• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

O armário está abarrotado de roupas, mas você acha que não tem nada para vestir. Quem nunca? O problema, talvez, não seja de curadoria, mas de organização. Para solucionar essa questão, pedimos a ajuda de arquitetos e designers de interiores e selecionamos dez projetos bacanas para guarda-roupas, closets e araras. Inspire-se nessas ideias para todos os tamanhos de casa – e de bolso

Fechamento esperto

Foto: Luis Gomes

O arquiteto Bruno Moraes priorizou a economia de espaço neste projeto em São Paulo. Diante da cama, o armário ganhou uma porta de correr que, ao avançar, é capaz de ocultar a penteadeira e a TV. No outro lado, mais afastado da cama, o par de portas espelhadas abre-se da forma convencional.

Dupla função

Foto: Evelyn Müller

O painel com ripas horizontais desenhado pela arquiteta Marina Carvalho atua como cabeceira da cama e anteparo para o closet. Lá atrás, a marcenaria cinza dividida em nichos, cabideiros e gavetas guarda roupas e acessórios dos moradores. Sem limites muito definidos, o acesso lateral deixa parte do armário sempre à mostra.

Efeito Tetris

Foto: Monica Antunes

Vem do Studio Carlito e Renata Pascucci a ideia de um armário fluido, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com o passar do tempo. Ao combinar os nichos abertos com outros fechados, a dupla equilibrou o tanto de peças que fica à mostra com aquela baguncinha que é melhor manter escondida. O nome, Tetris, não poderia ser mais adequado.

PUBLICIDADE

Caixa divisora

Foto: Maíra Acayaba

O metalon pintado de azul estrutura o armário desenhado pelo Superlimão Studio para a suíte deste apartamento paulistano. Note que o volume também é o responsável por delimitar sutilmente a passagem do banheiro para o canto de dormir.

Espaço nobre

Foto: Rafael Renzo

Já reparou que as coisas mais importantes têm lugar especial no nosso closet? Pois a arquiteta Beatriz Quinelato materializou a máxima reservando um nicho para a caminha do pet. O tom de azul acinzentado do armário é outro ponto alto do projeto executado pela Florense.

Mix de gerações

Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio

Ao desenhar o closet de seu próprio endereço em Niterói, a arquiteta Amanda Miranda equilibrou a estrutura ampla (RWN Marcenaria), feita sob medida para a sua rotina, com a penteadeira antiguinha garimpada num antiquário em Itaipava.

Pode entrar

Foto: Guilherme Pucci

Os arquitetos da Calamo Arquitetura desenharam um walk-in closet, como são chamados os armários em que você consegue adentrar. A estrutura é de alumínio e madeira e o fechamento, com vidro canelado, deixa a claridade passar ao mesmo tempo em que embaralha um pouco a visão do interior do espaço. Demanda organização, mas como resistir a esse charme?

PUBLICIDADE

Apoio no trilho

Foto: Alexandro Disaro

O espaço perfeito para este armário, no canto do quarto, seguiu a paleta de cores do ambiente e ganhou um par de cômodas. Uma estrutura metálica apoia o cabideiro, enquanto o trilho preso ao teto deixa correr a chapa telada que já exibe o look preparado para a manhã seguinte. Trabalho do escritório Concretize.

Reflexo amigo

Foto: Fran Parente

Foto: Fran Parente

Sob a luz natural, as portas deste armário desenhado pelo arquiteto Nildo José se assemelham a espelhos. Ao acender a iluminação interna, no entanto, revela-se a marcenaria bem planejada, que tira partido do efeito visual proporcionado pelo vidro fumê reflectivo. Execução da Marcenaria Basile.

Montagem modular

Foto: Júlia Ribeiro

Esqueça a ideia de armário convencional. Leveza e praticidade pautaram o trabalho de criação do escritório Marê Arquitetura. Módulos avulsos de gavetas e o armário alto, instalado na parede lateral, compõem com graça o desenho, complementado por prateleiras e cabideiro de metalon.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.