Lifestyle

Abacate é amor verdadeiro

A fruta querida pela geração millennial é mais do que uma moda: faz um bem danado à saúde e segue firme e forte nos cardápios, em versões doces e salgadas. Escolha a sua receita!

Foto: Joshua Coleman / Unsplash
PUBLICIDADE

A hashtag #avocado, que registra mais de 12 milhões de publicações no Instagram, comprova a popularidade da fruta mundo afora. São Paulo já tem até um restaurante especializado, o Avoca Toast. Localizado na Vila Madalena, tem cardápio baseado em avocado toasts, espécies de bruschettas feitas com pão torrado, pasta de avocado e diferentes coberturas. "Os estrangeiros são os mais familiarizados com as receitas, nem precisam de cardápio bilíngue", diz o dono da casa, Brendon Peters.

O avocado é só uma das variedades do abacate, a menorzinha delas – há mais de 500 conhecidas. E o alto valor nutricional, não importa o tipo, explica por que a fruta conquistou status de alimento funcional. "É riquíssimo em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o LDL, o famoso colesterol ruim. Também é um poço de potássio, mineral que regula a atividade dos músculos, protege o coração e, associado ao lítio, proporciona boas noites de sono. Sem falar na vitamina E, um poderoso antioxidante, e nas proteínas vegetais, que ajudam a hidratar cabelos e pele", afirma a nutricionista Fabiana Borrego, da consultoria ChefNutri.

É bom lembrar, no entanto, que se trata de de um alimento bem calórico – cada 100 gramas contêm 162 calorias. Portanto, deve ser consumido com moderação. O ideal, aconselha Fabiana, é não passar de ¼ da fruta, quatro vezes por semana.

PUBLICIDADE

Embora o brasileiro seja mais habituado às receitas doces, o abacate vai muito bem em pratos salgados também – que o digam os mexicanos, inventores da famosa guacamole. As receitas a seguir mostram um pouco mais de sua versatilidade na cozinha.

Receita de avocado toast

Foto: Divulgação

"O avocado, também conhecido como hass, é mais oleoso, tem consistência cremosa e, por isso, não encharca o pão de água. Para saber se está maduro, basta apertar levemente a casca – ele deve ter coloração verde escura, quase preta, e ceder ao toque."

Brendon Peters, proprietário da Avoca Toast, em São Paulo, cujo cardápio oferece avocado toasts com sete diferentes coberturas.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

1 fatia de pão de fermentação natural com dois dedos de altura
1 dente de alho
1 avocado maduro
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Suco de ¼ de limão-siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Pimenta calabresa para salpicar
Páprica doce para finalizar

Modo de preparo

1. Toste a fatia de pão, de ambos os lados, em uma frigideira antiaderente. Quando estiver áspero e dourado, passe o dente de alho nos dois lados, para perfumar o pão e criar uma película, que evita que o pão fique encharcado.

2. Amasse a polpa do avocado com um garfo até virar uma pasta de aspecto rústico, com alguns pedaços do fruto. Acrescente o azeite e tempere com sal, pimenta e suco de limão.

3. Com a parte de trás de uma colher, espalhe a pasta de avocado sobre o pão tostado, formando pequenas ondas. Salpique com pimenta calabresa e, se quiser mais cor, pitadas de páprica doce.

Receita de sorvete rápido de abacate com pistache

Sorvete de abacate servido dentro de metades do abacate

Foto: Maria Luiza Rocha

"Abacate combina muito com frutas secas. Além do pistache, fica ótimo como castanhas de baru ou de caju. Também adoro combinar abacate com frutas ácidas, como limão e maracujá. Prefiro a fruta da variedade ouro verde, pela textura e cor."

Francisco Sant'Ana, proprietário da Escola Sorvete, que vende suas criações pelo Rappi. O sabor de abacate foi criação exclusiva para um dos cursos da escola.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos

Ingredientes

1 copo americano (180 ml) de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de glucose de milho líquida
¼ de xícara de leite integral
Polpa de 1 abacate (retire a polpa sem raspar a casca, o que deixaria sabor amargo)
½ xícara de açúcar
½ xícara de pistache moído

Modo de preparo

1. No liquidificador, bata todos os ingredientes líquidos (creme de leite, glucose de milho e leite). Depois, acrescente os sólidos (polpa de abacate, açúcar e pistache) e bata novamente, até homogeneizar a mistura.

2. Leve a mistura ao congelador por 2 horas e, depois, bata de novo no liquidificador, até obter consistência cremosa. Se preferir, coloque o sorvete em forminhas de picolé e leve ao freezer novamente.

Receita de abacate atlântico

Salada com camarao, maca e outros ingredientes servidos dentro do avocado

Foto: Divulgação

"Essa receita é a estrela do cardápio do Brasero Atlântico desde o tempo em que a casa era só um quiosque na praia. Não consigo tirá-la do menu. Apesar de proporcionar uma verdadeira explosão de sabores, é um prato muito simples de fazer em casa."

Tato Giavannoni, bartender argentino, proprietário do Restaurante Brasero Atlântico, no Rio de Janeiro

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 45 min

Ingredientes

1 tomate italiano
1 dente de alho
1 abacate firme, não muito maduro
4 camarões médios, cozidos e descascados
1 colher (sopa) de salsão picado
1 fatia de maçã̃ verde picada
1 colher (sopa) de cebola-roxa cortada em tiras finas
Coentro a gosto
Salsinha para decorar
Azeite extravirgem a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Corte o tomate ao meio e reserve a polpa, junto com as sementes. Depois, corte uma fatia para usar na montagem.

2. Com o mixer, bata a polpa de tomate com o alho e adicione o azeite aos poucos, até obter textura de maionese. Tempere com sal e pimenta e reserve.

3. Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento, retire a polpa e corte em tiras. Reserve as cascas.

4. Misture as tiras de abacate com o camarão, o salsão, a maçã-verde, a cebola, o coentro, o tomate e a maionese feita com a polpa de tomate. Sirva dentro das cascas do abacate, decorado com salsinha.

Receita de sanduíche green grass

Sanduiche com omelete, tomate e fatias de abacate

Foto: Lucas Terribili

"Como esse sanduíche vegetariano leva diversos ingredientes em pedaços grandes, o melhor é optar por um pão macio – qualquer pão de fôrma serve. Assim, ele não desmonta na hora de morder. Cogumelos paris frescos refogados no azeite, com sal e pimenta, também vão muito bem na receita. E, para quem não é vegariano, minha sugestão é adicionar uma fatia de bacon."

Julio Raw, chef do Z Deli, criador do sanduíche que faz parte do menu regular da casa

Rendimento: 1 sanduíche

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

2 fatias de pão de centeio
1 colher (chá) manteiga
2 ovos
1 avocado
Azeite extravirgem a gosto
Suco de 1 gomo de limão-taiti
2 rodelas de tomate-caqui
1 colher (sopa) cheia de cream cheese
1 punhado de brotos de beterraba
1 punhado de brotos de agrião
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, torre os pães de centeio com a manteiga, em apenas um dos lados. Reserve.

2. Bata os ovos, tempere com sal e pimenta e coloque-os em uma frigideira antiaderente para fritar, com um fio de azeite, como uma omelete. Reserve.

3. Corte a polpa do avocado em lâminas, tempere com azeite, sal e suco de limão e espalhe sobre a parte tostada de uma das fatias de pão.

4. Sobre o avocado, coloque as rodelas de tomate, tempere com sal, pimenta e mais azeite e, sobre o tomate, coloque a omelete. Adicione os brotos e tempere com suco de limão.

5. Sobre a parte tostada da outra fatia de pão, passe o cream cheese, feche o sanduíche e sirva.

Receita de petisco de abacate

Rodelas de batata-doce assada com pasta de abacate e bacon

Foto: Divulgação

" Nós, brasileiros, sempre tivemos o hábito de consumir abacate como sobremesa ou vitamina. Mas, em outros países, o abacate é consumido da forma salgada. Há receitas maravilhosas, como o guacamole, o sushi californian roll e as famosas torradas de abacate. Em breve publicaremos um livro de receitas veganas!"

Maria Cecilia Whately, diretora-presidente da Associação de Produtores de Abacate e uma das criadoras da plataforma Amo Abacate.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes

4 fatias de bacon em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 batatas-doces descascadas, em rodelas
1 ¼ colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
Polpas de 2 abacates médios picados
1 colher (sopa) de suco de limão
½ colher (chá) de páprica defumada
3 colheres (sopa) de coentro picado

Modo de preparo

1. Frite o bacon e reserve.

2. Forre duas assadeiras com papel-alumínio e pincele as folhas com azeite.

3. Disponha as fatias de batata-doce nas assadeiras, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino e asse por 20 a 25 minutos, em forno preaquecido a 200 °C, até que estejam douradas por baixo. Vire as fatias e asse por mais 8 a 11 minutos, até dourar o outro lado.

4. Em uma tigela pequena, misture as polpas dos abacates com o suco de limão, o sal e a páprica defumada. Amasse levemente com um garfo, deixando a mistura com textura mais rústica.

5. Transfira as fatias de batata-doce assadas para um prato de servir e cubra cada uma delas com um pouco da mistura de abacate. Finalize com o bacon picado e o coentro. Sirva os petiscos mornos ou em temperatura ambiente.

Receita de musseline de abacate e camarão

Foto: Dhani Borges

"O abacate é um fruto versátil para entradas, pratos principais e sobremesas. Tem uma polpa untuosa, muito saborosa, que casa com uma enorme variedade de ingredientes. Nessa receita, por exemplo, o camarão pode ser substituído por salmão defumado, atum, centolla, polvo ou siri. Por ser francês, prefiro consumi-lo em receitas salgadas – foi aqui no Brasil que comi abacate doce pela primeira vez."

Jérôme Dardillac, chef executivo do hotel Fairmont Copacabana

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + 1 hora de marinada)

Ingredientes

8 camarões frescos e limpos
100 ml de azeite extravirgem
1 limão-siciliano (casca e suco)
Gengibre fresco a gosto
1 abacate maduro (ou 2 avocados)
Páprica picante a gosto
100 ml de creme de leite fresco
Gomos descascados de grapefruits (ou de laranjas-bahia)
Ciboulette a gosto
Brotos de beterraba para decorar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Modo de preparo

1. Coloque os camarões para marinar no azeite com a casca do limão-siciliano e o gengibre ralado, durante 1 hora, na geladeira.

2. Enquanto isso, corte o abacate ao meio, remova o caroço e, com ajuda de uma colher, retire toda a polpa.

3. No liquidificador, bata a polpa do abacate com o suco do limão-siciliano, o sal, a pimenta-do-reino e a páprica, até que a preparação esteja lisa e untuosa. Reserve.

4. Na batedeira, bata o creme de leite fresco em chantilly e incorpore à musse de abacate.

5. Retire os camarões da geladeira, tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe em uma frigideira. Reserve.

6. Divida a musse de abacate entre quatro taças de martini e, em cada uma, coloque 2 camarões grelhados. Decore com os gomos de grapefruit, a ciboulette e os brotos de beterraba.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE