ELLE Aventuras no… Havaí

Paisagens estonteantes (incluindo vulcões!), gastronomia com produtos fresquíssimos e as melhores compras: diga “aloha” ao Havaí com nossas dicas para uma viagem inesquecível.


ABRE copiar



apresentado por usa2

Se você se apaixonou pelo Havaí enquanto assistia à primeira temporada de The White Lotus, agora é o momento ideal para encarnar a Tanya McQuoid e curtir esse apaixonante arquipélago tropical.

No meio do Oceano Pacífico, a cerca de 3,2 mil quilômetros do continente americano, o Havaí se tornou o 50º estado dos Estados Unidos em 1959. Hoje, o destino esbanja uma  mistura do charme polinésio com a cultura estadunidense, em que o surfe é praticamente uma religião e a natureza é a grande protagonista.

Sim, as praias são belíssimas! Mas há muito mais nesse destino perfeito, onde você tem à disposição uma enorme variedade de experiências inesquecíveis, que vão desde a observação da vida selvagem até compras grifadas.

Já está sonhando com uma viagem por lá? A Visit the USA pode ajudar você a planejar o seu itinerário nesse destino icônico, com um website repleto de sugestões de onde ir e o que fazer, incluindo dicas dos melhores restaurantes e lojas, além de aventuras fora dos roteiros turísticos mais conhecidos. A seguir, você confere uma pequena amostra do que vai encontrar no Havaí.

hawaii 201302 5dm2 bm img 1629 65953b2b3fd5f

Observação da vida selvagem

Com espécies que vão desde o famoso trepador-do-mel até aves aquáticas ameaçadas de extinção, como o ganso-havaiano, o perna-de-pau e o pato-havaiano, o Havaí é um paraíso para os observadores de pássaros. Procure a Hawaii Bird Tours, que proporciona uma experiência educativa e divertida com sua equipe inteiramente feminina.

Como era de se esperar em um destino formado por ilhas e atóis, a observação de golfinhos e baleias também é uma atividade bastante popular, principalmente no inverno, quando as baleias jubarte vêm do Alasca para procriar em águas mais quentes.

kauai hilton hi 38 web72dpi 6595858fa89f1

Aventuras ao ar livre

Para os caminhantes ávidos, há dezenas de trilhas pitorescas que atravessam as oito principais ilhas do Havaí. Vista sua melhor legging e vá a Halona Cove (onde Burt Lancaster beijou Deborah Kerr em meio às ondas, na célebre cena de A um passo da eternidade), o ponto da famosa formação rochosa Halona Blowhole e de outras belas esculturas de lava – um cenário sob medida para aquele post cinematográfico no Instagram (só tome cuidado, pois a descida é bastante íngreme).

Quem curte um passeio com emoção vai amar a Trilha Kalalau, em Kauai, que se estende por 18 km, da Praia de Ke’e à Praia de Kalalau, ao longo da impressionante Costa de Napali. Desafiadora em alguns trechos, a caminhada é considerada uma das mais bonitas dos Estados Unidos.

E, falando em emoção, você pode aumentar seus níveis de adrenalina deslizando por tirolesas em meio à exuberante paisagem verde local. Kauai tem alguns dos percursos mais longos, com vistas deslumbrantes – experimente o Kipu Zipline Safari, onde você vai “voar” sobre locais que ficaram famosos em filmes como Jurassic Park, Piratas do Caribe e Os caçadores da Arca Perdida.

Maui, por sua vez, reserva um passeio impressionante pelas encostas de Haleakala, um imenso vulcão adormecido, que ocupa mais de três quartos da ilha.

Ah, você gostaria de conhecer um vulcão em ação? Não seja por isso: a Big Island (também conhecida como Ilha Havaí) abriga o Parque Nacional dos Vulcões, com dois deles ainda ativos: o Kilauea e o Mauna Loa. Em um passeio de helicóptero, você verá fumarolas (emanações vulcânicas), campos de lava e, se tiver sorte, rios de lava derretida. Aqui também é possível admirar uma vista panorâmica da floresta tropical, dos vertiginosos penhascos oceânicos e de vales escondidos, com ruidosas cachoeiras.

chase dong great outdoors waianapanapa state park maui hawaii16 65953c2a49508

Experiências gastronômicas únicas

Se você chegou até aqui, sua fome deve estar a mil. No Havaí, a cena gastronômica é rica em ingredientes frescos e produtos locais. Barracas de fruta e feiras estão por todo canto e têm de tudo: frutas de dar água na boca, café de produtores locais, macadâmia, geleias, pães e muito mais. Em Maui, a Hana Farms serve sucos feitos na hora e pães de banana recém-saídos do forno. No Kailua Farmers Market, em Oahu, você encontrará uma ampla oferta de comida caseira preparada por pequenos estabelecimentos familiares, como a Grandma G, que traz no cardápio um delicioso e tradicional café da manhã havaiano.

O roteiro gastronômico do Havaí também tem espaço para refeições badaladas. Faça como Barack Obama e Ben Affleck e reserve uma mesa em um dos restaurantes mais concorridos de Oahu: The Pig and The Lady. Especializado em culinária vietnamita moderna, Andrew Le, seu principal chef, nasceu e cresceu em Honolulu.

Há ainda o Waiahole Poi Factory, uma galeria de arte que virou restaurante, de propriedade dos nativos Charlene e Calvin Hoe. O menu tem pratos locais, como o porco Kalua e o laulau (carne de porco gorda e peixe-manteiga salgado, envoltos em folhas), acompanhado de poi, um tipo de purê de inhame perfeito para absorver os molhos e limpar o prato, bem ao estilo havaiano. Se você tiver sorte, pode conferir até um dos filhos de Hoe preparando o poi da maneira tradicional, socando as raízes com um pilão.

Momentinho das compras

A ideia é se jogar em peças de grifes? Nesse caso, Honolulu é o lugar para encontrar as melhores oportunidades de compras. Etiquetas de luxo como Chanel e Dior se concentram no elegante Luxury Row, enquanto ótimos descontos em diversas marcas podem ser obtidos no Waikele Premium Outlets, nas proximidades de Waipahu.

Também vale muito a pena conhecer a próspera cena local de comércio independente. A We Are Iconic, de Honolulu, apresenta uma curadoria impecável e elegante de roupas e acessórios, enquanto a Olive (e a loja irmã, a Oliver, para homens) oferece peças alegres e divertidas em estilo praiano, de designers havaianos.

Para achados para presentes, experimente a Kealopiko, em Honolulu, que começou como uma loja de camisas masculinas, mas hoje vende diversos outros itens; e a Number 808, também na capital, que tem de tudo, desde cerâmicas a sabonetes naturais.

Acima de tudo, o que você vai encontrar no Havaí é a mais calorosa das recepções. Então, por que não planejar já uma viagem para entender como os havaianos conseguem deixar os visitantes tão à vontade? Até Tanya McQuoid se sentiu em casa…

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes