9 drinks com tequila – até para quem não gosta da bebida!

Esqueça shots e aprenda com bartenders a tirar o melhor da tequila.


tequila
Cuervo Ginger: tequila, gengibre e hortelã Foto: Divulgação



Marquinhos Felix conta a história de um cliente que chegou ao seu bar, o Cariri, dizendo que não gostava de tequila. O bartender ofereceu um coquetel refrescante, com limão e gengibre. O sujeito tomou um, amou. Quis beber mais um e só aí o maroto Marquinhos revelou que a base daquela receita ácida e gostosinha era tequila.

Pois é, a tequila ficou com fama de bebida que sobe rápido, nos faz dar vexame na baladinha e, na manhã seguinte, não lembrar nada das bobagens que aprontamos. Pudera, tem gente que bebe tequila em shot como se não houvesse amanhã – um, dois, três, quatro, cinco… Faça o mesmo com o mais fino single malt escocês, com vodca, gim ou cachaça e terá resultados bem parecidos, se não piores. 

O destilado mexicano de agave azul acabou pagando o pato, mas há quem venha em sua defesa. E não é pouca gente. Hoje é o segundo destilado mais vendido nos Estados Unidos, só perdendo para a vodca e ultrapassando os american whiskeys à base de milho, que são tradição da terra. Não se trata apenas de um fenômeno de massa: a venda de rótulos premium foi a que mais cresceu e hoje representa 70% daquele mercado, o que nos faz chegar à conclusão de que se bebe melhor por lá.

Melhor, no caso da tequila, significa que todo o álcool do líquido foi gerado pela fermentação do mosto de agave azul cozido (que, na etapa seguinte de produção, será destilado). É fácil reconhecer a família das mais chiques: vem escrito “100% agave” no rótulo. A lei mexicana permite que se produza tequila com até 49% de álcool obtido a partir de outras fontes vegetais. Isso não quer dizer que as não-100% agave sejam necessariamente ruins. Mas fica a dica de como reconhecer uma tequila mais pura, se esse é o seu intuito.

“Nós ainda não conseguimos conhecer toda a riqueza sensorial da tequila e das bebidas mexicanas, mas é inegável que o Brasil passou a receber dezenas de tequilas de alta qualidade nos últimos anos”, diz Marco De la Roche, autor do e-book 101 Drinks com Tequila.

Para reconhecer essa riqueza, o caminho é longo. Para além dos 100% agave ou não, as leis da tequila também permitem envelhecimento em barris de carvalho. Tequila sem madeira é rotulada como blanco. De dois meses a um ano de madeira, como reposado. De um a três anos, añejo. Mais de três anos, extra añejo.

Há alguma treta neste quesito, entre os que defendem a tequila branca (mais viva em aromas herbáceos) e os que gostam de líquidos amadeirados (que mascaram as notas mais frescas do destilado de agave). Para quem não gosta dos aromas primários da tequila (às vezes o herbal, o apimentado e o cítrico gritam), a indústria criou a tequila cristalino. É uma bebida envelhecida em madeira, que perde toda a cor depois da filtragem em carvão.

Leia também: Os vinhos que os sommeliers querem que você beba

Tem mais polêmica. Para os mexicanos, é horrível nos ouvir dizer “a tequila”. No nosso dicionário, é substantivo feminino. No México, é masculino: “el tequila” (por isso ganha o nome de blanco, reposado etc.). “Ouvir ‘a tequila’ dói tanto nos nossos ouvidos quanto nos dos brasileiros quando um mexicano diz que vai ‘bailar la samba’”, diz Hugo Delgado, proprietário da Taquería La Sabrosa, em São Paulo. Como reprogramar o cérebro de quem chamou a tequila no feminino a vida inteira vai dar muito trabalho, entramos num acordo bilateral e permitimos que se dance “la samba” numa boa.

Importante é não ter preconceito – linguístico, etílico ou de qualquer espécie. Todas as categorias de bebidas têm seus exemplares péssimos, medíocres, bons, excelentes e espetaculares. “A tequila é, para mim, o destilado mais misterioso da coquetelaria. Tão rico e complexo, mas, ao mesmo tempo, tão estigmatizado. Ela tem se tornado cada vez mais sofisticada e premium e o consumidor só tem a ganhar com isso”, diz Marco.

No livro 101 Drinks com Tequila, o editor do site Mixology News reuniu receitas de clássicos mexicanos e internacionais repaginados com o destilado de agave, além de coquetéis autorais de bartenders brasileiros. Dessa última vertente, selecionamos algumas receitas de preparo fácil e muito sabor. Começamos com sours sossegados e refrescantes até chegar a coquetéis bem alcoólicos e potentes. Todos indicados também para quem diz que não gosta de tequila. 

9 drinks com tequila para provar em casa


Cuervo Ginger

O sour que confundiu os sentidos do cliente de Marquinhos Felix vem com o aroma e a picância do gengibre, aumentando o seu frescor. O mel traz leve dulçor e o toque final de hortelã faz a taça ficar cheirosa.

tequila


Ingredientes

50 ml de tequila reposado
30 ml de xarope de mel
25 ml de suco de limão-taiti
3 fatias de gengibre fresco
Hortelã para decorar

Modo de preparo
1. Na coqueteleira sem gelo, macere o gengibre junto com o xarope de mel, até extrair seu suco.
2. Coloque bastante gelo e os outros ingredientes. Bata vigorosamente até resfriar.
3. Faça coagem dupla, com ajuda de uma peneirinha, para um copo baixo com cubos de gelo.
4. Dê um tapa no raminho de hortelã, para ele liberar aroma, e decore o coquetel com ele.

Preparo do xarope de mel
Numa panelinha, misture uma parte de mel para uma parte de água. Aqueça em fogo baixo e mexa até o mel se dissolver totalmente. Espere esfriar e guarde na geladeira por até 15 dias.

Paraíso

Outra receita refrescante, leve e cheia de camadas, criada pelo bartender Raul Dias. A tequila encontra o Aperol, que se recusa a sair da moda, o doce do açúcar, a acidez do limão e do vinagre e o cheirinho da pimenta cambuci.


tequila

Ingredientes
60 ml de tequila branca
20 ml de Aperol
20 ml de suco de limão-taiti
20 ml de xarope de açúcar
5 ml de vinagre de maçã
2 rodelas de pimenta cambuci para decorar

Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com bastante gelo. Bata bem até resfriar.
2. Faça coagem dupla, com ajuda de uma peneirinha, para um copo baixo com cubos de gelo.
3. Decore com as rodelas de pimenta cambuci.

Preparo do xarope de açúcar
Coloque duas partes iguais de água e açúcar numa panelinha. Acenda o fogo baixo e mexa até que o açúcar se dissolva totalmente. Espere esfriar e guarde na geladeira por até 15 dias.

Emiliano

Um sour ainda mais complexo: o pepino traz frescor, a hortelã vem com o aroma, a pimenta jalapeño joga um quê de picante e o sal equilibra a receita. Criação de Johnny Oliveira para o Depósito Bar, de Balneário Camboriú.

tequila


Ingredientes
50 ml de tequila branca
25 ml de xarope de agave
35 ml de suco de limão-taiti
3 rodelas de pepino
5 folhas de hortelã
2 rodelas de pimenta jalapeño
2 gotas de solução salina
Pepino e hortelã para decorar

Modo de Preparo
1. No fundo da coqueteleira sem gelo, coloque o pepino, a hortelã, a pimenta, o xarope, o limão e a solução salina. Macere bem com ajuda de um pilãozinho.
2. Coloque muito gelo, adicione a tequila e bata vigorosamente.
3. Faça coagem dupla, com ajuda de uma peneirinha, para um copo baixo com gelo grande.
4. Decore com um rolinho de pepino e hortelã.

Preparo da solução salina
Misture 20 g de sal em 100 ml de água. Mexa até dissolver. Guarde em um conta-gotas.

Margarita Dois Amores

Ana Paula Ulrich, bartender brasileira que vive no México, nos deixou esse presente antes de partir: um coquetel que mistura a base de uma Margarita com a técnica de preparo da Caipirinha. Irresistível na tarde de sol.

 

tequila

Ingredientes
60 ml de tequila branca
3 fatias de limão-taiti
3 fatias de limão siciliano
10 ml de xarope simples
1 colher de geleia de laranja
Flor de sal e geleia de laranja para crustar

Modo de preparo
1. Cruste a borda de um copo baixo com geleia de laranja e flor de sal.
2. Coloque o xarope e a geleia de laranja no copo e mexa com a colher de bar até que forme uma mistura homogênea.
3. Coloque as fatias dos limões e macere suavemente com um pilãozinho, o suficiente para extrair o sumo das frutas e os óleos das cascas (se pesar muito a mão na hora de macerar, pode também extrair amargor).
4. Coloque a tequila e gelo em cubos e mexa até que todos os elementos do coquetel se misturem.
5. Finalize com uma camada de gelo britado.

Como crustar o copo
Coloque um pouco da geleia de laranja em um prato raso e emborque o copo para que grude em toda a borda. Em outro prato, despeje a flor de sal e passe suavemente a borda do copo, em movimento circular, até o sal aderir. 

Bossa Nova

A receita de Allan Suarez, head bartender do Matiz Bar, é um pouco mais complicadinha, por causa da infusão. Mas brinda o trabalho com uma mistura inesperada de sal, umami, dulçor, frutado e o toque de amargor da tônica.

tequila


Ingredientes

35 ml de tequila branca infusionada em queijo brie e parmesão
30 ml de suco de maçã verde
15 ml de xarope de mel
30 ml de água tônica
Folha de azedinha para decorar

Modo de preparo
1. Coloque a tequila, o suco de maçã e o xarope de mel na coqueteleira com gelo e bata bem até resfriar.
2. Coloque a água tônica em um copo baixo com gelo grande.
3. Coe duplamente, com ajuda de uma peneirinha, a mistura da coqueteleira.
4. Decore com a folha de azedinha.

Preparo da tequila infusionada com brie
Num pote de vidro, misture uma garrafa de tequila (750 ml) com 250 g de queijo brie e 125 g de parmesão. Mexa e deixe descansar por 48 horas na geladeira. Abra, mexa novamente e coe com filtro de papel para uma garrafa limpa. Guarde na geladeira por até 15 dias.

Pepino

A base do coquetel de Gustavo Rômulo, do Bar Caju, é a de um Martini. Outros elementos como o dulçor e o aroma do licor, mais o salgado da água de pepino, fazem dele um must para quem ama drinks secos e elegantes.

tequila


Ingredientes

50 ml de tequila branca
20 ml de flor de sabugueiro
20 ml de água de pepino em conserva
10 ml de vermute branco seco
Fatia fina de pepino fresco para decorar

Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes num copo de misturas com bastante gelo. Mexa com a colher de bar até resfriar.
2. Coe para uma taça coupe (ou martini) previamente gelada.
3. Decore com a fatia de pepino enrolada num palito.

Mezcalito

Um drink pancadão e cheio de elementos, criado por Michel Felicio, sócio do Bottega 21. Bom exemplo de como a tequila conversa com outros ingredientes alcoólicos doces, frutados, amargos e defumados.

tequila

Ingredientes
45 ml de tequila branca
15 ml de uísque escocês 12 anos
20 ml de Campari
15 ml de licor de café
7,5 ml de amaretto
3 borrifadas de uísque defumado
Casquinha de laranja Bahia para decorar

Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes no copo de misturar com bastante gelo e mexa com a colher de bar até resfriar.
2. Coe para um copo baixo com gelo grande.
3. Decore com a casquinha de laranja Bahia.

DICA
Você pode colocar o uísque defumado num borrifador e perfumar o coquetel depois de pronto. Esse tipo de uísque turfado é bem intenso e deve ser usado com cuidado, para que o drink não pareça um fumacê só.

Josefel Zanatás

Essa receita de Marco De la Roche foi especialmente pensada para quem gosta de coquetéis intensos, alcoólicos, com toques terrosos e ultrapotência de sabor. Fez sucesso durante sua passagem pelo Riviera Bar.

tequila

Ingredientes
25 ml de tequila branca
25 ml de bourbon
25 ml de vermute
10 ml de fernet
10 ml de Cynar
3 dashes (espirradas) de Angostura
3 gotas de solução salina
Azeitona verde para finalizar

Modo de preparo
1. No copo de misturas (mixing glass), com bastante gelo, coloque todos os ingredientes e mexa com a colher de bar até gelar.
2. Coe para uma taça coupe previamente gelada.
3. Decore com a azeitona espetada num palito.

Estilo Viejo

Por fim, um classicão. O Old Fashioned não é um drink em si, mas um estilo que pode ser replicado ou repensado com várias bases alcoólicas, de preferência amadeiradas. Quem tem uma boa tequila añejo precisa provar.

tequila


Ingredientes
60 ml de tequila añejo
7,5 ml de xarope de agave
3 dashes (espirradas) de bitter Angostura
Casca de laranja Bahia para decorar

Modo de preparo
1. No copo de misturas com bastante gelo, misture os ingredientes até resfriar.
2. Coe para um copo baixo com gelo grande.
3. Torça a casca de laranja Bahia sobre o copo, para extrair seus óleos e perfumar o drink. Decore com a mesma casca de laranja.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes