Dry January: 4 motivos para aderir ao mês sem álcool
Além de ser ótimo para o corpo, cortar bebidas alcoólicas também favorece a saúde mental. Confira alguns benefícios do Dry January.
Depois da esbórnia de fim ano, o início do calendário marca um período de detox para muita gente. Há até um nome para esse movimento: é o Dry January, que propõe um mês sem álcool para fazer uma limpeza no organismo.
Para além dos efeitos evidentes na saúde física, essa escolha também pode melhorar a saúde mental. Leia a seguir por que vale a pena fazer essa pausa no consumo alcoólico.
Um sono mais reparador

Kate Stone Matheson / Unsplash
Aquela sonolência depois de uma cervejinha ou uma taça de vinho pode até criar a ilusão de que uma dose de álcool ajuda a dormir bem. Não é bem assim. É verdade que ele pode fazer você adormecer mais rapidamente, mas o fato é que o álcool prejudica a qualidade do sono. O resultado são despertares noturnos, um sono mais superficial e um cansaço logo ao acordar. Ao eliminar o álcool, muitas pessoas passam a ter um sono mais estável e reparador e, consequentemente, despertam com mais energia.
Leia também:
Sem álcool na balada? Você não está sozinho
Menos ansiedade

Madison Lavern / Unsplash
Outro equívoco comum é a crença de que o álcool relaxa. Na realidade, ele atua como um depressor do sistema nervoso e pode, pelo contrário, aumentar a ansiedade, especialmente no dia seguinte. Irritabilidade, instabilidade emocional, nervosismo – sabe a tal da ressaca emocional pós-balada? Ao reduzir – ou eliminar – o álcool, algumas pessoas observam uma sensação gradual de tranquilidade: menos altos e baixos emocionais e um humor mais estável ao longo das semanas. Viva o Dry January!
Melhora na concentração

Marissa Grootes / Unsplash
Mesmo em pequenas doses, o álcool afeta as funções cognitivas. Fazer uma pausa pode, portanto, levar a um pensamento mais claro, a uma capacidade melhor de se concentrar e a um sentimento de produtividade renovada, tanto no trabalho como nas atividades do dia a dia.
Leia também:
Drink sem álcool: 9 receitas de coquetel para aderir ao Dry January
Um pequeno impulso na autoestima

Larry George / Unsplash
Encarar um desafio e conseguir cumprir a sua meta, mesmo que seja algo aparentemente simples, tem um efeito muito concreto na autoconfiança. Já estamos quase no meio de janeiro, mas não precisa esperar até o ano que vem para aderir ao Dry January. Estique a abstinência até o Carnaval e colha os frutos dessa desintoxicação!
Leia também:
8 dicas de cerveja sem álcool para o Carnaval
Reportagem originalmente publicada em www.elle.fr.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



