Guarda-roupa, closet e arara: 10 ideias para você se inspirar
Acesso fácil, desenhos modulares e truques de luz estão entre as soluções pensadas por arquitetos e designers para acomodar suas roupas e acessórios com estilo e funcionalidade.
O armário está abarrotado de roupas, mas você acha que não tem nada para vestir. Quem nunca? O problema, talvez, não seja de curadoria, mas de organização. Para solucionar essa questão, pedimos a ajuda de arquitetos e designers de interiores e selecionamos dez projetos bacanas para guarda-roupas, closets e araras. Inspire-se nessas ideias para todos os tamanhos de casa – e de bolso
Fechamento esperto
Foto: Luis Gomes
O arquiteto Bruno Moraes priorizou a economia de espaço neste projeto em São Paulo. Diante da cama, o armário ganhou uma porta de correr que, ao avançar, é capaz de ocultar a penteadeira e a TV. No outro lado, mais afastado da cama, o par de portas espelhadas abre-se da forma convencional.
Dupla função
Foto: Evelyn Müller
O painel com ripas horizontais desenhado pela arquiteta Marina Carvalho atua como cabeceira da cama e anteparo para o closet. Lá atrás, a marcenaria cinza dividida em nichos, cabideiros e gavetas guarda roupas e acessórios dos moradores. Sem limites muito definidos, o acesso lateral deixa parte do armário sempre à mostra.
Efeito Tetris
Foto: Monica Antunes
Vem do Studio Carlito e Renata Pascucci a ideia de um armário fluido, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com o passar do tempo. Ao combinar os nichos abertos com outros fechados, a dupla equilibrou o tanto de peças que fica à mostra com aquela baguncinha que é melhor manter escondida. O nome, Tetris, não poderia ser mais adequado.
Caixa divisora
Foto: Maíra Acayaba
O metalon pintado de azul estrutura o armário desenhado pelo Superlimão Studio para a suíte deste apartamento paulistano. Note que o volume também é o responsável por delimitar sutilmente a passagem do banheiro para o canto de dormir.
Espaço nobre
Foto: Rafael Renzo
Já reparou que as coisas mais importantes têm lugar especial no nosso closet? Pois a arquiteta Beatriz Quinelato materializou a máxima reservando um nicho para a caminha do pet. O tom de azul acinzentado do armário é outro ponto alto do projeto executado pela Florense.
Mix de gerações
Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio
Ao desenhar o closet de seu próprio endereço em Niterói, a arquiteta Amanda Miranda equilibrou a estrutura ampla (RWN Marcenaria), feita sob medida para a sua rotina, com a penteadeira antiguinha garimpada num antiquário em Itaipava.
Pode entrar
Foto: Guilherme Pucci
Os arquitetos da Calamo Arquitetura desenharam um walk-in closet, como são chamados os armários em que você consegue adentrar. A estrutura é de alumínio e madeira e o fechamento, com vidro canelado, deixa a claridade passar ao mesmo tempo em que embaralha um pouco a visão do interior do espaço. Demanda organização, mas como resistir a esse charme?
Apoio no trilho
Foto: Alexandro Disaro
O espaço perfeito para este armário, no canto do quarto, seguiu a paleta de cores do ambiente e ganhou um par de cômodas. Uma estrutura metálica apoia o cabideiro, enquanto o trilho preso ao teto deixa correr a chapa telada que já exibe o look preparado para a manhã seguinte. Trabalho do escritório Concretize.
Reflexo amigo
Foto: Fran Parente
Foto: Fran Parente
Sob a luz natural, as portas deste armário desenhado pelo arquiteto Nildo José se assemelham a espelhos. Ao acender a iluminação interna, no entanto, revela-se a marcenaria bem planejada, que tira partido do efeito visual proporcionado pelo vidro fumê reflectivo. Execução da Marcenaria Basile.
Montagem modular
Foto: Júlia Ribeiro
Esqueça a ideia de armário convencional. Leveza e praticidade pautaram o trabalho de criação do escritório Marê Arquitetura. Módulos avulsos de gavetas e o armário alto, instalado na parede lateral, compõem com graça o desenho, complementado por prateleiras e cabideiro de metalon.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes