6 para aproveitar o final de ano em Paris

Tomar um vinho no balcão ou degustar caviar? Nossa correspondente em Paris indica programas para todos os estilos!


cadernos dezembro
Arte: Barbara Marcantonio



É hora de agitar o nosso final de ano em Paris! Fiz uma seleção de lugares deliciosos para curtir bem a cidade nesta época do ano: de um bom restaurante italiano, frequentado por locais e pessoas da moda, a um discreto cantinho onde se come um bom petisco com uma taça de vinho. No Odeon, em Saint-Germain, na região do Champs Elysées e além, confira seis dicas quentes para não perder nada do agito parisiense por aqui nessa temporada de festas!

Espero que gostem!

Italianíssimo e cool 

IMG 4555 2

Os risotos do Localino são deliciosos. Foto: Divulgação

O Localino é desses lugares onde só vão insiders. Cardápio pequeno, comida italiana da melhor qualidade. Em dias de sol, é bom ficar sentado do lado de fora apreciando a calma da rua no Odéon. No dia em que eu fui lá, notei que o público que frequenta é todo bem “branché”, como se diz por aqui. Ou seja, gente ligada às artes, moda, cinema e cultura, mas sem afetação, pois é também lugar de levar crianças. Cardápio típico italiano com massas, saladas e um bolinho de carne com molho de tomate precisoso. Simples e maravilhoso. Recomendo muito. Tem que reservar, pois é concorrido.

Localino: 10, rue d’Odeon.

 

Quase ao lado…

photo0jpg

O L'avant Comptoir é daqueles lugares inesquecíveis de Paris para comer e beber no estilo boteco. Foto: Divulgação

Aí, na mesma região, quase ao lado, fica o L’avant Comptoir. O lugar é para ficar em pé no balcão ou em apoios colocados na parede. Os petiscos são ótimos e é possível tomar vinho em taça, coisa prática para quem não quer se sentar à mesa para fazer um happy hour tradicional; mas curte um petisco e uma bebidinha, algo informal. Eu amo esse lugar por vários motivos: um deles é que conheço e frequento há uns 20 anos e, apesar de ser conhecido por turistas, não perde sua característica local. Vá e me conte.

L’avant comptoir: 3, carrefour de l’Odeon.

Leia também:
7 lugares tradicionais em Paris para amar

Aux prés Paris

Aux Pres Cyril Lignac Paris France 2021 ©Yann Deret 8563

O Aux Prés, do chef Vyril Lignac, fica na lista dos restaurantes intimistas da cidade. Foto: Divulgação

Não muito longe dali fica também o Au Prés, do chef Cyril Lignac. Sou apaixonada pelos doces de Lignac e, inclusive, já falei dele por aqui. Esse é o restaurante desse chef, um lugar supercharmoso numa rua idem, ideal para uma saída com um amigo, amiga, namorada, namorado, amor, enfim. Tipo de endereço que vale ir ao menos uma vez para conhecer, tanto pelo trabalho do chef como pela localização, uma pacata rua de Saint-Germain.  É possível passar o jantar de Réveillon lá! O menu custa 130 euros.

Aux Prés Paris: 27, rue du Dragon.

 

Maison du Caviar 

PDT grillee2

Batata com caviar, um clássico da Maison do Caviar. Foto: Instagram / @flawleger

Um dos lugares mais emblemáticos de Paris, a Maison du Caviar é para ir ao menos uma vez na vida e se deliciar com a decoração, os diferentes tipos de caviar, os drinks, a vodka e as combinações possíveis de serem feitas com a iguaria. Fundada em 1956, o lugar é conhecido pela nata da nata do mundo, como atrizes, sheiks e toda uma high society parisiense. Pertence hoje à dupla Gilbert e Thierry Costes, que pelo sobrenome a gente sabe da excelência em restauração francesa. Eu amo a “simplicidade” da batata com caviar e uma boa dose de vodka para acompanhar a refeição. Um arraso.

La maison du caviar: 21, rue Quentin Bauchart.

Leia também:
O que é caviar: tire 10 dúvidas sobre a iguaria

Para badalar forte 

IMG 4558

O De Flower é uma das boates da noite parisiense que ferve no inverno por aqui. Foto: Divulgação

Amor, se você gosta de festa, badalo e calorão, mesmo no alto inverno parisiense, tem que ir no De Flower! Boate das mais badaladas por aqui, frequentado por famosas estadunidenses, o De Flower faz parte do grupo Paris Society e tem justamente a proposta de um clima americano na decoração e no serviço. É boate e bar, abre das 23h30 até as 5 da manhã e, se por acaso você estiver aqui na virada do ano, pode fazer um pit stop no raiar de 2026 por lá!

Deflower: 23, rue de Ponthieu.

 

Flo de Paris 

IMG 4480

final de ano em Paris

Florence é a dona da boutique Flo de Paris e responsável pela curadoria apurada da loja. Foto: Ana Garmendia

Ao passar em frente a Flo de Paris, a magia das vitrines me chamou a atenção. Pequenos objetos como bonecos de pano em miniatura, uma bola giratória brilhante e mais um emaranhado de detalhes que fazem desse cantinho algo quase mágico. Entrei e dei de cara com a sorridente Florence, a proprietária e curadora dessa loja que vende acessórios, bijuterias de artesãos franceses, portugueses e japoneses. “Se você quer encontrar algo realmente diferente, tem que passar por aqui”, conta Flo, ao mostrar os lindos anéis máscaras criados pelo amigo Mahe. No Flo de Paris tem muita coisa linda, como o trabalho de Bruno da Rocha e Miyuki Gignoux. Vá com tempo.

Flo de Paris: 8, rue Monsieur de France.

Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 18 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.

Leia também:
6 lugares para curtir o outono em Paris

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes