Horóscopo de maio: as previsões completas para cada signo
Maio de 2023: terapia é ótimo, mas às vezes um bom exorcismo também vem a calhar.
Maio começa com a temporada de Touro e encerra com a temporada de Gêmeos. Uma é bem diferente da outra. Enquanto Touro traz a sensação do animal forte e conectado com a natureza, Gêmeos traz o simbolismo das palavras e da troca de ideias. Touro é campo, Gêmeos é cidade. Touro é demorado, Gêmeos é rápido como qualquer fofoca que se espalha nas redes sociais. Touro quer chamego, carinho, conforto e previsibilidade. Gêmeos quer novidades, estímulos, encontros e se move pela curiosidade. Touro é a calmaria. Gêmeos e a inquietação. E, entre tudo isso, ninguém jamais se resume a um só signo. O que a gente quer é um pouco de tudo porque, assim como nossos mapas, somos seres complexos, uma mistura doida e muito particular de vários elementos e camadas.
A astrologia até tenta, mas é difícil descrever tudo que a gente é e pode se tornar. Ainda mais em temporada de Mercúrio retrógrado – aí sim que as palavras falham. A verdade é que mesmo essas falhas – e as faltas – fazem parte de quem a gente é. Tudo conta, inclusive os supostos erros e acertos. Com isso em mente, escrevi o horóscopo deste mês para: 1) estimular o descanso, 2) desconfiar dos medos e 3) e aproveitar as mudanças. Não somos signos/seres fixos, somos os próprios trânsitos, estamos em movimento.
Dos principais movimentos, a retrogradação de Mercúrio já é famosa. Mas existem outras coisas mais interessantes acontecendo. Por exemplo, o eclipse lunar da Lua cheia em Escorpião. Não será visível no Brasil, apenas na Europa, Ásia, Austrália e África. Mesmo assim, é uma Lua cheia em Escorpião em conjunção com o nodo sul, e isso é forte! Fala da necessidade de fazer cortes e exorcizar medos. Fala também de intuição, medos, paranoias, bruxaria e o seu incansável trabalho de limpar tudo aquilo que insiste em se acumular, se cristalizar e intoxicar. Limpa, limpa, limpa, e coloca em movimento… Terapia é ótimo, análise é incrível, mas às vezes um bom exorcismo também vem a calhar.
Além da transição do Sol em Touro para o Sol em Gêmeos, teremos o trânsito de Júpiter que encerra seu ciclo em Áries e ingressa em Touro, em 16/5. Esse é um trânsito lento de longo prazo e sinaliza para um período mais venusiano, talvez pacífico. Até o momento, estamos vivendo um período marcial e mais frenético, regido por Marte que agora transita em Câncer. O ano passou voando, já estamos em maio! E as vibes coletivas estão um tanto oscilantes e inesperadas. Faz parte, isso existe na gente, esse lado desequilibrado. Mas não é só isso. Nunca é. Sempre tem algo a mais. Leia seu signo solar e ascendente para saber mais detalhes.
Principais trânsitos astrológicos do mês:
até 15/5 – Mercúrio retrógrado em Touro
5/5 – Lua cheia em Escorpião e eclipse lunar
7/5 – Vênus ingressa em Câncer
16/5 – Júpiter ingressa em Touro
19/5 – Lua nova em Touro
20/5 – Marte ingressa em Leão em
21/5 – Sol ingressa em Gêmeos
HORÓSCOPO DE ÁRIES
Apegos e desapegos: vibes de mudança e transmutação dão o tom do início do mês que já começa com um eclipse lunar em Escorpião (em 5/5). O astral é altamente emocional e pode se manifestar inclusive no que nos exige senso prático e racionalidade, como por exemplo trabalho e finanças. As coisas podem se misturar. O que parecia importante pode acabar perdendo força e o que antes passava despercebido pode se tornar mais evidente. Pode ser a oportunidade que você precisa para se liberar de certos compromissos ou dar um corte no que não faz mais sentido.
Reorganização necessária: nesse fluxo de mudança (e também crescimento), este mês vem com Mercúrio retrógrado arrumando a casa e tentando avaliar o que precisa ser melhor organizado na vida prática. Não é questão de fritar a cabeça nem bolar mil planos mirabolantes. É hora de colocar os pés no chão e focar na sua experiência prática. O que significa segurança para você? Como você pode ter mais segurança? Como sustentar seu crescimento sem perder a estabilidade? Esses são os últimos dias de Júpiter transitando em Áries. Crescimento, liberdade e autoconfiança são palavras-chave para entender esse fluxo que agora deseja se estabilizar e trazer maior previsibilidade para a sua vida.
Pertencimento e aconchego: onde você se sente em casa? Onde você se sente à vontade para ser quem você é, sem pensar demais, sem pesar demais? Nessa etapa final de Júpiter transitando em Áries, uma quadratura com Marte em Câncer dá o tom emocional desse período. Existe uma inquietação, mudanças precisam ser feitas para que você possa crescer mais e talvez até se libertar de feridas do passado. Isso tudo pode ser desconfortável e portanto talvez seja melhor ir com calma mesmo. Esse é um período para reconhecer o poder da suavidade, e assim ir destrinchando bloqueios num outro ritmo, curtindo um outro tempo.
Apenas no começo: esse também é um período para ir atrás de novidades e entender que você pode estar num novo momento. A temporada de Touro traz a tarefa de resolver pendências e encerrar assuntos com assertividade e autoconfiança. Mercúrio transita na retrogradação até 15/5. Um dia depois, em 16/5, Júpiter encerra seu trânsito em Áries e ingressa em Touro. Tudo isso é acompanhado por uma quadratura com Marte, ou seja, espere espetadas e um tantinho de caos. Faz parte. O processo de criar algo novo é mesmo bagunçado. As próximas semanas são de transição. Em 19/5, uma Lua nova em Touro traz um novo terreno, com novas oportunidades e maior fluidez nas realizações. Fé nas maluca!!!!
HORÓSCOPO DE TOURO
Leve para o pessoal: estamos na temporada taurina, ou seja, é sim tudo sobre você! Com Mercúrio retrogradando no seu signo, esse é um período para se olhar de novo e se dar uma segunda chance. Coisas que você deixou de lado, mas que te faziam bem, coisas que você engoliu e não contou para ninguém, coisinhas que estão pendentes ocupando espaço na sua mente… Tudo isso vem à tona nessa retrogradação de Mercúrio que dura até 15/5. Use esse período para se reorganizar e retomar projetos, ideias e práticas que foram deixadas de lado – não importa quando, nem por quê. Se você sente falta, retome e comece de novo.
Tudo pelo social? Esse período também questiona relacionamentos e vida social. Com um eclipse lunar rolando na Lua cheia em Escorpião em 5/5, pode rolar também uma mudança de foco na forma como você encara suas relações amorosas, profissionais e sociais. Você precisa se escutar e se sintonizar com os seus desejos e com o que realmente importa para você, independentemente do que os outros pensam ou esperam. Mas nada precisa ser oito ou oitenta. Não deixe de escutar um bom conselho ou observar o que os outros têm a dizer. Mas use um filtro para saber diferenciar o que vem como conselho válido e o que vem apenas como ruído ou distração. O importante é se guiar por si mesme, e não pelo desejo de agradar os outros.
Assumindo o que você quer: este mês é também marcado pela quadratura de Marte (aquele que faz valer a sua vontade, às vezes com agressividade) e Júpiter (aquele que faz tudo crescer, o grande organizador, o que traz sentido e criatividade). Primeiro, com Marte transitando em Câncer e Júpiter em Áries. Depois, com Marte transitando em Leão e Júpiter em Touro. Essa transição de Júpiter saindo de Áries e ingressando em Touro nos indica que as vibes são de transição. Tipo uma virada de chave. Um momento para você reconhecer, entender e assumir para o mundo o que você deseja. Pode ser uma nova postura, pode ser algo que você vem tentando evitar a um certo tempo, pode ser algo que você ainda nem se deu conta…
Mas com Mercúrio retrógrado em Touro até 15/5, o astral favorece a reflexão mais do que a ação: esse período de retrogradação favorece uma reorganização interna. A maneira como você se comunica, como se mostra e se manifesta está em análise. Você pode se enxergar de um jeito novo, mais livre e mais leve. Mas para isso você precisa entender o que pesa. O objetivo é entender o que está preso, entalado na sua garganta, e o que você deseja soltar para o mundo – ou talvez se soltar no mundo?
Lua nova em Touro e novo ciclo solar: depois de tudo isso, depois de uma Lua cheia eclipsada, depois de Mercúrio voltar ao movimento direto, depois de Júpiter ingressar em Touro, teremos uma Lua nova em Touro. Essa Lua nova acontece em 19/5, no finalzinho da temporada taurina. Isso indica um caminho enrolado e nada linear que poderá te conduzir a uma nova fase. Abrace essa confusão. Se dê espaço para sair do controle e assim crescer mais livre. Se permita!!!
HORÓSCOPO DE GÊMEOS
Nó na garganta: o mês começa em plena temporada taurina, com direito a Mercúrio retrógrado e mais um eclipse. Mas vamos por partes. Primeiro, Mercúrio: a retrogradação acontece em Touro e vai até 15/5, quando Mercúrio retoma o movimento direto e anuncia a chegada de Júpiter nesse mesmo signo, um dia depois, em 16/5. Até lá, a comunicação pode ser uma questão a ser ponderada. Talvez você esteja procurando palavras para expressar o que sente, o que nem sempre é fácil ou tranquilo. Talvez, nesse primeiro momento, seja mais interessante se abrir para sentir e vivenciar as emoções, para só então elaborar os sentimentos e entender o sentido que você dará ao que sente.
Eclipse do cansaço: com o Sol transitando em Touro, o assunto mais importante é o descanso. Touro é um signo que se guia pelo prazer e pela segurança e nos inspira a nos fortalecer através do autocuidado e da paciência. Nem tudo está sob nosso controle. Sim, isso é uma obviedade, mas às vezes a gente esquece. E aí que rola aquela sobrecarga safada do burnout ou das preocupações que ocupam as noites que deveriam ser de sono e relaxamento. A Lua cheia que acontece em Escorpião na primeira sexta-feira do mês vem para exorcizar preocupações e mostrar o que precisa ser transformado. Essa Lua cheia faz conjunção com o nodo sul, quando então rola um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, essa Lua sinaliza para a necessidade de se revigorar e encarar nossos medos e preocupações de frente. O que parece imenso pode ser apenas uma sombra na parede.
Últimos dias de Júpiter em Áries: em 16/5, Júpiter ingressa em Touro. Até lá, Júpiter estará funcionando em Áries e chamando a atenção para os temas de amizade, proteção, amor e desejos para o futuro. Existe um esforço para crescer e se desenvolver, o que pode acabar alimentando expectativas irreais sobre o quanto de tempo e trabalho precisamos para ver algo acontecendo na vida real. Como Júpiter em Touro irá nos mostrar, as coisas têm seu próprio ritmo e seu próprio tempo. Nos cabe a tarefa de saber se adaptar às mudanças e agir em conjunto para criar novas possibilidades. Júpiter traz essa energia expansiva de criatividade, mas seu trânsito é lento e, da nossa perspectiva meramente individual, seus processos demoram para se consolidar.
Nova fase, Sol em Gêmeos: quando o Sol ingressar em Gêmeos, Mercúrio já vai estar transitando em movimento direto. Para esse novo ciclo solar, o cenário tem um tom mais pragmático e objetivo. O foco vai ser no valor dos nossos esforços, da importância do nosso trabalho feito de forma prudente e bem responsável. Com Saturno transitando em Peixes, nossa consciência do coletivo é elevada. As coisas que entregamos ao mundo não dizem respeito apenas a nós. As coisas que o mundo nos mostra nem sempre são sobre nós. E isso é ótimo! Não ser o centro, não ser especial, isso é a coisa mais libertadora que podemos ter. Sem a pressão de ser especial, conseguimos focar no que realmente importa, sem medo de desagradar ou decepcionar, apenas existindo e vivendo a vidinha com tudo o que ela tem para oferecer.
HORÓSCOPO DE CÂNCER
Amor, autoconfiança e coração: esse é um mês em que o coração está no comando. Sei que isso pode parecer fofo e até romântico, mas existe um outro lado do amor que não é nada fofo, um lado que desperta inseguranças e medos. Medo da rejeição, culpa por usufruir de bons momentos, culpa por ir atrás da felicidade e todo tipo de peso que a gente precisa lidar quando quer ser livre e seguir o próprio coração, apesar das durezas da realidade. Para pacificar o coração e se permitir usufruir do lado bom da vida, precisamos filtrar essas culpas e medos e encerrar ciclos que não nos ajudam em nada.
Lua cheia em Escorpião e eclipse lunar: logo na primeira sexta-feira do mês temos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, a Lua cheia em Escorpião é forte. Essa Lua cheia faz uma conjunção com o nodo sul e chama a atenção para tudo o que nos intoxica. Pense num coração envenenado com ressentimentos, culpas e paranóias. Ao fazer conjunção com o nodo sul, essa Lua vem para encerrar ciclos e limpar tudo isso, transmutando o peso em força. É uma Lua poderosa, uma Lua de domínio pessoal e transformação profunda.
Se abrindo para o futuro: enquanto isso, a temporada de Touro traz uma reorganização necessária para seu futuro. Se a Lua cheia em Escorpião é altamente emocional, o Sol em Touro é pragmático e entende que mesmo o amor é trabalho e vivência na prática. Com Mercúrio transitando retrógrado em Touro até o dia 15/5, esse tempo favorece reavaliações, reflexões, reencontros e renegociações. Nosso futuro é uma construção coletiva, não depende só de nós. De um lado mais material, esse período nos faz lidar com atrasos e expectativas furadas. As coisas podem ser mais lentas do que gostaríamos que fosse, mas isso não significa que sonhos não possam se tornar realidade. Só precisamos reconhecer o trabalho que dá e o tempo que leva.
Estar no controle: nas últimas semanas, Marte tem transitado no seu signo e, neste mês, faz uma quadratura importante com Júpiter em Áries. Esse aspecto fala de crescimento e também de inquietação, angústia e talvez ansiedade. Talvez você sinta que precisa estar mais no controle das próprias emoções e agir com mais assertividade e foco. O foda é que as emoções nem sempre são fáceis ou desejosas de serem domesticadas. Existem coisas que gritam em nós, e nos cabe dar vazão a esses sentimentos de uma forma que seja mais construtiva ou pelo menos destrutiva das coisas certas.
Vênus em Câncer e Júpiter em Touro: as boas novas do mês trazem também um tom de autoconfiança e fé na vida. A partir de 7/5, Vênus transita no seu signo. Esse é um trânsito que vem para te lembrar da sua capacidade de criar e enxergar beleza no mundo, e também em se tratar com carinho e focar no seu autocuidado. Por mais que o astral tenha seus altos e baixos, essa Vênus te acompanha por todo esse período. Com paciência e com jeitinho, o futuro vai sorrindo. A partir de 16/5, Júpiter transita em Touro onde pode florescer e trazer mais consciência que, SIM, você é uma pessoa que pode ser amada, amparada e cuidada. Que você tem, sim, amor, proteção e amigues. Que você não está só.
HORÓSCOPO DE LEÃO
A vida dá voltas, queridinha: maio começa andando para trás. É a retrogradação de Mercúrio que nos faz sentir andando em círculos e retornando a situações do passado que precisam ser melhor resolvidas. Essa retrogradação acontece no signo de Touro e vai até dia 15/5. Isso significa que essas primeiras duas semanas do mês podem ser usadas para reorganizar seu trabalho, seus objetivos de longo prazo e também suas relações sociais, com o mundo lá fora. Aproveite para resolver mal entendidos, revisar projetos e trabalhos e se for preciso desacelerar, tirar uma folga, limpar os pensamentos e assim enxergar as coisas com mais clareza e discernimento.
Às vezes tudo que a gente precisa é de uma folga: existe muito poder no descanso e na suavidade, mas como vivemos numa cultura frenética e cada vez mais acelerada, nos privamos dessa necessidade e direito em prol de uma suposta produtividade. Só que rapidez não é igual a qualidade. Tem coisas que precisam de tempo para se desenvolver. Até para captar boas ideias precisamos de cabeça livre e mente aberta, e nisso o descanso é fundamental. Existe vida para além do trabalho e dos objetivos profissionais. Todo mundo quer ser alguém na vida, e todo mundo já é alguém na vida, independentemente de status social. A temporada de Touro foca justamente em encontrar um ritmo sustentável para seu trabalho e traz uma visão mais ampla sobre a longevidade e relevância do que a gente faz e entrega ao mundo.
Abrindo espaço para crescer: na primeira sexta-feira do mês, teremos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, é uma Lua cheia que chama a atenção, pois acontece em Escorpião e faz conjunção com o nodo sul. Na astrologia, esses símbolos se referem ao passado e a necessidade de se libertar desse passado. Essa Lua cheia ativa sua casa da família e da ancestralidade. São padrões e caminhos que aprendemos, mas que agora precisamos desaprender. Acúmulos do passado precisam ser transmutados em experiência de vida. O que pesa, o que é sentido como fardo, pode se tornar uma mola propulsora. O que faz diferença é a forma como você enxerga e se relaciona com tudo isso.
Desatando nós e se reencontrando numa nova fase: depois de Mercúrio retrógrado e do eclipse lunar, é a vez de Júpiter ingressar em Touro, em 16/5. Esse Júpiter indica uma fase favorável para florescer e crescer de forma sólida nos seus objetivos e sonhos de vida. Confiança e firmeza são boas palavras para definir a vibe de Júpiter em Touro. Mas antes de entrar em Touro, Júpiter transita em Áries, ativando sua casa das ideias, crenças e visões de mundo. Essa é uma casa preparatória, que dá sentido à ação e orienta nossas prioridades. Em Áries, Júpiter recebe uma quadratura de Marte em Câncer, remetendo a inseguranças e ansiedades do passado. São essas inseguranças e instabilidades emocionais que podem nublar seu discernimento e sua visão das coisas. Para se ter uma visão clara, é preciso lidar com essas feridas emocionais e saber encerrar vínculos.
Retomando o poder: sabendo atravessar a nebulosidade dos sentimentos e encarando os próprios medos, você consegue retomar seu poder pessoal e usar a força de Marte a seu favor. A partir de 20/5, Marte ingressa no seu signo. Transitando em Leão, Marte fala de domínio pessoal, força de vontade e assertividade. Júpiter já estará transitando em Touro, indicando um período de novidades, aberturas e novas oportunidades. Se o mês começa travado, termina de forma muito mais fluida. Mas para acessar a fluidez, é preciso atravessar o túnel emocional e saber navegar com os sentimentos.
HORÓSCOPO DE VIRGEM
Reavaliando crenças e certezas: de novo estamos com Mercúrio retrógrado nas ideias. Esse pode ser um período mais travado e enrolado, em que as coisas ficam mais lentas e a gente se coloca em dúvida, o que nos traz a oportunidade de reavaliar crenças/ideias/prioridades e repensar estratégias. Mercúrio transita em movimento retrógrado no signo de Touro até 15/5, um dia antes de Júpiter ingressar em Touro. Isso nos faz pensar que Mercúrio está preparando a casa para receber Júpiter. Talvez você já esteja sentindo uma necessidade de atualizar seu conhecimento, retomar estudos ou aprofundar algo que você já conhece, mas de forma muito superficial. A vontade de viajar também pode estar presente, mas antes de comprar uma passagem à la louca, tenha paciência e espere pela melhor oportunidade.
O poder da Lua: esse é um período em que a sensibilidade está em alta, o que é fortalecido quando nos abrimos para outros jeitos de perceber o mundo, para além da racionalidade materialista. Preste atenção nos seus sonhos, mas não tome por verdade toda e qualquer intuição. É preciso ter discernimento. Na primeira sexta-feira do mês, teremos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, uma Lua cheia em Escorpião em conjunção ao nodo sul tem um significado forte de transmutação e traz luz para o que precisa ser cortado da sua vida. Terapia é ótimo, mas às vezes um bom exorcismo vem a calhar.
A busca é por equilíbrio e poder pessoal: essa Lua indica que o que antes causava medo pode ser agora transformado em poder e força, não apenas para você, mas também para seu entorno e todas as pessoas que são influenciadas pela sua comunicação. Mas existe a necessidade de expulsar noias e colocar a cabeça no lugar. Sem pressa, sem desmedidas e exageros, é melhor pegar leve e apenas se abrir para entender o que exatamente está sendo expurgado e como lidar com o vazio inevitável que um movimento de transformação real deixa na nossa vida. Esse vazio não é ruim, é o espaço da sua mente que encontra o poder do silêncio e da observação mais pura.
O poder do sol: o Sol transita em Touro desde abril e indica um período em que sua visão de longo alcance e longo prazo está afiadíssima. O que pega é que talvez você ainda não consiga comunicar essas ideias de forma clara e assertiva. Tudo fica mais fácil quando Mercúrio retomar o movimento direto, em 15/5. Até lá, use esse período para alimentar seu intelecto e buscar ferramentas e referências que te ajudem a entender o mundo. Depois, o Sol transita em Gêmeos, a partir de 21/5, quando Mercúrio já estiver em movimento direto. Hora de brilhar e compartilhar com o mundo suas ideias já bem pensadas e mais ponderadas. Nenhum aprendizado é para ser só nosso, as ideias são do mundo, numa construção que é coletiva e conjunta.
HORÓSCOPO DE LIBRA
Andando em círculos: o mês pode começar com a sensação de que se tem muito há fazer mas tudo anda mais lento e arrastado. Com Mercúrio transitando no movimento retrógrado, parece que andamos em círculos sem definir e sem resolver as coisas. Essa sensação pode durar até 15/5, quando Mercúrio retoma o movimento direto e abre espaço para Júpiter ingressar no signo de Touro. Mas, antes disso, teremos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, é uma Lua cheia fortíssima em conjunção ao nodo sul, o que sinaliza para encerrar ciclos e se liberar de pendências e preocupações.
Dinheiro, contratos e garantias: a temporada de Touro e a Lua cheia em Escorpião focam muito nos acordos, nos contratos e nas finanças. Você pode estar num momento que precisa construir algo novo, mesmo tendo que lidar com pendências ainda não resolvidas. Com Marte transitando na sua casa de trabalho e carreira, você pode se sentir com mais ousadia para ir atrás de novidades. É importante experimentar sair de seu lugar de conforto e usar a criatividade. Por mais que não se tenha garantias, é preciso apostar no futuro. Soluções podem chegar depois que Mercúrio retomar o movimento direto, em 15/5, e Júpiter ingressar em Touro, em 16/5.
Vênus no comando: a partir de 7/5, Vênus transita no signo de Câncer, o que movimenta o amor e as parcerias profissionais no seu mapa. Vênus fala dos nossos desejos e de como atraímos para nossa realidade o que queremos. Essa Vênus ama conquistar coisas através de acordo e diplomacia, sendo importante manter a vida social mais movimentada, pois Vênus é o planeta da união. Boas oportunidades podem surgir e você pode se sentir com sorte. Mas para aproveitar os presentes de Vênus é preciso abrir espaço e encontrar tempo para se dedicar. Amor é presença. E o amor não é apenas um sentimento romântico, é também nossas escolhas e o que fazemos por livre e espontânea vontade. Essa Vênus também fala desse seu momento na vida profissional.
Inquietação necessária: durante este mês, temos um aspecto importante de quadratura envolvendo Marte e Júpiter. Esse aspecto fala dos desafios de crescer e criar algo novo para si, seja no trabalho, no amor ou na vida. Por mais que Libra seja um signo venusiano que ama a paz, às vezes é preciso romper com as próprias barreiras para ir atrás do que se deseja. Tem coisas que só dependem de nós, das nossas atitudes e da nossa capacidade de lidar com desconfortos. Não tem por que e nem como evitar conflitos, eles fazem parte da vida e até podem ser construtivos. Esse é um mês para você trabalhar um lado seu mais empreendedor e inovador, principalmente a partir do dia 21/5, quando o Sol ingressar em Gêmeos e iluminar sua casa das ideias e da inteligência.
HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO
Lidando com a loucura do mundo: eis que estamos na temporada de Touro, seu signo oposto, o que traz uma luz especial para suas relações amorosas, profissionais, de amizade, afinidades, aversões, com o mundo e com a própria vida. Esse é o momento que você enxerga as coisas de fora, e talvez se enxergue também de fora. As diferenças ficam mais evidentes. E nem tudo pode ser exatamente compreendido. Ter empatia é importantíssimo, mas mesmo a empatia tem seus limites.
Mercúrio retrógrado nas ideias: esse é um período para reconhecer e aceitar que nem tudo está sob seu controle. Essa obviedade acaba sendo deixada de lado num cantinho da mente, esquecida, e vez ou outra a gente cai na cilada de achar que tudo só depende da gente, da nossa força, do nosso esforço e da nossa disciplina. Mas nem tudo é sobre disciplina. Às vezes a vida pode ser bem aleatória. Com Mercúrio transitando em movimento retrógrado no signo de Touro, o astral pede muuuuita paciência e um cuidado especial nas conversas e trocas. A retrogradação de Mercúrio se desenrola até 15/5, indicando também um período para reorganizar relações e, talvez, ressignificar pessoas do seu passado.
Sexta-feira, dia 5/5, Lua cheia em Escorpião e eclipse lunar: esse eclipse será visível na Europa, Ásia, Austrália e África, mas não no Brasil. De acordo com a astrologia tradicional, os eclipses são mais significativos onde são visíveis, visto que a astrologia é a arte das luzes e da percepção, do que se enxerga. Mesmo assim, esse eclipse acontece numa Lua cheia em Escorpião, o que por si só já revela intensidade e transformação. Estando conjunto ao nodo sul, o movimento é de liberação. A Lua corresponde aos nossos pensamentos, emoções e necessidades físicas. Essa Lua cheia em Escorpião sinaliza, portanto, para uma transformação e pode favorecer limpezas emocionais, espirituais e físicas.
Se permitir crescer: a temporada taurina corresponde à primavera mítica e traz os significados da fertilidade, do prazer e do crescimento. Abundância, materialidade e alimentação são temas importantes. Tudo se torna muito sensorial, sensual e amoroso. E é justamente esses assuntos que passam a ter uma importância especial a partir de 16/5, quando Júpiter ingressar no signo de Touro. Até lá, vale repensar vínculos e padrões de relacionamento. Esse pode ser um bom período para transformar a maneira pela qual você se conecta com as pessoas, tanto num nível físico/sexual, como num nível mental, em sintonia com ideias e conversas, parcerias e aprendizados.
Amor e trabalho: depois do eclipse, do Mercúrio retrógrado e do ingresso de Júpiter em Touro, teremos uma Lua nova em Touro em 19/5, iniciando de fato um novo ciclo. Esse é um período para limpar a casa e se preparar para receber novos convidados, amigos e amores. O foco pode ser no amor ou no trabalho (ou nos dois, depende do seu contexto). O importante é se preparar para crescer e se envolver em relações mais verdadeiras e construtivas. Para isso, é preciso abrir espaço na sua vida e romper com o que (ou quem) não faz mais sentido nesse novo contexto. Vamos atravessar a sofrência para encontrar um novo espaço de conforto e aconchego.
HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO
Vontade de largar tudo e fugir correndo: maio começa na temporada de Touro com direito a Mercúrio retrógrado e eclipse lunar. Ativando a casa do trabalho, essa retrogradação de Mercúrio coloca em reavaliação questões de vida profissional, produtividade, rotina e saúde. Será que vale a pena certos desgastes? Será que vale a pena tanto esforço? Pois o eclipse lunar que acontece na Lua cheia em Escorpião em 5/5 pode trazer algumas respostas. Esse eclipse não será visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África), mas mesmo assim é forte e em conjunção ao nodo sul nos mostra do que precisamos nos desapegar.
Vivendo o presente, aproveitando a vida: aproveite os próximos dias para captar todo o fluxo de prazer, criatividade e expansão que Júpiter em Áries pode trazer para sua vida. Em 16/5, Júpiter ingressará em Touro e o foco passa a ser num nível mais material, prático e objetivo. Problemas de trabalho e saúde podem encontrar boas soluções, mas as coisas tendem a se desenrolar de forma lenta e gradual.
Tretas são inevitáveis: não adianta querer fugir ou abafar. Certas situações precisam ser encaradas de frente. Faz parte do nosso crescimento lidar com conflitos e contradições. Durante o mês, Marte e Júpiter se encontram por quadratura, falando sobre os desafios de crescer e romper com o que não faz mais sentido. Ir atrás da nossa liberdade não é fácil, mas é possível e vale a pena. Júpiter traz esse significado de liberdade para as casas onde transita. Já Marte é o planeta da discórdia e do poder pessoal em fazer valer a própria vontade. Acontece que nem tudo depende de nós ou dos nossos desejos. Como Saturno bem lembra, existem limites que precisam ser respeitados. E é preciso trabalho para conquistar a nossa liberdade.
Limites nos relacionamentos: a partir do dia 21/5, o Sol ingressa em Gêmeos e inicia uma nova temporada em que o foco passa a ser nas relações, parcerias, afetos e desafetos. É um período em que você precisa olhar para as outras pessoas e talvez até se enxergar de fora, avaliando as coisas com mais distância e racionalidade. Fazendo quadratura com Saturno, o Sol em Gêmeos confirma que ninguém pode ter tudo o que quer e existem espaços que precisam ser respeitados. O seu espaço e o espaço do outro. Questão de privacidade, respeito e reverência às relações que vão se aprimorando com o tempo são tópicos desses trânsitos. Talvez seja o caso de você saber se impor e impor os seus limites, mas talvez também seja o caso de você se conter em respeito aos limites dos outros. Nada é fixo, tudo depende do contexto e do momento. Esse é um mês para desapegar das noias e se permitir fluir!
HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO
Retomando o que te faz bem: começamos o mês na temporada de Touro, um signo de Terra que inspira Capricórnio a ter mais prazer na vida. Com Mercúrio retrógrado em Touro, a busca é por retomar coisas que te faziam bem, mas que por alguma razão foram deixadas de lado. Maio favorece essa reconexão com o que te faz bem e tem o brilho do Sol em Touro para trazer clareza para o que o seu coração deseja. Esse astral tem a ver com escolhas, mas você não precisa se pressionar em ter uma definição imediata. Use as próximas semanas para experimentar, na prática, o que te faz bem e o que não faz mais sentido.
Se afastando do que te faz mal: em oposição ao Sol em Touro, em 5/5 teremos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Mesmo assim, será uma Lua cheia fortíssima e em conjunção ao nodo sul, o que traz esse simbolismo de liberação, desapego e transformação. Ressentimentos, paranoias e medos exagerados passam por uma lente de aumento para que você os reconheça e não se deixe mais influenciar. Com Mercúrio retrógrado até 15/5, esse é um período para reorganizar seus afetos e desejos para o futuro, se libertando de noias e inseguranças ou de pessoas ou situações que alimentem isso.
Amor e treta: se por um lado teremos Vênus, o planeta do amor, transitando na sua casa dos relacionamentos a partir de 7/5, passamos boa parte do mês com Marte, o planeta da discórdia, transitando nessa mesma casa, no seu signo oposto, em Câncer. Esse astral favorece o amor, o romance e também as boas parcerias e junções. Mas não se vive só de amor. Algumas tretas podem ser construtivas e necessárias. Com Marte fazendo quadratura com Júpiter, disputas, rupturas e desavenças podem acabar estimulando sua busca por mais autonomia e liberdade. Principalmente liberdade do outro, se libertando da necessidade de agradar ou do medo de desagradar.
Realinhando mudanças e prioridades: esses são os últimos dias de Júpiter transitando em Áries. Esse trânsito se desenrolou desde o ano passado e se relaciona com uma necessidade de expansão, liberdade e maior espaço pessoal. Pode também ter sido importante para sua vida espiritual e familiar, trazendo mais sabedoria e consciência nesses assuntos. A partir de 16/5, Júpiter passa a transitar no signo de Touro, movimentando a sua casa do coração, da criação e da sexualidade. Se você tá no clima do amor e do sexo, esse é o seu momento. Júpiter em Touro faz florescer sua criatividade e pede por uma vida mais prazerosa. Esse Júpiter também é um bom sinal para projetos pessoais e tudo o que usar da sua criatividade. Depois do eclipse do dia 5/5, de Mercúrio retomar o movimento direto em 15/5 e de Júpiter ingressar em Touro em 16/5, uma nova fase se abre com a uma Lua nova em Touro em 19/5. Enfim, um novo capítulo mais focado no que você deseja e menos no que você precisa. Um respiro!
HORÓSCOPO DE AQUÁRIO
Grandes mudanças, bagunça e caos fazem parte: o mês começa na temporada taurina com direito à Mercúrio retrógrado e Lua cheia em Escorpião em 5/5. Ao mesmo tempo que você reorganiza sua casa e seu espaço íntimo, as coisas no trabalho e na vida lá fora se movimentam para uma conclusão que pode levar a uma transformação e uma mudança nas suas prioridades.
Eclipsando: a Lua cheia em Escorpião acontece na primeira sexta-feira do mês, sendo também um eclipse lunar visível apenas na Europa, Ásia, Austrália e África. No Brasil, esse eclipse não será visível, mas ainda assim teremos uma Lua cheia intensa conjunta ao nodo sul movimentando a sua casa de trabalho, carreira e vida social. Como Mercúrio vai estar retrógrado, o astral sinaliza para a necessidade de reflexão e revisão do passado. O que antes funcionava pode agora não funcionar mais. Se o contexto está mudando, precisamos nos adaptar. Isso é inteligência.
Onde colocar energia e esforço: não adianta se esforçar para algo que não trará resultados. Esse pode ser um bom período para repensar estratégias. Durante o mês, teremos quadraturas e embates entre Marte, Júpiter e plutão. Primeiro com Marte transitando em Câncer e Júpiter em Áries, trazendo inquietações em relação a questões de trabalho, produtividade e rotina. Relações pessoais também entram nesse combo e pedem mais equilíbrio. Depois do dia 20/5, a quadratura de Marte e Júpiter fica mais complexa e aprofunda as inquietações a nível pessoal e íntimo. Júpiter já vai estar transitando em Touro, querendo mais liberdade e espaço na sua casa e vida familiar. Ao mesmo tempo, Marte ingressa em Leão e ativa seus mecanismos de defesa ao fazer uma oposição com plutão que transita no seu signo. Você precisará lidar com a sua própria resistência à mudança, e talvez também a resistência de outras pessoas. Alguém vai precisar ceder. Alguém sempre precisa ceder.
Depois do embate, um pouquinho de diversão: depois de bater a cabeça na parede, nada melhor que uma folga. O astral deste mês é mesmo mais amarrado e arrastado. Mas com o ingresso do Sol em Gêmeos, a partir de 21/5, as coisas já vão se desenrolando de forma mais leve, suave e até divertida, com espaço para um kikiki gostoso com amores e amigues. Cuidando dos assuntos sérios e resolvendo pendências importantes, sobra espaço para brincar e se soltar mais. Seu lado criativo pode florescer e o trabalho pode ficar mais prazeroso. Nesse processo todo, você também está se descobrindo de um jeito diferente e encontrando formas de se desamarrar e se liberar. Conquistar a própria liberdade não é tarefa fácil, mas é possível e vale a pena.
HORÓSCOPO DE PEIXES
Preparando terreno: o mês começa com Mercúrio retrógrado trazendo aquele astral que a gente já conhece de caos e confusão. Desencontros e desentendimentos são esperados nesse período, mas como a vida já é um grande Mercúrio retrógrado, não é nada fora do que já estamos acostumades. A diferença dessa vez é que Mercúrio está reorganizando suas ideias e sua comunicação e preparando terreno para o ingresso de Júpiter em Touro. Mercúrio só volta ao movimento direto em 15/5, um dia antes de Júpiter ingressar em Touro, signo em que vai transitar pelo próximo ano.
Idas e vindas: a sensação de estar andando em círculos pode fazer parte do astral dessas próximas semanas. Mas a verdade é que esse é um tempo necessário para reavaliar ideias e deixar com que as coisas se assentem. Depois que Júpiter ingressar em Touro e ativar a sua casa da comunicação, o que você comunicar poderá ter um impacto maior e, portanto, é fundamental fazer uma análise pragmática das ideias e da forma como são comunicadas. Esse é um período que favorece a introspecção para que você entre em contato com a sua verdade.
Desapegando de crenças furadas: na primeira sexta-feira do mês, teremos uma Lua cheia em Escorpião e um eclipse lunar não visível no Brasil (apenas na Europa, Ásia, Austrália e África). Ainda assim, essa Lua cheia faz conjunção com o nodo sul e sinaliza para o fim de crenças que já não fazem mais sentido. A Lua em Escorpião ativa uma casa mental e pode colocar uma lente de aumento nas paranoias para que você as reconheça e, assim, não se deixe mais influenciar por medos e inseguranças desmedidas.
Se você deseja, pode conquistar: enquanto isso, Vênus está no comando! A partir de 7/5, Vênus transita no signo de Câncer e ativa a sua casa do coração, dos desejos e da capacidade que temos em criar nossa realidade. Essa Vênus tem força de conquista e de atração e te estimula a acreditar no que você deseja e ir atrás do que você sente que te pertence. Essa Vênus se comunica muito bem com Saturno que agora transita no seu signo, o que indica que os desejos estão alinhados ou precisam estar alinhados com a sua realidade. Mas isso não significa que você precisa se conformar a um suposto realismo pessimista. A própria Lua cheia em Escorpião vem para mostrar o que não é real e pode ser transformado. O importante é escutar seu coração e confiar que vale a pena se dedicar ao que você acredita.
Um novo momento: depois de tudo isso, teremos uma Lua nova poderosa em 19/5. No fim do mês, o Sol estará transitando no signo de Gêmeos e uma nova lunação estará se desenrolando. Se bem preparada, essa nova fase pode ser muito construtiva e produtiva. A solução que você precisa pode surgir, e a chave para isso estará na forma como você se comunica e nas suas relações do dia a dia. A temporada de Gêmeos vem para consolidar tudo aquilo que te traz mais segurança, estabilidade e previsibilidade. É por isso que vale a pena saber o que você quer e ter paciência, pois tudo vai se organizar na hora certa e no lugar certo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes