12 drinks com frutas para animar o fim de semana

Em forma de suco, xarope ou infusão, as frutas rendem coquetéis cheios de frescor e aromas.


drinks com frutas



Acaba o verão e chega o outono com a promessa de meia-estação. Frentes frias vêm por aí, diz a meteorologia. Mas a Climatempo informa que, ao menos na região Sudeste, os dias quentes prevalecerão, e que a média de temperatura para o mês de abril superará a dos anos anteriores. Grande novidade (contém ironia) para quem já manjou a irreversibilidade do aquecimento global.

Se as previsões estiverem corretas (nem sempre estão), teremos tempos de esfria-esquenta nos próximos meses. Vontade de tirar o trench coat luxo do armário? Aproveite as altas na temperatura para deixar o modelão de frio ao sol, livre do cheiro de guardado, para quando chegarem as baixas.

O que beber? Se prevalece o calor, coquetéis refrescantes continuam sendo a pedida. “Pensar em coquetéis com frescor é pensar em sabores e aromas sutis, que não tragam uma expressão alcoólica muito latente. São drinks confortáveis, que pedem o próximo gole”, diz o mixologista Laércio Zulu, mestre em tropicalismo etílico.

Drinks com frutas, especialmente as mais ácidas, são opções superrefrescantes. Na seleção da ELLE, temos um turbante de Carmen Miranda: acerola, maracujá, tangerina, abacaxi, limão, coco, melancia, cupuaçu, melão, caju e até uma frutinha que andava esquecidona e vem virando modinha nos bares: o azedíssimo cambuci.

Ensinamos várias receitas, coletadas com os bambas da barra em São Paulo. Algumas muito simples e rápidas, outras com técnicas mais avançadinhas, que exigem o preparo de xaropes e demais borogodós. Deu preguiça? Alguns bartenders sugerem o uso de xaropes industriais, outros têm chilique-estremilique só de pensar nisso. Não estamos aqui para julgar, apenas para apontar caminhos que cada pessoa escolhe (ir aos bares para provar essas delícias é um deles). Porém, pense bem, com o perdão da redundância: quem quer frescor usa fruta fresca, ué. Bora lá mexer a panelinha e aprender essas artes.

Leia também:
Como fazer xarope de açúcar para drinks

Areias 

drinks com frutas BRASS BREW areias

Foto: Divulgação

Chula Barmaid fez uma carta bem tropical para a cervejaria Brass Brew, na Casa das Caldeiras. Ela mostra que é possível misturar frutas ao toque picante vindo de um mix de pimentas. Refresca, mas também esquenta, se é que você me entende.

Ingredientes

60 ml de tequila branca
25 ml de xarope de pimentas vermelhas frescas*
40 ml de suco de tangerina
5 ml de suco de limão
Flor de sal macerada com hibisco para crustar o copo

*Tire as sementes de uma pimenta dedo-de-moça e de uma pimenta jalapeño e corte-as em pedaços. No fogo baixo, junte as pimentas a 800 g de açúcar e 10 g de pimenta-rosa. Mexa devagar e, quando o açúcar começar a derreter, acrescente 1 g de flor de sal e, aos poucos, 800 ml de água. Deixe ferver com a tampa, para segurar o sabor e os aromas. Coe com ajuda de um pano ou uma peneira. Deixe esfriar e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Para crustar o copo, macere flor de sal e algumas flores de hibisco secas num pilãozinho. Passe a lateral de um copo alto em um prato com suco de limão ou pincele o sumo, delimitando a área que quer crustar. Imediatamente, polvilhe a mistura de sal e hibisco sobre a superfície molhada. 

2. Bata os outros ingredientes vigorosamente na coqueteleira, com bastante gelo.

3. Faça coagem dupla para o copo alto crustado com gelo até a boca.

Cambuzu

drinks com frutas BARKATU cambuzu

Foto: Divulgação

Uma delicinha de pouco álcool e simples de fazer, bolada por Vinicius Vella, do sacudido Barkatu. Uma garrafa de yuzu e outra de borbulhante de cambuci da Companhia dos Fermentados rendem uma tarde toda de festa no quintal, na varanda ou na piscina.

Ingredientes

40 ml de licor de yuzu (yuzushu)
120 ml fermentado borbulhante de cambuci
Casquinha de limão-siciliano para finalizar

Modo de preparo

1. Numa taça coupe previamente resfriada, sirva o licor de yuzu e, em seguida, o borbulhante de cambuci.

2. Mexa suavemente com a colher de bar e finalize com a casquinha de siciliano torcida sobre o coquetel.

Leia também:
Bartenders indicam os 15 bares de São Paulo onde mais gostam de beber

Esperanza del Sol 

drinks com frutas IL COVO esperanza del sol

Foto: Divulgação

Jerez Fino é um vinho espanhol bom para o calor, seco e salino. É ótimo com comidas do mar e, na receita de Robson Bonfim para o Il Covo Bar, abraça a brasilidade. A acidez do cupuaçu e da uva verde também brilha nessa receita de baixo teor alcoólico.

Ingredientes

70 ml de Jerez fino
20 ml de polpa de cupuaçu
10 ml de xarope simples
70 ml de suco de uva verde
Alcaparrone para finalizar

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes na coqueteleira com muito gelo, até resfriar.

2. Faça coagem dupla para um copo alto com gelo até a boca.

3. Finalize o coquetel com um alcaparrone.

Dica
Use o xarope de açúcar apenas se fizer o coquetel com suco caseiro de uva verde, que costuma ser mais ácido. Se usar suco de uva industrial, mais doce, você pode dispensar o xarope.

 

Five Stars 

drinks com frutas SONG QI five stars 01

Foto: Divulgação

Ricardo Takahashi, o Japorês, do Song Qi, queria um coquetel que tivesse o gostinho do famoso picolé de melão. O resultado de sua pesquisa pode lembrar um domingo no bairro da Liberdade – ou sugerir encontros mais sexy e menos muvucados.

Ingredientes

45 ml de gim
22,5 ml de xarope de melão cantaloupe*
22,5 ml de suco de limão-siciliano coado
22,5 ml de clara de ovo
Peychaud’s bitter para finalizar

*Remova as cascas e tire as sementes do melão. Corte em pequenos pedaços e passe pelo extrator de sumo ou pelo liquidificador. Espere a espuma que se formou baixar e adicione metade do volume do suco que obtiver de xarope de açúcar simples. Adicione 3 g de sal e 5 g de ácido málico (ou 100 ml de suco de limão) para cada 650 ml de xarope. Leve ao fogo até subir fervura, coe com uma peneira fina e deixe esfriar. Guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Bata vigorosamente todos os ingredientes na coqueteleira, com muito gelo.

2. Coe para um copo baixo com gelo ou, se preferir, para uma taça coupe previamente resfriada.

3. Decore o topo do coquetel com algumas gotinhas de bitter.

 

Kãmuci 

drinks com frutas BANQUETA Kamuci

Foto: Divulgação

Olha o cambuci aí de novo. A fruta em formato de OVNI deu nome ao bairro paulistano (tinha muito por lá). Hoje é a estrela da receita de Igor Bauer, do Banqueta Bar, que pesquisa ingredientes brasileiros e os transforma em refrescâncias.

Ingredientes

50 ml de gim infusionado com cambuci*
10 ml de licor de laranja
15 ml de xarope de mel silvestre**
10 ml de limão-taiti
Casquinha de limão para finalizar

*Corte 250 g de cambuci em pedaços e coloque num pote limpo e esterilizado. Adicione 750 ml de gim e feche bem. Deixe o pote num local fresco por dois dias, agitando a mistura duas vezes ao dia. Coe primeiro numa peneira e depois no filtro de papel. Guarde na geladeira.

**Numa panelinha, aqueça duas partes iguais de mel e de água. Mexa até o mel dissolver totalmente. Passe por uma peneirinha para eliminar qualquer parte sólida. Espere esfriar e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes vigorosamente na coqueteleira com bastante gelo.

2. Faça coagem dupla (com ajuda de uma peneirinha fina) para um copo baixo com bastante gelo.

3. Finalize com a casquinha de limão torcida sobre o coquetel.

 

Liberdade

drinks com frutas BARGO Liberdade 02

Foto: Divulgação

Renata Nascimento, chefe de bar do Bargo Mooca (que fica em Santa Cecília, ha ha), fez uma carta em homenagem à história dos imigrantes em São Paulo. Shissô, o “manjericão japonês”, faz dupla com a acidez da acerola num drink para aplacar o calor.

Ingredientes

45 ml de gim
45 ml de calda acerola com shissô*
30 ml de limão
Club soda ou água com gás para completar
Folha de shissô para finalizar

*Numa panela, coloque 1 kg de acerola, 500 ml de água, 500 g de açúcar, 7 folhas de shissô e leve ao fogo baixo, até ferver. Espere esfriar e bata a mistura com mais algumas folhas de shissô. Coe com ajuda de um pano ou uma peneira fina. Guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Na coqueteleira, com muito gelo, bata o gim, a calda de acerola com shissô e o limão, até resfriar.

2. Faça coagem dupla (com ajuda de uma peneirinha fina) para um copo alto com gelo até a boca.

3. Complete o coquetel com água com gás e mexa suavemente com a colher de bar.

4. Decore com a folha de shissô.

Leia também:
Bares apostam no japonismo na taça

Outfit 20 

drinks com frutas BEER ISLAND Outfit 20 2

Foto: Divulgação

A cerveja pode dar um toque sutil de amargor a este coquetel, dependendo da marca que você escolher. Mas sua função principal, na receita de Laércio Zulu para a Beer Island Tap House, é dar corpo aveludado ao trago frutado e elegante.

Ingredientes

50 ml de gim
20 ml de framboesa com cerveja pilsen*
20 ml de Aperol
20 ml de suco limão-siciliano
Ramo de hortelã e twist de laranja-baía para finalizar

*Leve ao fogo baixo 300 g de framboesa, 150 g de açúcar demerara e 350 ml de cerveja pilsen. Cozinhe a mistura por 5 minutos. Coe o líquido, ainda quente, no filtro de papel. Espere esfriar e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Na coqueteleira, com muito gelo, bata vigorosamente todos os ingredientes.

2. Faça coagem dupla para um copo alto e fino, com gelo até a boca.

3. Torça a casca de laranja-baía sobre o coquetel e decore-o com ela. Dê um tapa no ramo de hortelã, para liberar seu aroma, e finalize o drink com ele.

 

Paratudoooo! 

drinks com frutas OPCV Paratudoooo 03

Foto: Divulgação

Ingredientes históricos da botequice brasileira são revalorizados. Diogo Sevilio, do Ó Pro Cê Vê, usa o amargo Paratudo, natural de Minas Gerais, como base de um coquetel daqueles que a gente quer beber em série. É low alcohol, mas vá com calma…

Ingredientes

50 ml de aperitivo Paratudo
30 ml de xarope de maracujá* (ou geleia)
20 ml de suco de limão
70 ml de água tônica

*Bata no liquidificador duas partes iguais de açúcar e de suco concentrado de maracujá (se vier diretamente do maracujá e não da garrafinha, melhor). Coe com uma peneira e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes vigorosamente na coqueteleira com muito gelo.

2. Faça coagem dupla para um copo alto com gelo até a boca

 

Pinga Colada 

drinks com frutas BOTECO SAO BENTO Pinga colada

Foto: Divulgação

Piña Colada lembra aquela alegre cafonice de turista em ilha do Caribe. Mas a gente adora, especialmente quando o coquetel é repaginado por Laércio Zulu para o Boteco São Bento, com cachaça, água de coco e Jerez, o que afina sua textura.

Ingredientes

50 ml de cachaça de amburana
15 ml de Jerez Fino
40 ml de shrub de abacaxi*
10 ml de suco de limão
40 ml de água de coco
1 pedaço de abacaxi e folhas da coroa para finalizar

*Leve em banho-maria ½ kg de abacaxi picado com 300 g de açúcar e 50 ml de vinagre de maçã. Depois de aquecida, deixe a mistura cozinhar por 20 minutos. Coe com ajuda de um pano ou de uma peneira. Após esfriar, adicione 100 ml de suco de limão, misture e leve à geladeira.

Modo de preparo

1. Bata vigorosamente todos os ingredientes na coqueteleira com muito gelo.

2. Coe para um equipamento de gaseificação antes de servir no copo alto com gelo até a boca.

3. Se não há como gaseificar o drink (é uma pena, mas vamos em frente), faça coagem dupla diretamente da coqueteleira para o copo alto com gelo.

4. Decore o topo do coquetel com um pedaço de abacaxi e folhinhas da coroa da fruta.

Leia também:
Pequeno guia do drink com cachaça

Sandia 

drinks com frutas JABALI Sandia 02

Foto: Divulgação

A melancia, fruta das mais hidratantes, virou um coquetel luxuosamente vibrante na cor e no sabor. A receita é de Rodrigo Valente, chef do Jabalí, bar gastrô com influências latinas no prato e na taça. Tem salzinho na borda para temperar…

Ingredientes

40 ml de tequila
15 ml de cachaça
15 ml de Aperol
15 ml de suco de limão
25 ml de xarope de melancia*
Folhas de hortelã e flor de sal para crustar o copo
Mais folha de hortelã para finalizar

*Bata no liquidificador 240 g de melancia e 150 g de açúcar, até obter uma mistura homogênea. Coe com uma peneira e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Macere um pouco de flor de sal e algumas folhas de hortelã num pilãozinho. Passe um gomo de limão pela borda do copo e deslize-a suavemente pelo sal com hortelã espalhado em um prato.

2. Bata os outros ingredientes na coqueteleira com bastante gelo até resfriar.

3. Faça coagem dupla para o copo previamente crustado com sal de hortelã.

4. Finalize com a folhinha de hortelã.

 

Teresina 

drinks com frutas BANQUETA Teresina

Foto: Divulgação

Teresina, de poder ultrarrefrescante, é o coquetel mais pedido do Banqueta Bar. Mescla a potência da cachaça, um leve tremor de jambu, a acidez do limão e a exuberância de sabor da cajuína. Faz parte da carta Raízes do Brasil, de Igor Bauer e Erika Mendes.

Ingredientes

40 ml cachaça de jambu
20 ml de licor de laranja
20 ml de limão-siciliano
80 ml de cajuína
Folha de laranjeira ou limoeiro para finalizar

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes na coqueteleira com bastante gelo, até resfriar.

2. Coe para um copo alto ou com capacidade para 350 ml, com bastante gelo.

3. Decore com a folha de laranja ou limão.

Dica
Teresina é servido com gás no Banqueta. Se você não tiver o aparelho para gaseificar o coquetel, ele continuará gostoso. Se tiver, melhor para todo mundo.

 

Veranito 

drinks com frutas FORNO veranito

Foto: Divulgação

O nome da casa é Fôrno, mas isso não quer dizer que não exista um paraíso etílico-gastronômico por lá. O chefe de bar Surya Coutinho criou uma boa pedida para as noites quentes, com um leve toque amargo e a pegada cítrica do limão e do abacaxi.

Ingredientes

60 ml de gim
10 ml de Cointreau
7 ml de Fernet
30 ml de xarope de abacaxi*
30 ml de suco de limão
Rodela de limão desidratado e raminho de manjericão para finalizar

*Bata 1,5 litro de suco de abacaxi e 500 g de açúcar no liquidificador por dois minutos. Coe com uma peneira e guarde na geladeira.

Modo de preparo

1. Na coqueteleira, com muito gelo, bata vigorosamente todos os ingredientes até resfriar.

2. Faça coagem dupla para um copo baixo com muito gelo.

3. Decore com a rodela de limão e dê um tapa no ramo de manjericão para liberar seu aroma, antes de finalizar o coquetel com ele.

Leia também:
12 coquetéis com frutas para alegrar o seu verão

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes