Alinhamento de planetas e outros trânsitos astrológicos que vão agitar o Carnaval
Entenda o significado do evento astronômico do dia 28 de fevereiro para os signos e veja como lidar com outras movimentações nos céus.

No dia 28 de fevereiro, em pleno Carnaval, haverá um acontecimento astronômico curioso no céu: será possível visualizar um alinhamento de planetas do ponto de vista da Terra. Mais especificamente, de sete desses corpos celestes: Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Neturno, Mercúrio e Saturno. Embora um “desfile de planetas” (ou um “alinhamento planetário”) seja algo relativamente frequente, ter essa grande quantidade de astros brilhando simultaneamente é algo mais raro e, obviamente, curioso.
Sabendo disso, corremos para o mapa astral para ver se a astrologia trará algumas certezas e confirmações sobre a nossa existência, para segurar um pouco a ansiedade e para encontrar os melhores caminhos. Porém, ao visualizarmos os planetas no mapa, logo percebemos que existe uma diferença entre um show de luzes e uma formação de aspectos astrológicos de fato. Ou seja, um alinhamento de planetas visual, apesar de lindo, não reflete necessariamente um importante trânsito em termos astrológicos.
Não querendo estragar as expectativas para esse evento, mas já avisando: não haverá milagre por causa do alinhamento de planetas. Pelo menos, não vindo de fora para dentro.
Mas, se você aproveitar o momento em termos filosóficos e de crescimento pessoal, de repente um pequeno milagre poderá acontecer na sua vida. Todos os dias podemos viver milagres, ou eventos que fogem das leis naturais e das explicações lineares e racionais, e encontrar soluções improváveis para um problema aparentemente impossível de resolver, que acontecem de forma repentina e sem esforço. Eu acredito que a vida muda de forma rápida e inexplicável quando a gente muda por dentro, e que essas mudanças trazem a sensação de viver milagres na vida.
Para além do alinhamento de planetas: Carnaval pisciano
Repare nessa sequência:
Dia 27: Lua Nova em Peixes
Dia 28: Sol, Saturno, Lua, Mercúrio, Cabeça do Dragão e Netuno estão todos passando por Peixes.
Logo depois da Lua Nova em Peixes, vem o Carnaval com o seu desfile pisciano, ou seja, estaremos mergulhados na energia pisciana. Lembrando que este texto serve para todos nós, não se trata do signo de uma pessoa em específico, mas de um conteúdo que carregamos dentro de todos nós que está contido dentro do signo de Peixes.
Peixes (o signo, não a pessoa pisciana) é o mergulho no inconsciente, com a finalidade de entrar em contato com a essência de si mesmo e de tudo que existe no cosmos. É o signo mais “zen flor de lótus” do zodíaco.
Não confunda zen com calmaria e passividade. Estar centrado é estar em si, é saber de si e ter a capacidade de enxergar as coisas como elas realmente são, sem julgamentos. Não é sério, nem engraçado, pode ser tudo isso e, ao mesmo tempo, nada, pois Peixes sabe que está tudo contido no mesmo espaço, no mesmo universo. Tudo ao mesmo tempo dentro de um grande vazio.
Leia também:
Horóscopo de fevereiro: hora de regenerar o que já está sem vida
Como os astros estão iluminando Peixes, a ideia é observar e compreender as qualidades piscianas nas experiências do dia a dia. Assim, a nossa relação com o signo fica exposta, evidenciando o lado desperto e o que ainda está em fase dormente.
O Carnaval, por exemplo, pode ser um superespaço de exploração do mundo pisciano, sendo ele uma festa de livre expressão, onde todos estão juntos e misturados.
Imersos na energia do Carnaval e do desfile de planetas passando pela ala pisciana, usar a consciência faz com que você se conecte a todos os sentidos e se guie pela intuição no meio da multidão, conhecendo a cada passo dado uma nova parte de si, sentindo a beleza da união, enxergando aquilo que vai além das máscaras. Na inconsciência, por outro lado, leva a devaneios, atos motivados por carência, assimilação de energia alheia e fuga da realidade.
Se cair na folia é a sua praia, festeje com um olhar de curiosidade, observando a si mesmo e as suas reações diante das situações com as quais você se deparar. Escolha o que você realmente quer fazer. Não precisa estar tudo planejado, mas é importante que você se sinta alinhado com cada passo que você der. Infinitas possibilidades, ou milagres, podem surgir quando estamos com os olhos abertos e presentes.
Um detalhe importante: Vênus está em Áries, e isso faz com que os encontros demandem algo mais direto para fluir. Áries é independente e sabe se virar, portanto, cada um faz o que quer e, de certa forma, as coisas acabam se encaixando. Pode rolar uma discussão, mas o atrito passa rápido também, o que importa é ser sincero.
Depois do Carnaval: sobre Peixes e suas águas infinitas
Saindo do Carnaval e indo para o assunto maior: Peixes é o signo ligado à espiritualidade, ao nosso inconsciente e ao inconsciente coletivo, à nossa conexão com o universo e ao nosso sentido maior de vida. É profundo demais e trata de assuntos que, infelizmente, não são tão estudados no cotidiano, portanto, um pouco desconhecidos pela maioria.
Mas, mesmo sem entender, somos impactados e vivemos esses temas o tempo todo. É a sua intuição que te fala do seu real potencial e sonhos – e que, por conta de dúvidas, você talvez não assuma. É a sensação de estar em sintonia com tudo e todos; é quando você encontra uma atividade que é sentida como uma missão de vida; é a paz e a sensação de que o tempo não existe quando você está totalmente presente no momento. Essas experiências, que trazem a mesma sensação que um milagre oferece, podem ser mais frequentes ao aprender mais sobre esse signo.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
Quando a conexão com esses assuntos está fraca, isso pode ser percebido com a sensação de se estar muito perdido, incompreendido, numa solidão sem fim, desesperançoso. A empatia, que é a capacidade de compreender o outro sem julgamentos, acaba virando dó, fazendo com que você ajude as pessoas erradas ou de um jeito que não tem efeito algum. Você sente que nada satisfaz plenamente ou que falta algo maior. O mundo parece ser um lugar injusto e violento, as pessoas nunca te entendem, dando uma sensação de estar sozinho no mundo. Você nunca encontra tempo para fazer as suas coisas, pois está distraído com problemas que não são seus, entre outras coisas. E não vou nem entrar em assuntos mediúnicos e espirituais aqui, pois aí o texto não teria fim, e talvez fosse um pouco assustador. Encontre seu astrólogo ou profissional ligado aos assuntos espirituais mais próximo para mais informações, rs.
Os caminhos apontados pelos astros
Neste momento, existe sim, uma possibilidade de observar, organizar e ressignificar muita coisa dentro da gente, resultando numa inevitável mudança na vida como consequência disso. A força motora disso reside na Lua Nova em Peixes, que acontece na quinta, dia 27 de fevereiro, um momento que simboliza o início de um período de quatro semanas de olhar para dentro, buscar um sentido maior para a vida, de trabalhar a compaixão e a empatia, inclusive consigo mesmo.
Reforçando o que já foi dito anteriormente: durante esse período, vivemos situações que visam mostrar o que está mal resolvido no inconsciente e também revelar alguns tesouros que estão escondidos dentro de você.
Na minha experiência, essas vivências estimulam a entrada num ciclo de crescimento pessoal que passa pelas seguintes etapas:
– Observar: Deixe o julgamento do que é certo e errado de lado e apenas observe.
– Aceitar: “É o que temos”. A única coisa que você realmente tem para lidar no presente é o que está na sua frente.
– Compreender: Assimilar, sentir, processar e compreender o real motivo por trás de tudo ser como é.
– Resolver e soltar: Ou transcender, afinal, Peixes é o signo da transcendência. Às vezes, apenas compreender dissolve a questão e, nessa, vem um insight sobre como lidar com ela e, por fim, soltar.
Dica: assim como numa máquina que lava e seca roupas, do começo ao fim, o trabalho não fica completo se você pular um dos passos.
5 planetas transitando em Peixes
A seguir, vou destrinchar os trânsitos ainda mais para você entender este momento bastante sensível. Por se tratar de um período bastante rico de conteúdo, em que se pode ter a sensação de estar um pouco sem chão ou perdido, seguem umas leituras e dicas astrológicas para as próximas semanas, para se encontrar e se reconhecer no labirinto:
Veja bem, pode ser superdesafiador, como pode ser mágico, tudo depende do quão despertos e consciente estamos. E o presente revela justamente como está a nossa relação com conteúdos inconscientes e a nossa alma. Por exemplo, a inconsciência leva a uma sensação de estar perdido, com as emoções fora do controle, com dificuldade de nos separarmos das crises e histerias coletivas. A consciência, por outro lado, traz a aceitação dos fatos, a dissolução de dores antigas e a revelação de novos caminhos através de insights e certezas que vêm do fundo da alma.
Saturno: encontrando o seu caminho
Saturno pede que você puxe a responsabilidade do despertar para si, o que nada mais é do que buscar se sentir bem e em paz internamente – um milagre, nos dias de hoje. A paz é algo tão simples, mas, ao mesmo tempo, ela requer soltar tudo o que complica a nossa vida, e isso pode ser complexo por causa de todos os apegos envolvidos.
Escolher o que realmente faz sentido para você exige que se tome a frente para criar uma conexão mais íntima com a sua intuição e, dessa forma, ouvir a sua alma a cada passo que você dá.
Leia também:
Entenda o que é o retorno de Saturno
Mercúrio: falando a real parte 1, sem expectativas
Se a comunicação anda meio torta, é porque é necessário adicionar uma dose de clareza e sinceridade nela. Sabe quando você fala algo, mas na verdade está sentindo o contrário ou carregando uma carga emocional que não é explícita nas palavras? Isso tudo causa ruído na comunicação, o que é sentido pelo receptor da mensagem, causando desentendimentos. Ler mentes e falar por telepatia? Todos temos um sexto sentido agindo, temos consciência dele ou não.
Assumir o que você quer, pensa ou precisa faz parte desse movimento pisciano de aceitação e entrega. O medo de expressar o que você precisa reside na vulnerabilidade que surge ao dizer o que queremos, afinal, estamos expostos ao “não”, à rejeição ou ao possível conflito.
Observe, reorganize, ressignifique o que essas interações simbolizam. Você se sente mais conectado com o mundo quando você opera desse lugar mais verdadeiro, inclusive, consegue criar de modo mais belo e autêntico, em tudo aquilo que pede um modus operandi mais artístico.
Netuno: buscando um norte
Netuno é a conexão com a consciência universal e, para estar em sintonia com seus recados, é preciso estar bem consciente e em sintonia com o seu interior. Senão é como um rádio cujo botão de sintonia do receptor está quebrado.
É mágico e incrível se você estiver acordado, mergulhando dentro de si, e traz a possibilidade de dar altos saltos na vida quando você está conectado. Do contrário, pode dar uma sensação de estar incrivelmente perdido se você apenas permanecer na superfície.
Praticamente um mês depois da Lua Nova em Peixes do dia 27 de fevereiro, Netuno faz a sua entrada em Áries, e toda vez que um planeta entra ou sai de um signo, sentimos sua reverberação com maior força. Portanto, se você anda tendo sonhos que claramente têm uma mensagem maior por trás, mesmo que você não entenda nada, se você sente que a busca por um sentido maior na vida é urgente ou se simplesmente sabe de algo que você precisa fazer, sem explicação para tal, pode ser a influência netuniana na sua vida. Um momento de inspirações milagrosas, vamos dizer.
Vênus em Áries: falando a real, parte 2, porque é preciso viver
Vênus forma um sêxtil com Júpiter em Gêmeos, indicando uma possibilidade de se encantar ao descobrir novas formas de ser criativo do seu próprio jeito. Momentos onde o fator “uau” fica bem forte não são raros, desde que você tome coragem para seguir a sua curiosidade em direção a coisas que fazem sentido para você. Viva, seja, expresse a real, direto e reto. Esse sêxtil combinado à posição dos outros planetas tem uma aura de trabalho autoral por trás. Pode ser um momento de muita expansão e maravilhamento para aqueles que ousam ser mais autênticos, o que leva ao milagre de felicidade sem esforço.
Urano em Touro formando sextil com Mercúrio: um saber inexplicável
Urano começa a sua mudança de signo ainda neste ano e, assim como acontece com Netuno, sentimos essa energia mais forte durante essa transição. Enquanto Urano em Touro fala de uma libertação e inovação no nível concreto, ou seja, não só das ideias, mas sim de uma consciência que, ao ser levada para a vida prática, te liberta e abre novos caminhos, Mercúrio em Peixes fala de insights e navegar pelo invisível. Juntos, eles podem ajudar a encontrar novas vias dentro daquilo que ainda é novo e desconhecido.
Pode estar presente a sensação de algo estar muito claro dentro de você para a sua vida e, com isso, você poderá perceber de forma mais nítida o que realmente precisa da sua atenção e energia. Nem sempre haverá uma explicação lógica, apenas um “saber”.
Marte em Câncer em trígono com a Lua e Saturno: sabedoria
No momento, os passos e o caminho podem não fazer sentido em termos racionais, e isso faz parte. É assim que a gente encontra aqueles amigos do nada, quando a gente se desvia do caminho usual, por exemplo. Porém é importante separar as suas reações emocionais da sua intuição. As emoções contam muito para nós sobre como pensamos e estamos por dentro, mas elas não devem conduzir as nossas escolhas. Escolha o que realmente faz bem para você, seguindo a sua intuição. A intuição é o nosso guia interior que não tem nada a ver com o emocional, mas sim com um sentir mais sereno. Você sabe que é a intuição, pois ela vem com uma voz acompanhada com uma sensação de paz que independe das circunstâncias em que você se encontra. Seguindo essa voz, criamos uma vida mais mágica, bem coisa de Peixes mesmo.
Espero que essas dicas te ajudem a navegar pelo período de mergulhos em Peixes com leveza e encantamento. Tenha a mente, os olhos e o coração abertos e despertos, e divirta-se!
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes