Cadernos de uma parisiense: 7 dicas imperdíveis para aproveitar a primavera em Paris

Um brechó de luxo, uma experiência em um hamman e pães maravilhosos estão entre as dicas do mês.


primavera em paris
Arte: Barbara Marcantonio



Bonjour! Chegamos para mais uma edição do meu roteiro de andanças e dicas do que fazer na capital francesa. Com a chegada da primavera, a cidade inteira floresce e os passeios pela região ficam ainda mais prazerosos. Já estou dando as minhas pernadas e divido com vocês seis coisas imperdíveis para fazer, ver, conhecer, enfim, aproveitar a primavera em Paris!
Algumas são novas descobertas, como uma padaria chiquérrima, bem em Saint Germain, bairro badalado repleto de lojas, restaurantes, bares, galerias de arte – sempre um superprograma. Mas essa edição não fica só por lá: te mostro um brechó dos bons no Marais (outro bairro badalado por aqui). E te dou um endereço quase secreto, só para mulheres: um spa com sauna, piscina, banho com esfoliação e massagem, onde até Jessica Alba gosta de ir quando está na cidade. Ah! Ainda temos um hotel com restaurante dentro do Chateau de Versailles e uma degustação superinteressante para desvendar a história dos queijos franceses! Coisa muito fina! Cola aqui!

 

O mais cool dos brechós

OPENDRESSING

O O.P.E.N Dressing é um tesouro do vintage no Marais. Foto: Divulgação

Acho que esse é um dos meus brechós de luxo preferidos da cidade. Muito pelo astral da dona, Alexia Marchand, uma jovem sorridente e atenciosa que cuida do espaço com paixão. No O.P.E.N Dressing, a viagem é fantástica, por assim dizer. Ali você encontra peças raras, como um mantô da coleção Métiers d’Art da Chanel, coisa linda de se ver e em excelente estado. O segredo dessa bela boutique é a clientela, que não só adquire como fornece as peças para revender ali – por isso o nome, que em português quer dizer guarda-roupa aberto. Ou seja, Alexia faz uma curadoria entre peças que encontra nas suas andanças, mas também é um lugar de confiança para comprar e revender. Pense em marcas como Isabel Marant, Martin Margiela, Saint Laurent, Alaïa e além. Vale a visita!

O.P.E.N Dressing:  63, rue de Turenne.

 

Pão nobre

POILANE

Na Poilâne, os pães são artesanais e tem quase 100 anos de tradição na cidade. Foto: Ana Garmendia

A padaria Poilâne parece cenário de filme de tão linda que é. Só a vitrine, com seus magníficos pães de fermentação natural, já é um luxo. E, ao conhecer a história, fiquei mais apaixonada ainda. Criada em 1932, ela traz o jeito francês de fazer as coisas, que vai passando de geração em geração. A atual comandante do local é Appolonia Poilâne, uma jovem de 36 anos que abraçou com paixão a experiência do avô. Com várias lojas na cidade, a padaria tem também um centro de aprendizes, onde forma novos padeiros com suas técnicas de fabricação. Indico fortemente a loja de Saint-Germain de Prés, que é onde tudo começou, para comprar um bom pão. Aproveite a visita também para ver o desfile de estilo dos frequentadores.

Poilâne: 8 rue du Cherche-Midi.

Do tempo dos cabarés 

MAISON ERNEST 2

Vitrine da Maison Ernest, em Saint Germain de Près, marca dos sapatos queridinhos de Madonna e Kate Moss. Foto: Ana Garmendia

A Maison Ernest é uma antiga marca de sapatos franceses feita inicialmente para as bailarinas do bairro Pigalle nos idos de 1900. Isso mesmo, desde 1904, um criador de sapatos chamado Ernest virou o queridinho de dançarinas do Moulin Rouge, das atrizes e das vedetes da época. Passaram-se mais de 100 anos e a marca continua fazendo sucesso entre nomes como Madonna, Kylie Minogue, Kate Moss e Hailey Bieber. Procurada pela qualidade e conforto dos saltos altíssimos, ela acabou, por acaso, tendo um de seus modelos mais famosos de mules, o Idylle, nos pés de Margot Robbie numa das primeiras cenas de Barbie (2023), o filme de Greta Gerwing. Em 2025, eles já têm vários tamanhos de saltos para agradar a mulher urbana que é caidinha pela marca, mas precisa pegar o metrô parisiense. A Maison Ernest tem uma boutique fofíssima também na rue du Cherche-Midi. Vale o giro por ali na primavera em Paris ou em qualquer época do ano! 

Maison Ernest: 16, rue du Cherche-midi.

 

Viagem ao reino de Luís XIV

LEGRANDCONTROLE

No hotel Grand Contrôle, os jantares comandados por Alain Ducasse são inspirados em Luís XIV. Foto: Divulgação

Esse programa é forte. O lugar fica dentro dos jardins do Château de Versailles e se chama Le Grand Contrôle, um hotel de propriedade do grupo Airelles. A reforma começou em 2019 e restaurou três edifícios dos séculos 17 e 18 sob a supervisão do arquiteto-chefe dos Monumentos Históricos da França. Inspirada no Petit Trianon, toda em madeira pintada e tecidos florais, a decoração permanece fiel ao reinado de Luís XIV. Móveis, quadros do século 18, candelabros com cristais e reproduções perfeitas. 

São apenas sete quartos, seis suítes e um apartamento suntuoso. Para quem não for se hospedar lá, existe a possibilidade de aproveitar o restaurante com três estrelas no Guia Michelin e menu assinado por Alain Ducasse, também inspirado nas refeições do Rei Sol.  O destaque é o “Festin Royal”, uma verdadeira experiência imersiva nos hábitos da corte. O restaurante funciona sempre, mas o banquete com toda a pompa real e uma encenação com personagens caracterizados acontece de tempos em tempos. É bom segui-los para poder ter as datas.  

Le Grand Contrôle: 12 rue de l’Indépendance américaine, 78000, Versailles.

 

Só para mulheres 

OKARI 1

Apenas para mulheres: é assim o espaço intimista O'Kari no centro histórico de Paris. Foto: Divulgação

Sim, esse lugar existe. Perfeito para desligar um pouco, fazer uma sauna úmida (aqui eles chamam de hammam), aproveitar uma esfoliação maravilhosa e ainda fazer massagem, com piscina para tomar um chá com as amigas ou sozinha. Tudo isso bem escondido no centro histórico de Paris. O O’kari é assim: pequeno, intimista e superbem frequentado por ser do tipo “bouche à l’oreille”, ou seja, nosso famoso boca-a-boca. Quem costuma reservar todo o espaço para ir com as filhas e amigas quando passa por aqui é Jessica Alba. Ela é apenas uma das habitués desse lugar fora de série. Fui e curti. Agora em maio, o projeto se expande com uma filial no Marais. Vou conferir e depois conto aqui! 

O’Kari: 22, rue de Dussoubs.

LEIA MAIS: GILBERTO GIL E ERIKA HILTON ESTRELAM A NOVA EDIÇÃO DA ELLE IMPRESSA

Pequena viagem ao mundo dos queijos

IMG 3020

Tábua de queijos do Ateliê de queijos, organizado pela brasileira Janaina Pedrosa. Foto: Ana Garmendia

A brasileira Janaina Pedrosa organiza uma degustação de queijos superinstrutiva. O chamado Ateliê de Queijos é uma imersão nas famílias de queijos franceses com a experiência gustativa (a melhor parte) e histórica de cada um deles. Janaina apresenta nove tipos, conta como cada um deles deve ser cortado e com que eles podem ser servidos. Os queijos são da Fromagerie Marie-Anne Cantin. A experiência dura uma hora e meia e o grupo pode ser de até oito pessoas. É uma boa experiência para se ter com amigos e adentrar esse universo tão apaixonante da gastronomia francesa. Eu amei! 

Ateliê de Queijos Franceses: contato com Janaina pelo e-mail contato@parisabor.com

LEIA TAMBÉM: 8 DICAS DE FENG SHUI PARA SUA CASA 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes