sal e especiarias sempre à mão.
-
6. Despensa funcional

Foto: Chiara Guercio / Unsplash
Deixe os alimentos com a validade mais próxima sempre na frente para evitar desperdício – e prejuízos financeiros! Pelos mesmos motivos, separe os itens já abertos das embalagens fechadas. E, se identificar itens vencidos, não titubeie: mesmo com dor no coração, descarte. Separe os ingredientes por famílias, como grãos, massas e óleos. Ter essa divisão clara ajuda a manter o estoque enxuto e facilita a rotina.
Por fim, vale investir em potes herméticos transparentes e de formatos iguais, que facilitam o empilhamento e a visualização.
-
7. Banheiro: só o essencial
Primeira informação: o banheiro definitivamente não é o melhor lugar da casa para estocar produtos, então, a regra de ouro é deixar ali apenas o estritamente necessário. Mantenha na bancada e nos armários apenas o que você realmente utiliza todos os dias.
Bandejas são ótimas aliadas para agrupar cremes e frascos com organização. Já dentro dos armários, a dica é usar cestas organizadoras para separar tudo por categorias, como produtos para o rosto, corpo e cabelo. Evite guardar perfumes e maquiagem nesse ambiente, já que a variação de temperatura e a umidade podem alterar a fórmula desses itens.
Leia também:
6 ótimas ideias para decorar banheiro pequeno
-
8. Lavanderia não é bagunça
Só porque a lavanderia não costuma ser a ala nobre da casa não quer dizer que ela deva virar o cantinho da bagunça. Na verdade, ela tem um papel estratégico na limpeza da casa. Setorizar os produtos por finalidade ajuda muito na rotina. O ideal é separar o que é para lavar roupas, o que é para a limpeza geral da casa e aqueles itens de uso esporádico.
Lembre-se de separar também o que for de uso exclusivo do banheiro – vale ter uma cor de pano específica para esse cômodo. Ah, aquelas promoções de itens de limpeza no hipermercado podem ser tentadoras, mas tente manter um estoque enxuto, com no máximo dois itens de cada produto, para não atravancar o espaço de circulação.
-
9. Regra que vale para todos os cômodos de uma casa limpa e organizada
Defina um “endereço fixo” para cada objeto e adote a manutenção diária: se tirou algo do lugar, guarde assim que terminar de usar.
Fontes consultadas: Carol Rosa, Claudia Pilli, Cristiane Schiavoni, Danielle Dantas, Paula Passos e Karla Amadori.
Leia também:
10 dicas para a marmita perfeita
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes




