Eclipse solar e eclipse lunar: 2 fenômenos para ficar de olho em outubro

No dia 14 de outubro, ocorre o eclipse solar da Lua Nova em Libra e, no dia 28, o eclipse lunar da Lua Cheia em Touro. Saiba como se preparar para os últimos eclipses de 2023.


ilustração eclipse solar eclipse lunar
Ilustração: Mariana Baptista



Este mês temos não só um, mas dois eclipses. O primeiro, no dia 14 de outubro, é o eclipse solar da Lua Nova em Libra. O segundo, no dia 28, é o eclipse lunar na Lua Cheia em Touro. Serão os últimos eclipses do ano, de um total de quatro que ocorrem em 2023.

Eclipses costumam trazer mudanças e, às vezes, até viradas profundas, pois têm em sua origem um transbordamento do acúmulo de energias que precisa ser depurado ou transformado em crescimento.

Leia também:
Horóscopo de outubro: as previsões completas para cada signo

Desde abril deste ano, fomos paulatinamente estimulados a olhar para a nossa parte da equação e agir com maior foco na nossa própria sobrevivência.

Questões como: até que ponto podemos contar com o outro, o que podemos fazer por nós mesmos, o que estamos deixando de resolver por causa de medos, em que momentos estamos sendo egoístas, onde falta maturidade e paciência, e assuntos que giram em torno da nossa iniciativa, independentemente do papel que foi assinalado para nós, precisaram de um olhar direcionado para a resolução simples e direta.

Aqui não existe pedestal, hierarquia, mas, sim, o que precisa ser feito e, de preferência, sem muita enrolação. 

O eclipse solar da Lua Nova em Libra

A busca da força, coragem e determinação para resolver a vida continuará até o ano que vem, mas, de tempos em tempos, esse exercício precisa de uma revisão. Depois de tanto foco no “eu”, nas “minhas necessidades”, chega o momento de equilibrar a balança com o Eclipse Solar da Lua Nova em Libra, que joga uma luz nos pontos extremos em que estamos vivendo e que precisamos reajustar. Afinal, às vezes, podemos nos perder nessa luta pela conquista, que pode vir acompanhada de impaciência, brigas, um olhar afunilado, uma dose incrementada de egoísmo e inflexibilidade.

Durante o eclipse solar e nas próximas semanas, energias mais librianas ocuparão o espaço, nos lembrando que é possível fazer as coisas juntos, que o combinado não sai caro, que a vida não é uma grande competição. Também seremos lembrados que é gostoso quando a gente briga menos e faz a nossa parte para manter a vibe mais agradável e que, analisando uma situação através de outros olhares, podemos encontrar soluções mais harmoniosas. Enfim, vamos ser estimulados a prestar atenção na nossa atuação no desenvolvimento dos relacionamentos pessoais. 

Ao se deparar com algum desafio, é importante colocar essas coisas em prática para lapidar nossas habilidades sociais e a inteligência interpessoal. Para alguns pode ser fácil, mas, para outros, o convite para realizar esses exercícios pode chegar de forma mais intensa.

Marte passa por Escorpião pedindo mergulhos profundos, um olhar para a verdade e foco na depuração real, que não dá brecha para a superficialidade e conversas mal acabadas. Pode parecer mais fácil deixar de encarar os fatos de frente, por medo das mudanças que eles podem trazer. Mas a mudança é o que queremos no momento. Saturno em Peixes forma um trígono de suporte, trazendo uma sensação de segurança e realização ao fazer os mergulhos e entregas. 

Se houver transformação e um frio na barriga, é porque você está indo na direção certa. Ser sincero com as suas escolhas e movimentos é a chave!  

Apesar dessa predisposição toda para a profundidade e sinceridade, tudo indica que as conversas podem ser feitas de forma tranquila com a presença de Mercúrio em Libra, desde que haja receptividade, respeito, um ouvir mútuo e abertura para o ponto de vista do outro. Se você estiver num movimento de transformação mais interior, pode ser um bom momento para expressar o que vier de forma artística e bela.  

Você verá como essas limpezas farão bem para os seus relacionamentos no futuro, sejam eles os novos encontros amorosos ou aqueles que já existem em sua vida. Se você aproveitar essa passagem, suas atitudes e escolhas nesse setor virão de uma postura mais equilibrada, com expectativas mais realistas e com menos ansiedade. 

Afinal, o ciclo da Lua Nova em Libra pode ser usufruído como um recomeço nas relações, com base no que aprendemos durante o ciclo anterior, da Lua Nova em Virgem, onde organizamos as nossas rotinas, demos atenção à nossa saúde e, assim, criamos espaço para receber o outro. 

O eclipse lunar da Lua Cheia em Touro

Esse eclipse é o último da série que rolou no eixo de Touro e Escorpião, que serviu para organizar a sua vida material. A vida mostrou como as escolhas moldam a sua vida financeira e como você é capaz de dar forma às suas ideias. Mostrou também a importância de ter uma boa relação com dinheiro e de ter paciência e entender como o mundo material funciona. Você viu que é preciso cuidar da vida material, mas que nem tudo está sob nosso controle, por mais que tentemos. 

Por isso, essa Lua Cheia em Touro traz em si uma intensidade, pois nos dá um panorama geral, como a finalização de um processo de aprendizagem, uma graduação, mostrando de modo concreto o que construímos até agora em nossas vidas e a nossa relação com matéria. Essa lunação materializa o que está invisível, para que possamos ver onde acertamos até agora e também fazer os ajustes quando necessário. Em outras palavras, ela joga na sua cara o que deu “certo” e o que deu “errado”.

Como se trata de um eclipse, essa passagem carrega uma força transformadora, acentuando ainda mais a energia depuradora que já estará presente com os trânsitos de planetas em Escorpião, o signo ligado à transformação.

Ao longo da vida vamos acumulando bagagens, traumas, pensamentos e crenças, que muitas vezes nem são nossas. Isso tudo forma camadas que vão cobrindo o brilho da nossa essência. Vamos adiando, procrastinando, desviando, até que uma hora hora a gente entra em crise ou vive experiências que mostram que não há como seguir em frente do mesmo jeito. 

O signo de Escorpião e os eclipses servem para quebrar essas inércias e deixar o velho morrer, para que a gente se fortaleça e viva da forma como realmente somos. Não é fácil, pois geralmente existe um medo de soltar essas bagagens, por mais incômodas que elas possam ser, mas abrir mão delas é o único jeito seguir adiante. Assim como no eclipse solar da Lua Nova em Libra, quanto mais frio na barriga, melhor!

O bom é que existe um estímulo para liberar pesos e progredir, pois Marte em Escorpião estará em oposição a Júpiter em Touro, que dá uma sede de viver intensamente e descobrir novos horizontes. Tudo isso é possível, desde que limites sejam respeitados e a vontade seja sincera, sem expectativas e fantasias. 

Marte e Mercúrio estarão em conjunção em Escorpião, deixando o instinto aguçado para dar passos audaciosos, inclusive no escuro e desconhecido. Deixe o seu faro e seu coração te guiarem, sem dar ouvidos aos medos e ruídos externos do dia a dia. Não se deixe distrair por besteiras superficiais e mire no que é realmente importante no presente. Suas paixões e verdadeiras vontades podem estar falando mais alto, então, ouça o que o seu interior tem a dizer para você.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes