PUBLICIDADE
A hashtag #avocado, que registra mais de 12 milhões de publicações no Instagram, comprova a popularidade da fruta mundo afora. São Paulo já tem até um restaurante especializado, o Avoca Toast. Localizado na Vila Madalena, tem cardápio baseado em avocado toasts, espécies de bruschettas feitas com pão torrado, pasta de avocado e diferentes coberturas. "Os estrangeiros são os mais familiarizados com as receitas, nem precisam de cardápio bilíngue", diz o dono da casa, Brendon Peters.
O avocado é só uma das variedades do abacate, a menorzinha delas – há mais de 500 conhecidas. E o alto valor nutricional, não importa o tipo, explica por que a fruta conquistou status de alimento funcional. "É riquíssimo em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o LDL, o famoso colesterol ruim. Também é um poço de potássio, mineral que regula a atividade dos músculos, protege o coração e, associado ao lítio, proporciona boas noites de sono. Sem falar na vitamina E, um poderoso antioxidante, e nas proteínas vegetais, que ajudam a hidratar cabelos e pele", afirma a nutricionista Fabiana Borrego, da consultoria ChefNutri.
É bom lembrar, no entanto, que se trata de de um alimento bem calórico – cada 100 gramas contêm 162 calorias. Portanto, deve ser consumido com moderação. O ideal, aconselha Fabiana, é não passar de ¼ da fruta, quatro vezes por semana.
PUBLICIDADE
Embora o brasileiro seja mais habituado às receitas doces, o abacate vai muito bem em pratos salgados também – que o digam os mexicanos, inventores da famosa guacamole. As receitas a seguir mostram um pouco mais de sua versatilidade na cozinha.
Receita de avocado toast
Foto: Divulgação
"O avocado, também conhecido como hass, é mais oleoso, tem consistência cremosa e, por isso, não encharca o pão de água. Para saber se está maduro, basta apertar levemente a casca – ele deve ter coloração verde escura, quase preta, e ceder ao toque."
Brendon Peters, proprietário da Avoca Toast, em São Paulo, cujo cardápio oferece avocado toasts com sete diferentes coberturas.
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
1 fatia de pão de fermentação natural com dois dedos de altura
1 dente de alho
1 avocado maduro
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Suco de ¼ de limão-siciliano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Pimenta calabresa para salpicar
Páprica doce para finalizar
Modo de preparo
1. Toste a fatia de pão, de ambos os lados, em uma frigideira antiaderente. Quando estiver áspero e dourado, passe o dente de alho nos dois lados, para perfumar o pão e criar uma película, que evita que o pão fique encharcado.
2. Amasse a polpa do avocado com um garfo até virar uma pasta de aspecto rústico, com alguns pedaços do fruto. Acrescente o azeite e tempere com sal, pimenta e suco de limão.
3. Com a parte de trás de uma colher, espalhe a pasta de avocado sobre o pão tostado, formando pequenas ondas. Salpique com pimenta calabresa e, se quiser mais cor, pitadas de páprica doce.
Receita de sorvete rápido de abacate com pistache
Foto: Maria Luiza Rocha
"Abacate combina muito com frutas secas. Além do pistache, fica ótimo como castanhas de baru ou de caju. Também adoro combinar abacate com frutas ácidas, como limão e maracujá. Prefiro a fruta da variedade ouro verde, pela textura e cor."
Francisco Sant'Ana, proprietário da Escola Sorvete, que vende suas criações pelo Rappi. O sabor de abacate foi criação exclusiva para um dos cursos da escola.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos
Ingredientes
1 copo americano (180 ml) de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de glucose de milho líquida
¼ de xícara de leite integral
Polpa de 1 abacate (retire a polpa sem raspar a casca, o que deixaria sabor amargo)
½ xícara de açúcar
½ xícara de pistache moído
Modo de preparo
1. No liquidificador, bata todos os ingredientes líquidos (creme de leite, glucose de milho e leite). Depois, acrescente os sólidos (polpa de abacate, açúcar e pistache) e bata novamente, até homogeneizar a mistura.
2. Leve a mistura ao congelador por 2 horas e, depois, bata de novo no liquidificador, até obter consistência cremosa. Se preferir, coloque o sorvete em forminhas de picolé e leve ao freezer novamente.
Receita de abacate atlântico
Foto: Divulgação
"Essa receita é a estrela do cardápio do Brasero Atlântico desde o tempo em que a casa era só um quiosque na praia. Não consigo tirá-la do menu. Apesar de proporcionar uma verdadeira explosão de sabores, é um prato muito simples de fazer em casa."
Tato Giavannoni, bartender argentino, proprietário do Restaurante Brasero Atlântico, no Rio de Janeiro
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 45 min
Ingredientes
1 tomate italiano
1 dente de alho
1 abacate firme, não muito maduro
4 camarões médios, cozidos e descascados
1 colher (sopa) de salsão picado
1 fatia de maçã̃ verde picada
1 colher (sopa) de cebola-roxa cortada em tiras finas
Coentro a gosto
Salsinha para decorar
Azeite extravirgem a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Corte o tomate ao meio e reserve a polpa, junto com as sementes. Depois, corte uma fatia para usar na montagem.
2. Com o mixer, bata a polpa de tomate com o alho e adicione o azeite aos poucos, até obter textura de maionese. Tempere com sal e pimenta e reserve.
3. Corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento, retire a polpa e corte em tiras. Reserve as cascas.
4. Misture as tiras de abacate com o camarão, o salsão, a maçã-verde, a cebola, o coentro, o tomate e a maionese feita com a polpa de tomate. Sirva dentro das cascas do abacate, decorado com salsinha.
Receita de sanduíche green grass
Foto: Lucas Terribili
"Como esse sanduíche vegetariano leva diversos ingredientes em pedaços grandes, o melhor é optar por um pão macio – qualquer pão de fôrma serve. Assim, ele não desmonta na hora de morder. Cogumelos paris frescos refogados no azeite, com sal e pimenta, também vão muito bem na receita. E, para quem não é vegariano, minha sugestão é adicionar uma fatia de bacon."
Julio Raw, chef do Z Deli, criador do sanduíche que faz parte do menu regular da casa
Rendimento: 1 sanduíche
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
2 fatias de pão de centeio
1 colher (chá) manteiga
2 ovos
1 avocado
Azeite extravirgem a gosto
Suco de 1 gomo de limão-taiti
2 rodelas de tomate-caqui
1 colher (sopa) cheia de cream cheese
1 punhado de brotos de beterraba
1 punhado de brotos de agrião
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Em uma frigideira, torre os pães de centeio com a manteiga, em apenas um dos lados. Reserve.
2. Bata os ovos, tempere com sal e pimenta e coloque-os em uma frigideira antiaderente para fritar, com um fio de azeite, como uma omelete. Reserve.
3. Corte a polpa do avocado em lâminas, tempere com azeite, sal e suco de limão e espalhe sobre a parte tostada de uma das fatias de pão.
4. Sobre o avocado, coloque as rodelas de tomate, tempere com sal, pimenta e mais azeite e, sobre o tomate, coloque a omelete. Adicione os brotos e tempere com suco de limão.
5. Sobre a parte tostada da outra fatia de pão, passe o cream cheese, feche o sanduíche e sirva.
Receita de petisco de abacate
Foto: Divulgação
" Nós, brasileiros, sempre tivemos o hábito de consumir abacate como sobremesa ou vitamina. Mas, em outros países, o abacate é consumido da forma salgada. Há receitas maravilhosas, como o guacamole, o sushi californian roll e as famosas torradas de abacate. Em breve publicaremos um livro de receitas veganas!"
Maria Cecilia Whately, diretora-presidente da Associação de Produtores de Abacate e uma das criadoras da plataforma Amo Abacate.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes
4 fatias de bacon em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 batatas-doces descascadas, em rodelas
1 ¼ colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
Polpas de 2 abacates médios picados
1 colher (sopa) de suco de limão
½ colher (chá) de páprica defumada
3 colheres (sopa) de coentro picado
Modo de preparo
1. Frite o bacon e reserve.
2. Forre duas assadeiras com papel-alumínio e pincele as folhas com azeite.
3. Disponha as fatias de batata-doce nas assadeiras, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino e asse por 20 a 25 minutos, em forno preaquecido a 200 °C, até que estejam douradas por baixo. Vire as fatias e asse por mais 8 a 11 minutos, até dourar o outro lado.
4. Em uma tigela pequena, misture as polpas dos abacates com o suco de limão, o sal e a páprica defumada. Amasse levemente com um garfo, deixando a mistura com textura mais rústica.
5. Transfira as fatias de batata-doce assadas para um prato de servir e cubra cada uma delas com um pouco da mistura de abacate. Finalize com o bacon picado e o coentro. Sirva os petiscos mornos ou em temperatura ambiente.
Receita de musseline de abacate e camarão
Foto: Dhani Borges
"O abacate é um fruto versátil para entradas, pratos principais e sobremesas. Tem uma polpa untuosa, muito saborosa, que casa com uma enorme variedade de ingredientes. Nessa receita, por exemplo, o camarão pode ser substituído por salmão defumado, atum, centolla, polvo ou siri. Por ser francês, prefiro consumi-lo em receitas salgadas – foi aqui no Brasil que comi abacate doce pela primeira vez."
Jérôme Dardillac, chef executivo do hotel Fairmont Copacabana
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + 1 hora de marinada)
Ingredientes
8 camarões frescos e limpos
100 ml de azeite extravirgem
1 limão-siciliano (casca e suco)
Gengibre fresco a gosto
1 abacate maduro (ou 2 avocados)
Páprica picante a gosto
100 ml de creme de leite fresco
Gomos descascados de grapefruits (ou de laranjas-bahia)
Ciboulette a gosto
Brotos de beterraba para decorar
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Modo de preparo
1. Coloque os camarões para marinar no azeite com a casca do limão-siciliano e o gengibre ralado, durante 1 hora, na geladeira.
2. Enquanto isso, corte o abacate ao meio, remova o caroço e, com ajuda de uma colher, retire toda a polpa.
3. No liquidificador, bata a polpa do abacate com o suco do limão-siciliano, o sal, a pimenta-do-reino e a páprica, até que a preparação esteja lisa e untuosa. Reserve.
4. Na batedeira, bata o creme de leite fresco em chantilly e incorpore à musse de abacate.
5. Retire os camarões da geladeira, tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe em uma frigideira. Reserve.
6. Divida a musse de abacate entre quatro taças de martini e, em cada uma, coloque 2 camarões grelhados. Decore com os gomos de grapefruit, a ciboulette e os brotos de beterraba.
Confira oito preparos doces e salgados, entre pratos clássicos e autorais, para você curtir um café da manhã sem hora para acabar.
Chef Denis Watanabe, do restaurante Kitchin, compartilha uma receita de uramaki vegano.
Chefs ensinam formas de temperar folhas e legumes que vão muito além da combinação limão + azeite + sal. Aquela folha de alface nunca mais será a mesma!
From Your Site Articles
Related Articles Around the Web