Arroz com feijão é tudo! Como ser feliz em casa ou na xepa do BBB

Tem gente reclamando de barriga cheia no Big Brother. Com criatividade, dá para fazer inúmeros pratos baseados na dupla mais amada do Brasil.


origin 127



Parece que o pessoal da xepa do BBB 22 não aguenta mais comer arroz com feijão. Para quem não acompanha o reality show exibido pela Rede Globo, semanalmente os participantes disputam provas cujo resultado determina quem vai para a área VIP (onde regalias são garantidas) ou para xepa (onde a garantia é o perrengue). O VIP dispensa explicações, já a xepa, vale contar que é uma referência ao termo que determina os minutos finais da feira livre de rua. Momento em que os melhores produtos já foram vendidos e quem chega nessa hora paga menos, mas abre mão da qualidade e do frescor.

Ou seja, no BBB, quem cai na xepa, como forma de castigo, é obrigado a se virar com uma despensa mais limitada, restrita a ingredientes básicos como arroz, feijão, ovo e banana. Até aí, tudo bem, uma vez que arroz e feijão é a base alimentar da população brasileira que entrega, além de grande teor nutricional, muito sabor.

Acontece que no jogo alguns competidores acabam perdendo nas provas consecutivamente, e assim permanecem na xepa por semanas seguidas. É aí que o bicho pega. A falta de traquejo e repertório na cozinha não ajudam em nada na hora de variar o cardápio com ingredientes tão restritos. Resultado? Tédio no prato e paladar saturado.

Mas com uma boa dose de criatividade é possível variar sim o cardápio mesmo sem grande variedade de ingredientes. Arroz e feijão podem ser muito versáteis, vão da entrada à sobremesa sem dramas. Confira algumas dicas e acredite: com um pouco de ousadia, o céu é o limite para essa dupla.

Arroz com tudo
Vale pensar no arroz com uma tela em branco que permite toda sorte de combinações. Aromatizar com ervas, especiarias e outros aromáticos já o tornará muito mais interessante. Salsa, louro, coentro, tomilho, alecrim, raspas de limão, cúrcuma e pimentas com certeza podem tirar o arroz do tédio.

Cremosidade
Outra possibilidade é acrescentar um pouco de leite ou creme de leite ao final do cozimento e fazer um arroz cremoso ótimo para acompanhar peixes. Para os vegetarianos, no lugar do creme, lance mão do leite de coco.

Recheios molhadinhos
O arroz tem ótima performance quando recheado com carnes, peixes, frutos do mar e vegetais. Taí a galinhada, a paella e o clássico carreteiro que não nos deixam mentir. Uma linguiça bem dourada e refogada com bastante alho e cebola pode render um belo arroz molhado e bem recheado, Para finalizar, ervas frescas dão ainda mais cor e aroma. Nesse caso a dica é sempre usar o caldo das carnes e vegetais a seu favor e deixar que eles emprestem todo seu carisma ao pobre do arroz. Um arroz de rabada, por exemplo, faz corar de inveja qualquer risoto metido a besta. E o pessoal do BBB perdendo essa chance.

Bolinhos
Tanto o feijão quanto o arroz viram bolinhos gloriosos. Que podem ou não ser recheados, dependendo do que se tem à mão. Não tem jeito melhor de aproveitar as sobras desses dois grãos que numa boa friturinha.

Com tudo dentro
O feijão carioca ou mulatinho, o rei do dia a dia, geralmente é cozido e refogado com bastante alho e louro e, nos casos mais ousados, bacon e linguiça. Mas é possível ir além enriquecendo seu caldo grosso somente com vegetais como abóbora, cenoura e quiabo. Finalizar com ervas como salsa, cebolinha ou coentro também trazem um sabor a mais.

Pastinhas e patês
O feijão por ser bem rico em amido, pode render ótimas pastinhas. A inspiração pode ser o homus, a pasta árabe à base de grão de bico. Seja o feijão branco, o mulatinho ou mesmo o preto, todos ficam excelentes quando processados com um pouco de páprica, alho, azeite e limão. Perfeito para passar no pão ou rechear sanduíches de pão folha.

Baião é de dois
E já que o lance é sair do tédio, por que não juntar o arroz e o feijão e compor um baião? Nesse caso, a dica é cozinhar o feijão um ponto a menos, para que seus grãos permaneçam íntegros e não virem uma maçaroca quando for misturado ao ao arroz. Daí é só complementar com os recheios possíveis, vale queijo, defumados, legumes…

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes