• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Parece que o pessoal da xepa do BBB 22 não aguenta mais comer arroz com feijão. Para quem não acompanha o reality show exibido pela Rede Globo, semanalmente os participantes disputam provas cujo resultado determina quem vai para a área VIP (onde regalias são garantidas) ou para xepa (onde a garantia é o perrengue). O VIP dispensa explicações, já a xepa, vale contar que é uma referência ao termo que determina os minutos finais da feira livre de rua. Momento em que os melhores produtos já foram vendidos e quem chega nessa hora paga menos, mas abre mão da qualidade e do frescor.

Ou seja, no BBB, quem cai na xepa, como forma de castigo, é obrigado a se virar com uma despensa mais limitada, restrita a ingredientes básicos como arroz, feijão, ovo e banana. Até aí, tudo bem, uma vez que arroz e feijão é a base alimentar da população brasileira que entrega, além de grande teor nutricional, muito sabor.

Acontece que no jogo alguns competidores acabam perdendo nas provas consecutivamente, e assim permanecem na xepa por semanas seguidas. É aí que o bicho pega. A falta de traquejo e repertório na cozinha não ajudam em nada na hora de variar o cardápio com ingredientes tão restritos. Resultado? Tédio no prato e paladar saturado.

PUBLICIDADE

Mas com uma boa dose de criatividade é possível variar sim o cardápio mesmo sem grande variedade de ingredientes. Arroz e feijão podem ser muito versáteis, vão da entrada à sobremesa sem dramas. Confira algumas dicas e acredite: com um pouco de ousadia, o céu é o limite para essa dupla.

Arroz com tudo
Vale pensar no arroz com uma tela em branco que permite toda sorte de combinações. Aromatizar com ervas, especiarias e outros aromáticos já o tornará muito mais interessante. Salsa, louro, coentro, tomilho, alecrim, raspas de limão, cúrcuma e pimentas com certeza podem tirar o arroz do tédio.

Cremosidade
Outra possibilidade é acrescentar um pouco de leite ou creme de leite ao final do cozimento e fazer um arroz cremoso ótimo para acompanhar peixes. Para os vegetarianos, no lugar do creme, lance mão do leite de coco.

Recheios molhadinhos
O arroz tem ótima performance quando recheado com carnes, peixes, frutos do mar e vegetais. Taí a galinhada, a paella e o clássico carreteiro que não nos deixam mentir. Uma linguiça bem dourada e refogada com bastante alho e cebola pode render um belo arroz molhado e bem recheado, Para finalizar, ervas frescas dão ainda mais cor e aroma. Nesse caso a dica é sempre usar o caldo das carnes e vegetais a seu favor e deixar que eles emprestem todo seu carisma ao pobre do arroz. Um arroz de rabada, por exemplo, faz corar de inveja qualquer risoto metido a besta. E o pessoal do BBB perdendo essa chance.

PUBLICIDADE

Bolinhos
Tanto o feijão quanto o arroz viram bolinhos gloriosos. Que podem ou não ser recheados, dependendo do que se tem à mão. Não tem jeito melhor de aproveitar as sobras desses dois grãos que numa boa friturinha.

Com tudo dentro
O feijão carioca ou mulatinho, o rei do dia a dia, geralmente é cozido e refogado com bastante alho e louro e, nos casos mais ousados, bacon e linguiça. Mas é possível ir além enriquecendo seu caldo grosso somente com vegetais como abóbora, cenoura e quiabo. Finalizar com ervas como salsa, cebolinha ou coentro também trazem um sabor a mais.

Pastinhas e patês
O feijão por ser bem rico em amido, pode render ótimas pastinhas. A inspiração pode ser o homus, a pasta árabe à base de grão de bico. Seja o feijão branco, o mulatinho ou mesmo o preto, todos ficam excelentes quando processados com um pouco de páprica, alho, azeite e limão. Perfeito para passar no pão ou rechear sanduíches de pão folha.

PUBLICIDADE

Baião é de dois
E já que o lance é sair do tédio, por que não juntar o arroz e o feijão e compor um baião? Nesse caso, a dica é cozinhar o feijão um ponto a menos, para que seus grãos permaneçam íntegros e não virem uma maçaroca quando for misturado ao ao arroz. Daí é só complementar com os recheios possíveis, vale queijo, defumados, legumes…

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.