Eclipse e Mercúrio retrógrado: o céu está um agito só!

No dia 19 de abril, ocorre o eclipse da Lua nova em Áries e, no dia 21, é a vez do Mercúrio retrógrado em Touro. Saiba o que significam e como lidar com esses movimentos astrológicos.


Eclipse da Lua nova e Mercúrio retrógrado



Tempos agitados na zodíaco! Estamos vivendo uma sequência de fortes trânsitos astrológicos, que estão visivelmente mudando o mundo e nos forçando a olhar para questões que estavámos silenciosamente ignorando e, às vezes, nem percebendo mais. 

Neste texto, vamos falar sobre o eclipse da Lua Nova em Áries e sobre Mercúrio retrógrado em Touro, que acontecem um após o outro, nos dias 19 e 21 de abril, respectivamente.

Retrospectiva dos últimos trânsitos astrológicos

Se observarmos o cenário como um todo, em vez de olhar para cada movimento astral como algo isolado, que estaria atrapalhando as nossas vidas, existe uma grande oportunidade de libertação e fortalecimento durante esse período. Por isso, vou começar com uma breve reflexão sobre os últimos tempos para você conseguir conectar os pontos. 

Vamos usar como ponto de partida a sequência da entrada do Sol em Áries, no dia 20 de março, que marca o Ano Novo Astrológico, e a potente primeira Lua Nova em Áries do ciclo, que aconteceu no dia 21. Em seguida, Plutão entrou em Aquário, começando um longo e intenso período de mudanças profundas nos níveis social e humanitário. 

Em outras palavras, depois de um período de reflexão interior, ou até de incômodos oriundos de questões inconscientes, que sequer conseguíamos entender com a razão, chegou a hora de acordar e ir à luta. 

As passagens por Áries, então, inauguraram a temática do presente: a nossa força como indivíduo, nossa coragem, nossa capacidade de resolver os assuntos, nossa força de sobrevivência (na verdade, podemos voltar até a entrada de Júpiter em Áries no fim do ano passado. Mas, gente, é muita coisa acontecendo, então, vamos passear por aqui mesmo). 

Plutão mostra do que precisamos desapegar e, de certo modo, abrir mão, para conquistar a nossa liberdade de viver quem somos.  

Depois, no dia 11 de abril, veio a conjunção do Sol e Júpiter em Áries com muita força, e com a energia idealista e aventureira da Lua em Sagitário colocando luz nas nossas necessidades individuais, no que precisamos resolver para conseguir sair da cama, batalhar pelas nossos ideais ou até evidenciando os pontos em que estamos sendo cegos, um pouco egoístas ou viajando demais. Para os mais introvertidos, pode ter sido um dia de grandes explosões. Mas às vezes é urgente colocar os incômodos de modo sincero e reto para fora, para conseguir desbloquear os bloqueios formados no nosso caminho, mesmo sem saber como fazer isso da forma mais harmoniosa, ou libriana, possível. Depois você entenderá o que Libra tem a ver com essa história.

No início do dia 13, a Lua Minguante em Capricórnio foi assentando a poeira, colocando nossos pés no chão, auxiliando na concentração em assuntos mais estruturais de nossas vidas, só para dar um respiro. À tarde, no entanto, a Lua se uniu a Plutão em Aquário, apontando para as emoções que nos mantêm presos ao passado, na forma de inquietações. Dica: esse encontro da Lua e Plutão ocorre uma vez por mês e, com Saturno passando em Peixes nos próximos anos, vale a pena fazer um trabalho de se perdoar e perdoar os outros pelo que aconteceu no passado para poder seguir adiante, fazer algum exercício de empatia ou uma caminhada em algum lugar na natureza.

Eclipse da Lua Nova em Áries

Chegamos finalmente ao eclipse da Lua Nova em Áries, que acontece um pouco após às 22h do dia 19 de abril. É a segunda Lua Nova em Áries em seguida, e ela acontece no último grau de Áries. Temos, então, dois ciclos que começam com explosões de energia na sequência – um no comecinho de Áries e o outro no fim do signo –, realizando uma imersão total na energia ariana nos níveis físico, emocional e mental, no vísivel e invisível. Invisível, por causa da bagagem que se revelará durante a fase do eclipse para uma faxina total.  

Será, e tem sido, um trabalho de eliminar o que literalmente bloqueia o seu movimento, as travas emocionais e, agora, as ideias que alimentam essas restrições. Diga adeus às desculpinhas, aos medos que passaram do vencimento e aos freios mentais. Mas tenha paciência e amorosidade e não tenha medo da verdade. “Se joga, é só fazer”, é o que Áries diria. 

Se você tiver raiva, respire, mas não ignore o sentimento. O eclipse e a presença de Marte em Câncer podem fazer o sangue ferver, pois as emoções podem estar direcionadas à hora de agir. 

A raiva nos diz o que não aguentamos mais. Ela tem muita força e potência e pode se transformar em energia criativa, quando você foca no que você realmente quer construir a longo prazo. Segure a impaciência, o imediatismo, a reatividade e a vontade de culpar o mundo, pois você tem capacidade de resolver tudo da melhor maneira possível. Um mergulho interno te mostrará o que verdadeiramente te incomoda e o que de fato deve ser resolvido. 

Ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros é, e será, fundamental. 

Mudança de eixo dos nódulos lunares

Além de representar o início de uma fase de muita transmutação de paradigmas que restringem o nosso movimento, temos o começo da transição de eclipses para o eixo Áries-Libra, que até então estava no eixo Touro-Escorpião. O mesmo ocorrerá com os nódulos lunares, que farão a mudança do eixo Touro-Escorpião para Áries-Libra em julho. 

Sempre que vivemos a energia de um signo em evidência, acabamos lidando com qualidades do seu signo complementar. Tem sido assim desde que entramos nessa fase de energia superariana. Por isso comentei sobre a energia libriana no início do texto. E isso ficará mais evidente durante essa fase dos nódulos lunares no eixo Áries-Libra, que vai até 2025.

Você perceberá que está tudo constantemente revelando a temática do equilíbrio entre o eu e o outro. Estará vivendo os bons frutos das suas habilidades nesse sentido, mas também os desafios trazidos por seus padrões repetitivos nesse setor, que pedem harmonização. 

Exemplos de questões para essa fase podem ser: 

Qual é a minha opinião sobre algo, independentemente do que os outros pensam sobre isso?
Quando é o momento de batalhar pelo que eu quero, sem dar ouvidos aos outros?
Como considerar o outro em minhas conquistas?
Como participar das parcerias e relacionamentos humanos sem me perder no processo?
O que preciso equilibrar e trabalhar nos padrões que se repetem nas minhas relações?
Onde estou sendo egoísta demais?
O que estou postergando por esperar ajuda dos outros? O que devo resolver sozinho?
Como posso contar com o outro para conseguir superar o que não consigo sozinho?

Fique atento, pois você poderá ter insights criativos no dia seguinte ao eclipse. No dia 20, o Sol entra em Touro, o signo que gosta de colocar a mão na massa e tem paciência para seguir um passo de cada vez sem desistir. Ele estará formando quadratura com Plutão, ou seja, não será a energia de um construtor comum, mas de um disruptor que quer mais é que tudo mude para melhor.

Além dessa força toda, temos o encontro da Lua, Mercúrio e Urano em Touro, dando uma luz, um momento de sacadas rápidas, que podem te ajudar a pensar em soluções nunca antes pensadas. Daquelas obviedades que fazem total sentido. “Como não pensei nisso antes?” Se você se sentir um pouco travado, ou se encontrar num beco sem saída, relaxe, mantenha a calma, que o insight vem. 

Quem tem medo do Mercúrio retrógrado?

Mas não é só isso. Para finalizar temos ainda Mercúrio retrógrado. 

Nunca imaginei que fosse escrever sobre Mercúrio retrógrado como um final feliz para uma história, mas cá estou, empolgada por poder dar as seguintes notícias para você. 

No dia após o eclipse, dia 21, temos o começo do período de Mercúrio retrógrado, que vai até dia 14 de maio. Assuntos serão repensados, principalmente ligados ao seu dinheiro, sua forma de conseguir seus recursos, o seu senso de valor, a noção do que você pode oferecer no seu trabalho ou em seu leque de serviços, por exemplo. Planos que você tinha para o futuro repentinamente podem mudar, pois Mercúrio estava se aproximando de Urano antes de sua retrogradação. Talvez você tenha novas ideias de trabalhos que você gostaria de fazer, novas fontes de renda ou até o começo de uma transição para outra função. 

E tudo isso é bom, afinal, Plutão está passando por Aquário, pedindo mudanças; Urano está em Touro, exigindo liberdade num nível concreto e material; Júpiter está em Áries, mostrando como a vida pode ser maior quando temos coragem de ser quem somos; e Saturno e Netuno em Peixes nos conectam ao nosso sentido maior, com o que a nossa alma quer viver e realizar nesta vida. Não é hora de ficar preso às mesmas ideias, na mesma personalidade da época do colégio, nas idealizações das nossas experiências do presente, ou nas mesmas expectativas do futuro. 

Para deixar tudo ainda mais mágico, o encontro de Vênus e Lua em Gêmeos, no dia 23, poderá ser fonte de inspiração novamente: um momento em que você se recordará de algumas paixões ou atividades que trazem alegria para você. Quem sabe você pode unir essas ideias ao seu dia a dia, ou até ao seu trabalho, como uma fonte de renda. 

A curiosidade e abertura para o diferente são suas melhores amigas nessa hora. 

Kiron em Áries formará um sextil com esses planetas, indicando que tomar coragem para criar uma realidade mais feliz pode trazer muitas curas para a sua vida.

Portanto, use esse período de reflexão para seguir a sua curiosidade e viver a cada dia de forma mais livre e com leveza. 

Para reforçar esse período de revisão para renovar, o Sol estará em conjunção com Urano no dia 9 de maio, um encontro que acontecerá novamente só no ano que vem. É um dia em que a vida mostra como a libertação pode ser boa, como o novo não precisa ser uma ameaça e, sim, algo que realmente torna a nossa experiência na Terra algo que vale a pena de se viver. A Lua em Capricórnio forma um trígono com Mercúrio retrógrado, dando um suporte, mostrando caminhos reais para reorganizar nossa vida nesse sentido. 

Um pouco antes do fim da retrogradação, podemos ter um momento meio tenso, sim, com a união de Lua e Plutão em Aquário formando quadratura com Mercúrio retrógrado, para dar aquela faxina final antes do movimento direto. 

Você enxergará um sentido por trás dessa fase quando a Lua se encontrar com Netuno em Peixes, formando um sextil com o Sol em Touro, no dia em que Mercúrio entra em movimento direto, como mais um momento de inspiração. Sentar para fazer uma meditação, entrar na vibração de paz interior ou simplesmente confiar na sua intuição nesse dia são exercícios que podem nos abrir para uma nova fase se manifestar em nossas vidas, sem medo, só flow.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes