Entenda o eclipse lunar em Escorpião

Fenômeno que acontece nesta sexta, na Lua cheia, amplias as emoções e traz uma energia de finalização.


eclipse lunar em escorpião
Ilustração: Mariana Baptista



E o céu continua agitado neste segundo trimestre de 2023! Nesta sexta-feira, dia 5 de maio, temos o último eclipse em Escorpião, precedendo a mudança do Nodo Sul, de Escorpião para Libra. Esse eclipse lunar não será visível no Brasil, mas nem por isso deixará de exercer sua influência por aqui.

Em 2022, tivemos apenas eclipses em Touro e Escorpião e, neste ano, haverá uma transição para o eixo Áries e Libra, mudando um dos principais tópicos do presente. No último eclipse da Lua Nova em Áries, no final de abril, tivemos uma prévia do que representaria essa passagem.

Para contextualizar:

O eixo dos signos de Touro e Escorpião têm a ver com o mundo material, com o ciclo de morte e renascimento, com ter e desapegar, com solidificar e transformar. Os Nódulos Lunares transitam por esses signos desde janeiro de 2022 e estarão por lá até julho deste ano, com o Nodo Norte apontando para Touro, evidenciando os temas ligados aos arquétipos dessas constelações. 

Por isso, no meio de todos os altos e baixos, você possivelmente teve alguma preocupação ou foco em algum assunto ligado à conquista do seu dinheiro, à construção e preservação do que é importante para a sua sobrevivência, à importância da obtenção de recursos para fazer o que você quer. Talvez você tenha percebido que é impossível controlar a vida ou tenha tentado manipular ou forçar as coisas para que elas aconteçam do seu jeito. Talvez tenha até desistido de realizar suas conquistas de vez. O caminho, no entanto, é encarar os problemas de forma pragmática e com os pés no chão. 

Por que esse eclipse lunar é importante?

Por se tratar de um momento de finalização e de trânsitos astrológicos marcantes, vale a pena prestar atenção e aproveitar a passagem que ele representa. Estamos vivendo uma fase de limpeza fundamental para entrarmos renovados e fortalecidos em um novo capítulo que virá com o Nodo Norte em Áries no segundo semestre. 

Além disso, esse eclipse tem pontos que indicam uma intensidade muito grande pelos seguintes motivos:

– Trata-se de uma Lua cheia, o que por si só amplia as emoções e enfatiza o que precisa ser trabalhado até a Lua nova. 

– Como estamos vivendo o último eclipse em Escorpião, essa energia tende a ser de finalização. Dado que esse signo já está ligado a finalizações em si, podemos experienciar isso de modo mais intenso. 

– A Lua e o Nodo Sul em Escorpião demonstram que é o momento de liberar bagagens e assuntos desgastados, desapegar do passado e de como a sua vida tem se manifestado de modo material até então, além do confronto com o fim e a mortalidade das coisas, como em todo ciclo de desapego. Esse movimento de reciclagem tende a ser desafiador para a maioria das pessoas, pois muitos resistem à mudança, por mais positiva que ela possa ser. 

– A oposição entre a Lua e Urano pode revelar mudanças repentinas e revolucionárias.

– Júpiter entrará no dia 16 de maio em Touro, e o Sol se aproxima de Urano, indicando que estamos prestes a entrar em um momento de renascimento e renovação. Nada como uma grande faxina profunda antes de começar algo novo.

Esse eclipse poderá trazer muitos momentos catárticos, que por um lado podem trazer profunda cura emocional, mas que também podem ser acompanhados de sentimentos difíceis. 

Assuntos que precisamos trabalhar dentro de nós ligados ao pertencer, à nossa conexão emocional com as pessoas que são como família para nós, bagagens geracionais e ligações afetivas serão revisadas, testadas e passarão por uma limpeza. 

A maior parte das pessoas tende a ter dificuldades com assuntos tão emocionais. Pode não ser um processo superagradável, porém muito importante se bem aproveitado. 

Fazer essa faxina é fundamental para levarmos uma vida mais saudável e condizente com quem somos, com o nosso valor, pois se trata de um signo do eixo ligado à manifestação material, como descrito no início do texto.  

Como navegar por esse período de eclipse:

Como Mercúrio está em movimento retrógrado, podemos acabar tirando conclusões equivocadas se agirmos por impulso ou se ficarmos apenas divagando em pensamentos repetitivos. Quando você sentir emoções intensas, elas devem ser investigadas de dentro para fora, pois existe algo mais profundo por trás daquilo que é percebido na superfície. 

Marte em Câncer forma um trígono com Netuno em Peixes. Talvez você perceba que seja  necessário abrir mão de algo ou fazer um sacrifício em prol de um bem maior para resolver a questão que surgir. Perdoar, compreender, transcender e enxergar a situação com uma visão maior são atitudes que podem te fortalecer. 

Netuno forma quadratura com Vênus, o planeta ligado às relações, indicando que você poderá se deparar com expectativas fantasiosas, principalmente entre os dias 8 e 9 de maio. Entenda que a maior parte das decepções nas relações estarão ligadas à sua forma de olhar para o mundo e o outro. As pessoas são como elas são e, às vezes, é preciso aceitar suas limitações sem podermos fazer nada em relação a isso. Evite perder tempo jogando sua frustração em cima do outro ou esperando que ele mude. 

Esses dias servirão para você entender quais são as suas necessidades afetivas e as mudanças que você pode fazer no seu cotidiano e no seu convívio para você se sentir mais à vontade em sua pele. 

Evite forçar o descarte do que lhe parece ser algo desgastado em sua vida só pelo fato daquilo incomodar. Numa analogia, em vez de sair jogando o sapato fora, verifique o real motivo do desconforto, retirando o que realmente estava machucando o seu pé: a pedra. 

Deixe a reatividade de lado, respire e tente entender o que realmente está no cerne da questão antes de tomar uma decisão. Isso vale para o dia do eclipse, mas também para o dia em que a Lua entra em conjunção com Plutão, do dia 10 para 11 de maio. 

Finalmente, não tenha medo das partes que você não gosta em você ou que você mantém em segredo, por medo do que aconteceria se fossem reveladas ao público. Agora é a hora de olhar para essas partes, para essas sombras, e jogar a luz da Lua cheia nelas. E não, não precisa contar para todo mundo. Basta você olhar com carinho para o que elas querem dizer, pois elas fazem parte de você, cuidar e transformá-las em força. Afinal, Escorpião é limpar, transformar e fortalecer para chegar a uma consciência mais elevada ao fim. É tudo experiência. 

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes