Guilherme Wentz muda de endereço, expande loja e abre nova fase de marca de design

Designer gaúcho Guilherme Wentz lança linha de mobiliário com pedra e madeira e amplia cartela de customização.


Guilherme Wentz
Guilherme Wentz abre novo showroom em São Paulo. Ao centro, mesa de jantar Escora. Foto: Fran Parente / Divulgação



Foi em 2019 quando o designer Guilherme Wentz abriu a sua primeira loja. Tratava-se de um espaço de 160 m², situado na Rua Peixoto Gomide, nos Jardins, em São Paulo. Ali, expôs seu estilo focado na simplicidade, com paleta de cores enxuta. Nos últimos anos, a marca atingiu outros estados e alcançou clientes nos Emirados Árabes, Estados Unidos e na Argentina. Agora, encara uma consolidação, com a abertura na última quarta (3.12) de uma galeria de 300 m² na Rua Estados Unidos.

Guilherme Wentz

Na foto, mesa nova Encaixe. Foto: Fran Parente / Divulgação

“A gente deixa de ser uma startup e vai para a cena oficial de decoração em São Paulo, na Rua Estados Unidos, na esquina com a Gabriel (Alameda Gabriel Monteiro da Silva). Começa a atender essas casas maiores, não ser apenas a marca jovem experimental”, disse. 

LEIA TAMBÉM: FENDI NA DESIGN MIAMI: MARCA CELEBRA CENTENÁRIO COM MOSTRA DE MOBILIÁRIO

Guilherme Wentz

Totem e armário Encaixe. Foto: Fran Parente / Divulgação

Aos 38 anos, Wentz é uma referência nacional de design conciso. Ele explica essa preferência pelo mínimo  a partir do seu interesse pelo surfe, quase 20 anos atrás, enquanto ainda estudava Administração em Caxias do Sul (RS). “Mas também muito por ficar ali acampado, ficar em casa de pescador. E ter essa relação diferente com a natureza e com a simplicidade”, disse.

Guilherme Wentz

Vista do segundo piso do novo showroom. Foto: Fran Parente / Divulgação


Conta ter visitado recentemente a casa do artista minimalista estadunidense Donald Judd (1928 – 1994), em Nova York, e admirado seu quarto com apenas uma cama, cercado por poucos objetos e obras de arte. “Conseguir viver com essa redução proposital eu acho muito bonito, é uma coisa que me interessa.”

LEIA TAMBÉM: VERNIZ SP E YOHANNAH DE OLIVEIRA CRIAM MÓVEIS COM ESCULTURAS EM CERÂMICA

Não poderia ser diferente, portanto, a forma como ele desenvolveu a sua loja-galeria. O showroom lembra um galpão, tem paredes texturizadas, off-white, e algumas peças distribuídas pelos dois andares com folga. Ali, já é possível ver a sua mais nova coleção, Essencial, com mesas, console, aparador, armário e totens.

Guilherme Wentz

Detalhes da loja-galeria, que vende também luminárias e objetos. Foto: Fran Parente / Divulgação

“Os materiais principais são pedra e madeira”, disse. “Tem duas coisas que me inspiram, que eu tento colocar na marca. Uma é esse rigor de um estilo de vida muito curado e limitado ao essencial, e também trazer informações da natureza para dentro de casa.”

Entre as peças, há a mesa Caixa, feita em pedra, com textura natural e detalhes em inox nas arestas, que lembram grampos. Há ainda o totem Encaixe, com chapas de madeira que formam uma caixa retangular.

“É um dos produtos mais simbólicos da coleção, porque você parte do princípio de que vai ter alguma coisa em cima dele que é mais importante. Acho que essa coleção é muito sobre isso, essas peças quase arquitetônicas, que vão fazer parte do ambiente sem serem as protagonistas.”

Guilherme Wentz

Foto: Fran Parente / Divulgação

Lá também é possível ver a nova mesa de jantar Escora, numa versão de 3 metros, que pode ser feita em diferentes tamanhos e tipos de pedras – outra novidade da Wentz, que ampliou as possibilidades de customização.

 “Como são formas geométricas puras, a gente tem um desdobramento muito grande de dimensões e acabamentos”, disse. “A ideia é poder, com isso, não só aumentar o vocabulário da marca e criar essas peças de base, mas também atender projetos de escala maior.”

Guilherme Wentz

Foto: Fran Parente / Divulgação

“Essa coleção é madura para mim no sentido de que ela não quer provar nenhum ponto”, disse. “É uma tentativa de não tentar reinventar a roda e de buscar melhorar a proporção, construção, uma forma mais sutil de fazer design, que representa um novo capítulo para mim. Pelo menos é onde eu quero estar. Por enquanto. Talvez eu mude de ideia daqui a um ano.” 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes