Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Como deixar a casa mais aconchegante

Materiais naturais, plantas, cores suaves e uma iluminação acertada são algumas dicas de arquitetos de designers para tornar o lar mais confortável.

Foto: Marco Antônio / projeto Helô Marques
PUBLICIDADE

O aconchego é um princípio clássico da decoração e, m tempos de pandemia, viver com conforto virou um desejo ainda mais latente. "A questão do bem-estar dentro de casa ficou muito mais enfática com a quarentena. A casa passou a ser o restaurante, a academia, o cinema… E, principalmente, o lugar onde você está seguro", comenta a arquiteta Helô Marques. Mas como manter essa atmosfera acolhedora em ambientes que se tornaram multifuncionais? Para responder a essa pergunta, conversamos com arquitetos e designers de interiores para entender quais são os elementos que garantem o aconchego – mais necessário do que nunca – dentro de casa.

Invista em elementos naturais


Das pedras aos tecidos, os elementos que vêm da natureza são sempre os preferidos dos profissionais de interiores. "As fibras naturais são ótimas para proporcionar acolhimento. Elas aparecem nos móveis, nas cestarias, nos tecidos, nos objetos de decoração", explica o arquiteto Bruno Moraes. Mantas, colchas e capas de almofada feitas artesanalmente em tricô ou crochê, por exemplo, adicionam textura e camadas ao décor. "Vale sempre apostar também nos tecidos que tenham um toque gostoso, como linho", orienta Carina Dal Fabbro. Outra dica é cobrir o piso frio com tapetes sobrepostos. Modelos com tramas diferentes e paleta de cores complementares criam efeitos e composições interessantes para aquecer o piso.

PUBLICIDADE

Prefira tons suaves

As cores são grandes aliadas do décor. É possível compor paletas diversas para reforçar a atmosfera de conforto, mas os tons suaves são os mais indicados. "Os neutros são unanimidade. Usando esses tons como base, podemos também apostar em estampas leves", opina a arquiteta Helô Marques.

Aposte na madeira


Madeira natural é sinônimo de aconchego. Ela pode aparecer nos móveis e também em revestimentos de pisos e paredes. "Quando ela é usada no piso, esquenta muito o ambiente. Mas é necessário tomar cuidado ao usá-la ao mesmo tempo no piso e nos móveis. Saber dosar é fundamental. A proporção é o grande segredo de um bom projeto de interiores", ensina o arquiteto Bruno Moraes. A madeira também representa sobriedade e pode conferir personalidade. "As paredes revestidas em madeira fazem com que os moradores se sintam abraçados", afirma a arquiteta Ticiane Lima, que usou o recurso em um projeto recente.

Encha a casa de plantas


Se trazer natureza para dentro de casa é a maneira mais eficaz de conseguir ambientes aconchegantes, por que não fazer isso de maneira direta? Preencher os ambientes com vasos cheios de plantas, pequenas hortas e jardins verticais é uma das medidas mais eficientes para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. "A biofilia é uma vertente que está muito em alta hoje em dia, sendo um dos pontos principais deste conceito é trazer mais os elementos naturais para nossas residências e ambientes de trabalho", explica Bruno Moraes.

PUBLICIDADE

Boa iluminação é fundamental


Uma boa iluminação pode ser relaxante. Das lâmpadas inteligentes aos dimers que regulam e controlam a intensidade de luz, está cada vez mais fácil criar cenários diferentes usando a automação e tecnologia. Prefira lâmpadas em tons amarelados para quartos e salas de estar. Por resgatar a luz quente do fogo, esse tipo de lâmpada ajuda a regular o ciclo circadiano e, consequentemente, a estimular a produção de melatonina (o hormônio do sono) ao cair da noite. Aposte também em iluminação indireta. Abajures e luminárias de leitura são exemplos de estruturas que confortam e não ofuscam o olhar.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE